Sufismo e taoísmo: do xamanismo à formulação filosófica

Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 10 (2):05 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Em sua obra Sufismo e Taoísmo, Toshihiko Izutsu aponta o paralelismo existente entre estas duas correntes aparentemente díspares. Um ponto fulcral no qual se apoia o estudo comparativo de Izutsu é a origem xamânica dos dois movimentos sapienciais. Tomando como correta esta raiz apontada por Izutsu, pretendemos discutir neste artigo como estas “experiências xamânicas” podem ter dado origem a filosofias tão sofisticadas e elaboradas. Isso será realizado através do questionamento da localização destes dois fenômenos entre a filosofia e a religião, passando pela discussão do significado do termo Sufismo e seguindo em direção à caracterização destes como expressões de experiências que só podem ser entendidas no âmbito da mística que, sob alguns aspectos, é diferente tanto da religião quanto da filosofia.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,100

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A graça e o cômico: os "dois sentidos da vida " na estética bergsoniana.Paulo César Rodrigues - 2016 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 4 (2):5-22.
Filosofia da religião em Kierkegaard depois do anúncio da morte de Deus.Jonas Roos - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):43-53.
La armonía entre la filosofía y el sufismo: Sohravardi.Josep Puig Montada - 2001 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 18:15.

Analytics

Added to PP
2019-09-06

Downloads
20 (#769,125)

6 months
7 (#433,721)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references