Din'micas adaptativas de arte ambiental em contexto erosivo / Adaptive dynamics of environmental art in an erosive context

Resistances. Journal of the Philosophy of History 1 (2):109-120 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A CasaDuna – Centro de arte, pesquisa e memória de Atafona é uma residência de arte sediada na praia de Atafona localizada no município de São João da Barra, litoral norte do estado do Rio de Janeiro. A região, próxima ao delta do rio Paraíba do Sul, sofre há mais de cinquenta anos um intenso processo de erosão costeira. Pretendemos expor relatos de uma experiência interdisciplinar a partir de uma metodologia de pesquisa-ação, em produções de arte contemporânea que operem com o agenciamento contextual. Defendemos que existe uma dimensão ética, estética e política ao se propor a trabalhar com o ambiente, principalmente no que concerne à possibilidade de desenvolver ações que afetem imaginários e epistemologias na relação com o território. Esses serão apontamentos sobre o desenvolvimento de um trabalho de mediação pedagógica e curadoria em uma residência artística com arte ambiental em um contexto erosivo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,475

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Para una lectura crítica de la filosofía del arte de Arthur C. Danto.José Ramón Fabelo Corzo - 2012 - In José Ramón Fabelo-Corzo & Berenize Galicia Isasmendi (eds.), La estética y el arte más allá de la academia. Puebla, Pue., México: Colección L a Fuente, BUAP. pp. 73-89.
Os sentidos da arte estrangeira no Brasil: exposições de arte no contexto da II Guerra Mundial.Paulo Knauss - 2008 - In Reis Filho, Daniel Aarão & Denis Rolland (eds.), Modernidades alternativas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: FGV Editora. pp. 207.
A arte sacra e a liturgia.Gabriel Frade - 2012 - Revista de Cultura Teológica 80:53-60.
La estética y el arte a debate (II).José Ramón Fabelo-Corzo & Mariana Romero Bello (eds.) - 2018 - Puebla, Pue., México: Colección La Fuente, BUAP.

Analytics

Added to PP
2021-01-21

Downloads
4 (#1,615,905)

6 months
1 (#1,479,630)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?