Amor para corajosos

São Paulo, SP: Planeta (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O poeta Vinícius de Moraes ensinava a amar "porque não há nada melhor para a saúde que um amor correspondido". Se não há nada mais importante do que amar, pensar o amor em suas diversas formas e vínculos é fundamental. Em Amor para corajosos, o filósofo Luiz Felipe Pondé conduz o leitor por um passeio sobre o tema. Não se trata de um manual para amar melhor ou um estudo acadêmico. Na sua tradicional prosa ao mesmo tempo provocativa e elucidativa, Pondé escreve uma série de ensaios que podem ser lidos aleatoriamente ou na ordem sugerida. Ele parte de uma diferença filosófica entre o que seria um "amor kantiano" - que busca estabilidade e respeito - e um "amor nietzschiano" - aquele da paixão avassaladora. O foco principal é o amor romântico chamado pelos medievais de "doença da alma". Pondé usa a filosofia, as ciências sociais e a cultura para analisar questões eternas e outras mais contemporâneas. O amor pode conviver com rotinas? O amor tem cura? É ético abrir mão do amor em nome de obrigações familiares? Como saber se você é um canalha ou uma vagabunda? É possível confiar numa mulher? Como curar a atávica insegurança masculina? E quando o amor morre? Como o próprio título sugere, Amor para corajosos - Reflexões proibidas para menores vai instigar o leitor ao exercício do amor. Afinal, segundo o próprio Pondé, o amor é uma experiência prática, jamais teórica. "Se você nunca entendeu a razão de a literatura estar cheia de exemplos de pessoas que "morrem de amor", nenhuma teoria do amor vai salvá-lo do vazio que é nunca ter sofrido de amor".

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,853

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Amor Fati as Practice: How to Love Fate.Guy Elgat - 2016 - Southern Journal of Philosophy 54 (2):174-188.
Amo, luego existo: los filósofos y el amor.Manuel Cruz - 2010 - Pozuelo de Alarcón: Espasa.
Nietzsche and Amor Fati.Béatrice Han-Pile - 2011 - European Journal of Philosophy 19 (2):224-261.
Binomio narcisismo-alteridad en la relación amorosa.Fuensanta Cerezo Ramírez - 2010 - Critica: La Reflexion Calmada Desenreda Nudos 60 (966):34-38.
O Amor de deus, a liturgia E o mundo atual.Rafael Ferreira da Silva - 2018 - Revista de Teologia 11 (20):157-169.
The Enigma of Spinoza's Amor Dei Intellectualis.Yitzhak Melamed - 2019 - In Noa Naaman (ed.), Descartes and Spinoza on the Passions. Cambridge University Press. pp. 222-238.

Analytics

Added to PP
2022-12-08

Downloads
13 (#1,035,489)

6 months
8 (#359,856)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references