Mutações na prática crítica

Philósophos - Revista de Filosofia 10 (1) (2005)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente texto investiga recentes modificações na prática da crítica filosófica. Em sua parte inicial, delineia rapidamente as principais determinações do conceito de crítica, bem como estabelece a ligação entre crítica e crise. Isto é seguido por uma descrição da prática crítica de T.W. Adorno, na qual são apontadas: a) a valorização da leitura micrológica em um contexto de precarização do conceito de totalidade; b) a problematização de uma linearidade temporal por meio da imbricação entre história e natureza; c) a crescente opacidade da linguagem filosófica diante da proximidade de seu objeto. A última parte do texto volta-se para desenvolvimentos recentes da crítica que acentuam as transformações introduzidas por Adorno. Em Derrida, há autonomização do detalhe; em Slavoj Zizek perde-se a diferenciação entre objeto e instrumento de análise; em Deleuze e Guattari, ocorre a dissipação da distância hermenêutica

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,139

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Transformación hermenéutica de Kant.Jesús Conill Sancho - 2005 - Revista Portuguesa de Filosofia 61 (3):799-817.
Refúgio da liberdade: sobre o conceito de filosofia em Theodor Adorno.Rosalvo Schütz - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):32-52.
Pasado y presente de la teoría crítica. Tres vertientes de reflexión para la crítica en el presente.Gustavo Leyva Martínez - 2005 - In Gustavo Leyva & Víctor Alarcón (eds.), La Teoría Crítica y Las Tareas Actuales de la Crítica. Universidad Autónoma Metropolitana, Unidad Iztapalapa, División de Ciencias Sociales y Humanidades.
Por que a responsabilidade? - Why responsibility?André Brayner de Farias - 2012 - Conjectura: Filosofia E Educação 17 (1):187-198.

Analytics

Added to PP
2013-12-01

Downloads
33 (#447,419)

6 months
10 (#187,567)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references