A crítica Zizekiana à cultura contempor'nea

Dialektiké 2 (2):38-58 (2015)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste presente trabalho, mostraremos como a impossibilidade de trabalhar com a ideia de “desalienação” que promove a conscientização “sistemática” do que está escondido atrás das aparências enganosas, como pensou a Escola de Frankfurt, explicaria os fenômenos atuais que reconhecemos como razão cínica. Ao contrário da concepção de muitos críticos da ideologia, não lidamos mais com a lógica que anima o famoso comentário de Marx no Capital: “eles não o sabem mas o fazem”, mas com um tipo de lógica da socialização em que “os sujeitos sabem muito bem, mas o fazem assim mesmo”. Assim como a Teoria Crítica, Žižek também se empenha em uma análise do funcionamento das formas políticas totalitárias, mas por meio desse conceito, pois para o filósofo tais formas totalitárias são a expressão encarnada da servidão voluntária. Com a aliança entre psicanálise e tradição dialética, Žižek encontrou uma forma de fazer uma crítica tal estrutura de racionalidade que encontramos na contemporaneidade, isto é, uma crítica à razão cínica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,592

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Slavoj Žižek. Verdad y emancipación en la era postmetafísica.César Rendueles - 2014 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 47:259-280.
El sublime objeto del derecho moderno: un jurista llamado slavoj zizek.Daniel Florez - 2011 - International Journal of Žižek Studies 5 (4).
Mutações na prática crítica.Fábio Akcelrud Durão - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1).

Analytics

Added to PP
2019-05-18

Downloads
5 (#1,533,504)

6 months
3 (#967,057)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Ana Carolina Silva
Universidade Federal de Pernambuco

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references