Operações de estabilização e prolongamento dos conflitos armados: estudo de caso do retorno do M23 na República Democrática do Congo

Araucaria 26 (55) (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Neste artigo, discutiremos os limites do modelo de estabilização empregado nas operações da Organização das Nações Unidas para construção da paz de longo prazo. Nosso argumento é que a estratégia política da estabilização, por ser baseada no uso robusto da força para combater grupos armados e apoiar governos no restabelecimento da autoridade estatal, acaba perdendo de vista os esforços de resolução dos conflitos, o que, no limite, contribui para o prolongamento da violência. Metodologicamente, o artigo se baseia no estudo do caso do combate ao grupo armado M23 pela MONUSCO na RDC, por meio da análise de dados e documentos que nos permitam avaliar dois aspectos principais: (i) os níveis de violência armada; e (ii) a condução de um processo político de resolução do conflito.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,435

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La República Popular Democrática de Corea, nueva potencia nuclear aliada de la República Popular China.[author unknown] - 2006 - El Catoblepas: Revista Crítica Del Presente.
Realismo político e conflitos.Carlos Nunes Guimarães - 2015 - Griot : Revista de Filosofia 12 (2):13-31.
Violência conjugal: um estudo de caso.Leanira Kesseli Carrasco - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:21-30.
Morte e vida democrática.José Antonio Callegari - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):32-50.
Retorno a caso.Raúl Cardiel Reyes - 1986 - México: Universidad Nacional Autónoma de México, Facultad de Filosofía y Letras.

Analytics

Added to PP
2024-02-06

Downloads
14 (#977,204)

6 months
14 (#172,725)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references