A Favela Brasileira e o Gueto Sul-africano: a arquitetura da exclusão como forma de manifestação da identidade e da resistência em contextos pós-coloniais

IF-Sophia 6 (20) (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A estereotipação atrelada aos moradores das favelas brasileiras e dos guetos sul-africanos está relacionada ao processo de segregação sociocultural e étnico perpetrado pelo colonialismo, que incorreu em uma organização particular desses espaços. Essa organização aconteceu na parte estrutural, caracterizando tipos de construções sintomáticas dos efeitos da ação discriminatória existente nas sociedades modernas. Essa arquitetura da exclusão configura-se um incômodo para muitos moradores das cidades formais que a veem como mácula em seu projeto urbanístico desenvolvimentista; ainda que se apresente como reduto de empoderamento para seus moradores. Este trabalho pretendeu mostrar, por meio de uma abordagem pautada na revisão bibliográfica, como se constituem as estruturas físicas das favelas brasileiras e dos guetos sul-africanos, caracterizando a arquitetura da exclusão. Buscou também evidenciar como tais habitações caracterizam-se como manifestações da identidade de seus moradores à constante tentativa de apagamento e minimização de sua presença e participação social.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,590

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Gadamer e a experiência hermenêutica da arquitetura.Gustavo Silvano Batista - 2020 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (2):e37243.

Analytics

Added to PP
2021-06-24

Downloads
10 (#395,257)

6 months
10 (#1,198,792)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references