Partidarismo e crítica literária: alguns elementos para a compreensão da “estética comunista” de Georg Lukács

Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28 (2):71-107 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo busca refletir sobre a especificidade da crítica literária desenvolvida por Georg Lukács. A literatura sempre foi um objeto privilegiado em toda sua trajetória intelectual. No entanto, há diferenças consideráveis no modo como ele a aborda, diferenças que respondem, em larga medida, a injunções políticas e históricas. Partimos de considerações mais gerais sobre a relação de Lukács com a literatura, em que se coloca o problema a respeito do papel da história como história literária e como reconciliação entre as necessidades artísticas e aquelas do desenvolvimento histórico. Em seguida, apresentamos mais detidamente alguns aspectos da “estética comunista” de Lukács. Nesse ponto, esse artigo focará na controvérsia contra o sociologismo vulgar, que marcou o desenvolvimento do pensamento estético soviético e teve um papel fundamental na constituição da crítica literária de Lukács. Alguns traços da maneira como Lukács se coloca como historiador e crítico literário aparecem claramente na sua intervenção no debate sobre o romance, um dos episódios do enfrentamento do sociologismo vulgar, que será comentado ao final.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,612

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Triunfo do realismo: o que é isso?Paula Alves Martins de Araújo - 2020 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 26 (1):64-84.
Estudos sobre a Crítica Literária de Benedito Nunes e sua itiner'ncia intelectual em Belém do Pará.Geovane Silva Belo - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5):151.
Sobre “O ideal e a ideologia” em Para a ontologia do ser social de G. Lukács: novos comentários sobre o tema.Ester Vaisman - 2023 - Verinotio – Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas 28 (2):259-287.
Teoria da Literatura: filósofos versus téoricos.André Barbosa de Macedo - 2017 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 4 (4):308-319.

Analytics

Added to PP
2024-01-17

Downloads
5 (#847,061)

6 months
5 (#1,552,255)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references