A Experiência Estética na Perspectiva Naturalista

Revista Opinião Filosófica 4 (1) (2013)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo analisa algumas questões da neuroestética e suas relações com as reflexões históricas sobre a base biológica da experiência estética. A constatação dos vínculos entre biologia e estética não é novidade do mundo tecnológico, pois os gregos já pensavam a esse respeito, como é o caso da teoria naturalista de Aristóteles. O sentido da visão é compreendido enquanto meio produtor de conhecimento e intelecto visual. A neuroestética estabelece um diálogo entre tradição e inovação ao compreender as artes visuais como um subproduto da função evolutiva cerebral revalorizando-a no contexto da pesquisa científica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,127

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Na base do farol, não há luz: cultura, educação e liberdade.Mauro Maldonato - 2016 - São Paulo, SP, Brasil: Edições SESC. Edited by Danilo Santos de Miranda & Federico Carotti.
A obra de Kierkegaard e seu lugar na história da filosofia moderna.Rodrigo Dantas - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):102-124.
A experiência estética como uma expressão da Alteridade do não idêntico.Renata Guadagnin - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e38976.

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
0

6 months
0

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

The Sense of Order: A Study in the Psychology of Decorative Art.John M. Kennedy - 1980 - Journal of Aesthetics and Art Criticism 38 (4):453-457.

Add more references