Deveres com respeito à natureza enquanto deveres indiretos para os seres humanos em Kant

Revista Opinião Filosófica 3 (1) (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Uma das muitas críticas que se faz à moral kantiana é o fato de se referir e se destinar exclusivamente aos seres humanos e não à natureza como um todo, o fato de ter excluído os demais seres do âmbito das relações morais, ou por ser uma moral antropocêntrica. Disso poderia se depreender como consequência que os seres humanos poderiam ser eximidos da responsabilidade por suas ações em relação à natureza e ao universo. Porém, no século XVIII, a época de Kant, a questão ambiental não era uma preocupação e nem um problema filosófico propriamente, diferentemente dos dias atuais nos quais há risco iminente de destruição do planeta, em decorrência da ação humana. Em vista disso, nossas ações em relação à natureza têm de ser problematizadas na Filosofia Moral. Como então tentar conciliar a moral antropocêntrica kantiana e a necessidade atual de incluir a natureza como um modo em nosso âmbito das relações morais? Terá ele algo a dizer a esse respeito? É o intento deste texto esboçar uma possível conexão entre a Filosofia Moral Kantiana e o meio ambiente. Para tanto, analisar-se-á algumas passagens em que Kant se refere aos seres irracionais e à natureza em geral, ou aos deveres para com a natureza e deveres com respeito à natureza, por suas palavras, na obra Doutrina da virtude.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,423

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O dever indireto de promover a felicidade pessoal em Kant.Édison Martinho Difante - 2011 - Conjectura: Filosofia E Educação 16 (3):118-130.
Os princípios de aplicação da metafísica dos costumes de Kant.Mario Andrés Klaudat - 2010 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 9 (1):77-87.
Como são possíveis deveres de virtude em Kant?Alexandre Hahn - 2006 - Trans/Form/Ação 29 (2):115-121.
Beast and man: the roots of human nature. [REVIEW]Regina Andres Rebollo - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (1):185-201.
Natureza humana e fundamento da ação moral em Kant.Adamo Perrucci - 2016 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 4 (2):67-78.
A Fundamentação Dos Direitos Humanos Entre Natureza E Contrato.André da Silva - 2013 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 12 (2):238-255.

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
1 (#1,891,468)

6 months
1 (#1,506,218)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations