Results for 'Educação'

1000+ found
Order:
  1.  6
    Editorial inaugural de Educação e Filosofia.Educação E. Filosofia - 2008 - Educação E Filosofia 1 (1):3.
    REVISTA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA é uma publicação semestral do Departamento de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia. Este número é o primeiro fruto de um sonho antigo e de um inconformismo com a falta de um veículo como este, entre nós. Pretendemos incentivar e divulgar trabalhos de natureza interdisciplinar nas áreas de Educação e Filosofia. Mas, se a Revista vier a ter uma linha preferencial — e isto depende muito mais dos nossos colaboradores, que da direção — essa (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Brasileira: Reforma do estado E mudança na produção.Novas Faces da Educação Superior - 1999 - Quaestio: Revista de Estudos de Educaç̧ão 1 (2):93.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O Educador, vida e morte: escritos sobre uma espécie em perigo.Carlos Rodrigues Brandão & Encontro Nacional de Supervisores de Educação (eds.) - 1982 - Rio de Janeiro, RJ: Graal.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Mímesis e Razão Comunicativa, Editora da Univer.Amarildo Luiz Trevisan & Filosofia da Educação - 2002 - Utopía y Praxis Latinoamericana 7 (17):137-140.
  5.  10
    Entrevista com FILIPE CEPPAS - Atual coordenador do Grupo de Trabalho Filosofar e Ensinar a Filosofar da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF-Brasil).Revista Sul-Americana de Filosofia E. Educação Resafe - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 13:109-114.
    O Grupo de Trabalho Filosofar e Ensinar a Filosofar da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) surgiu em 2006 e vem se consolidando através de reuniões anuais, publicações, circulação de informações e debates em sua lista eletrônica. Nesta entrevista conferida à RESAFE, Filipe Ceppas, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), colaborador do Programa de Pós-graduação da Universidade Gama Filho (UGF) e atual coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar, descreve alguns dos principais desafios do ensino (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. Educação em ciência, tecnologia e sociedade para as engenharias : obstáculos e propostas.Laís Fraga, Henrique T. Novaes & Renato Dagnino - 2010 - In Renato Dagnino & Rafael de Brito Dias (eds.), Estudos sociais da ciência e tecnologia & política de ciência e tecnologia: alternativas para uma nova América Latina. [Campinas, Brazil]: GAPI Unicamp.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  3
    Educação Escolar No Sistema Prisional Contempor'neo.Reinaldo Oliveira Menezes & Joana D'Arc Oris da Silva - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28 (28):123-133.
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a educação escolar no sistema prisional contemporâneo. Destacando os marcos legais e documentos oficiais que expressam e orientam o direito à educação nestes espaços não formais. Pensar a educação neste contexto é destacar a importância da educação para o processo transformador do ser humano, ou seja, a educação tem a função de promover a reintegração social do sujeito em situação de privação de liberdade. Para o desenvolvimento deste (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  10
    Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial.Celso Candido de Azambuja & Gabriel Ferreira da Silva - 2024 - Filosofia Unisinos 25 (1):1-16.
    O artigo aborda os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na educação, enfatizando a necessidade de repensar as estratégias pedagógicas nas universidades. Explora as transformações trazidas pela IA incluindo a automação e o potencial de personalização do ensino. Argumenta que as universidades devem se adaptar para formar profissionais capazes de trabalhar com a IA valorizando habilidades como criatividade, pensamento crítico e competências éticas. O texto também discute o papel dos professores na era da IA sugerindo que devem se concentrar mais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  2
    Educação a Dist'ncia - Volume Um.Querte Conzi Teresinha Melhecke - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9 (9):166.
    Esta coletânea, reúne diversas contribuições, instigando o leitor a refletir sobre os estudos desenvolvidos e aplicados na educação a distância, apresentando pesquisas realizadas sobre a temática, os quais contribuem de forma efetiva para fins pedagógicos, trazendo consigo diferentes contextos e novas necessidades do uso das tecnologias digitais, com aprimoramento das metodologias no processo de ensino e aprendizagem. As tecnologias digitais evoluem rapidamente e para acompanhar e fazer uso das mesmas na educação a distância, se fez necessário movimentos nas (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  8
    Educação, diversidade e respeito à identidade cultural.Rosinalda Olaséní Corrêa da Silva Simoni - 2021 - Odeere 6 (1):163-182.
    A presente proposta tem como objetivo dialogar sobre o papel social da religião e sua relação com o desrespeito à alteridade no espaço escolar. Partindo do conceito de Lévinas sobre alteridade, buscar-se-á analisar a relação conflituosa existente entre alunos adeptos de religiões de matriz africana e alunos que professam outra religião, buscando assim refletir para sobre o papel do professor nesses casos. Discussões como estas se fazem necessárias, pois buscam meios para amenizar esses conflitos; para isso, fundamenta-se em pensadores que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    A educação das relações étnico-raciais no currículo praticado em uma escola no campo.Benedito Eugenio & Catiana Nery Leal - 2022 - Odeere 7 (3):167-180.
    O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as relações étnico-raciais no currículo de uma escola do campo. O objetivo foi identificar de que forma conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana são trabalhados pelos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Ciências e Artes da Escola Municipal Margarida Maria Alves, localizada na cidade de Amargosa-Ba. Para a produção dos dados, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso utilizando a entrevista semiestruturada. Os dados foram organizados segundo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12. Educação feminina: Memórias E trajetórias de mulheres/professoras do instituto de educação Régis Pacheco.Daniela Regina Souza Brito & Alfrancio Ferreira Dias - 2013 - Saberes Em Perspectiva 3 (5):117-135.
    O presente estudo objetivou analisar a questão da educação feminina, enfatizando a trajetória da mulher na ampliação das oportunidades educacionais e sociais através da profissionalização do Magistério representado pelo Instituto de Educação Régis Pacheco na cidade de Jequié/BA, verificando as transformações ideológicas e sociais que ocorreram no modelo educacional do Brasil e a relação estabelecida entre mulher/educação/curso normal, em meados do Século XIX e Século XX. Abordamos a educação feminina como experiência e prática social histórica que (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  7
    Educação e Qualificação Profissional no Contexto do Trabalho Migrante Sul-Norte.Fabiane Santana Previtali, Cílson César Fagiani & Sérgio Paulo Morais - 2022 - Educação E Filosofia 36 (78):1359-1387.
    O artigo aborda historicamente a imigração internacional no sentido dos países do Sul aos países do Norte, apresentando indicativos recentes sobre o tema, a partir da perspectiva da atual globalização econômica, na fase da divisão sociotécnica do trabalho marcada pela difusão da tecnologia digital ou Indústria 4.0. São considerados dados da EUROSTAT (2020), e relatórios da International Organization for Migration (IOM, 2020) e da World Migration Report (2019). Os referenciais teóricos remetem ao materialismo histórico-dialético, centrando-se na relação entre expropriação e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Da Educação enquanto Afirmação da Vida entre a Arte e a Filosofia segundo Nietzsche no Filme “Sociedade dos Poetas Mortos”.Luiz Carlos Mariano Da Rosa - 2022 - Griot 22 (2):121-138.
    Baseado no filme “Sociedade dos Poetas Mortos” (1989), o artigo assinala o caos instaurado no âmbito da escola tradicional norte-americana Welton através do trabalho do professor John Keating na instauração de novos métodos de ensino e aprendizagem para a literatura, na medida em que tende a fomentar o questionamento acerca do sentido e do valor da vida e o cultivo de si como possibilidade de produção de um conteúdo novo e extemporâneo e o conhecimento enquanto afirmação das forças da vida. (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Televisão, Educação e Religiosidade: Experiências No Campo Do Ensino Religioso e da Sociologia.Taciana Brasil & Paulo Vinícius Faria Pereira - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:240-251.
    O programa Se Liga na Educação foi uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, para atendimento dos estudantes da rede estadual durante a pandemia. Após o término do isolamento social, o programa continuou sendo exibido em televisão aberta e através da internet. Este trabalho apresenta relatos de experiência docente nos conteúdos Ensino Religioso e Sociologia, enfatizando os desafios e potenciais de trabalhar questões relacionadas à religião e religiosidade em condições de ampla exibição. Concluímos que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    Educaçaõ patrimonial: promovendo o desenvolvimento regional a partir do patrimônio cultural.Clarisse Ismério - 2015 - Ágora – Revista de História e Geografia 17 (2):24.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  9
    Educaçaõ patrimonial: promovendo o desenvolvimento regional a partir do patrimônio cultural.Clarisse Ismério - 2016 - Ágora – Revista de História e Geografia 17 (2):24.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18. Educação, costumes e leis como bases para a promoção das virtudes cívicas no Protágoras e na República.Guilherme Motta - 2014 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 12:103-112.
    No Protágoras, de Platão, ao defender a sua concepção segundo a qual a virtude se ensina, o personagem que dá nome ao diálogo faz uma breve exposição do que seria a educação tradicional em seu tempo e atribui a ela, aos costumes e às leis o poder de promover nos cidadãos a conquista das virtudes cívicas fundamentais, ainda que destaque a necessidade do concurso da coerção. Uma comparação com a proposta de educação visando às mesmas virtudes na República (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  19.  9
    Educação para valores e maturidade pessoal do educador.Filipe Rocha - 1990 - Revista Portuguesa de Filosofia 46 (2):213 - 226.
    Ainda há pouco tempo, constituía, para certas esferas psicossociológicas, quase um anacronismo falar de valores em educação. Era o reinado das teorias comportamentistas. O ambiente, porém, vai-se desanuviando: a psicologia humanista casa bem com uma sociedade pluralista — e ambas, com um conjunto de valores fundamentais para o homem e para a comunidade. A Lei de Bases do sistema Educativo Português aponta para muitos valores que importa propor aos nossos educandos. A eficácia desta proposta, porém, depende, em boa parte, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  24
    Educação sexual: atitudes, conhecimentos, conforto e disponibilidade para ensinar de professores portugueses.M.-J. Alvarez & A. Marques-Pinto - 2012 - Revista Aletheia 38:8-24.
    Após a obrigatoriedade da educação sexual (ES) nas escolas portuguesas em 2009, pretendemos conhecer que perspectiva têm os professores ( N = 307) sobre a ES. Através de um questionário on-line , analisado através de estatística descritiva e de análise factorial e inferencial, avaliámos as atitudes ..
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  9
    Educação para a liberdade em Paulo Freire.Rubens Luiz Rodrigues - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77):729-756.
    Resumo: Este artigo analisa a educação para a liberdade em Paulo Freire, considerando seus desafios e perspectivas em tempos de construção da resistência. Considera-se que as formulações freireanas de uma educação para a liberdade permitem a mobilização e a organização das lutas x se manifestam no contexto da crise do Capital. O artigo cumpre os seguintes objetivos na análise dos contributos de Paulo Freire: abordar sua atuação política e intelectual em favor de uma educação para a liberdade; (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  17
    Educação e Religião na propaganda para crianças.Edson Ponick & Marta Nörnberg - 2015 - Horizonte 13 (39):1658-1683.
    This article presents a theoretical and analytical reflection on the issue of education and religion in advertising aimed at children. It describes distinctive features of postmodernity – immediacy, consumerism and secularization – as constitutive elements of our time and characterizes media as a sort of all-powerful being that channels, processes, produces and disseminates these postmodern attributes, while offering products that form and shape the way of life of Western society. The article goes on to analyze the content of two advertisements, (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  9
    Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber.Dannyel Teles de Castro & Ivanilde Apoluceno de Oliveira - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):83-112.
    Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – Brasil – Código de Financiamento 001 Filosofia, educação a descolonização epistêmica do saber Resumo: O artigo pretende abordar as possíveis contribuições da filosofia latino-americana e das filosofias e pedagogias indígenas na descolonização epistêmica do saber. Para tanto, investiga o trabalho de libertação da filosofia proposto Enrique Dussel e Raúl Fornet-Bettancourt, bem como a noção de colonialidade do saber, pensada por diferentes teóricos da concepção decolonial. Identifica-se a necessidade de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  8
    Educação matemática: diálogos teóricos e metodológicos.Marger da Conceição V. Viana - 2021 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 3:34-43.
    A coletânea Educação matemática: diálogos teóricos e metodológicosresulta dos cinco eventos promovidos pelo Grupo de estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GEPEMA/UFVJM, em parceria com o Curso de Licenciatura em Matemática e colaboradores, o primeiro dos quais realizado nas dependências da Fundação Educacional do Nordeste Mineiro – FENORD.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  16
    Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio.Carlos Roberto da Silveira, Márcia Aparecia Amador Mascia & Luciana Aparecida Silva de Azeredo - 2021 - Educação E Filosofia 34 (70):279-306.
    Filosofia e Educação como “Modo de vida”: o cuidado de si, do outro e o agradecimento a Asclépio Resumo: Este artigo é parte dos resultados de pesquisas empreendidas no Grupo de Pesquisa GPEFE - Grupo de Pesquisa Estudos Foucaultianos e Educação da Universidade São Francisco. As análises partem de referenciais teóricos filosóficos da Antiguidade grega, em especial Platão e avança por entre os contemporâneos como Nietzsche, Foucault, dentre outros, com intuito de perscrutar o enigmático pedido de Sócrates a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  16
    Educação: Um serviço da igreja.Terezinha Sueli de Jesus Rocha - 2018 - Revista de Teologia 12 (21):22-44.
    Igreja e Educação, tema que se constrói e se manifesta como realização da missão evangelizadora pedida por Jesus Cristo, quando da sua subida aos céus. Ao assumir a educação, a Igreja percebe o mundo como uma realidade em contínua transformação e acredita que o ser humano pode, com suas atitudes, alterar os rumos da sociedade por meio da vivência solidária e da luta por um mundo melhor. Sendo os elementos-chave do processo educacional, a igualdade, a solidariedade, a autonomia, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Cuidado, educação e singularidade: idéias para uma filosofia da educação em bases heideggerianas.Roberto S. Kahlmeyer-Mertens - 2008 - Princípios 15 (24):209-223.
    Investigamos a possibilidade de pensar uma Filosofia da educaçáo a partir da obra do filósofo alemáo Martin Heidegger. Temos os objetivos específicos de esclarecer o que é o cuidado no campo teórico do autor, como ele poderia se relacionar com a educaçáo e como este poderia basear uma pedagogia que preza pelo exercício de ser si-próprio. Presumimos poder afirmar que o cuidado, entendido preliminarmente como a essência do existir humano, tornaria possível um modo do discente colocar-se diante de suas vivências (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  17
    Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta // Teacher’s lifelong learning: emerging dialogies from Gert Biesta’s philosophical views.Alexandre Anselmo Guilherme, Bettina Steren dos Santos & Carla Spagnolo - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020025.
    A Educação Continuada de professores é reconhecida como indispensável e fundamental para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, neste estudo, levaremos em consideração alguns aspectos dessa temática. Em primeiro lugar, precisamos ter conhecimento das diretrizes que tratam da Educação Continuada de professores, ou seja, compreender de onde viemos e qual é a proposta das legislações nacional e internacional. Em segundo lugar, explanaremos e discutiremos conceitos teóricos que tratam da temática, em especial a visão de (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  4
    Considerações críticas acerca da educação cívica na filosofia política de Rousseau.Joel Thiago Klein - 2015 - Dissertatio 41:249-291.
    Este artigo apresenta e analisa as principais teses que constituem a concepção de educação cívica de Rousseau. Além disso, faz-se considerações críticas acerca da proposta político-pedagógica de Rousseau, apontando tanto para elementos equivocados e potencialmente problemáticos, quanto indicando aspectos relevantes para se pensar questões relativas a política e a educação.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  24
    Educação para a humanização na perspectiva da ética da alteridade.Carlos Alberto Tolovi, João Batista de Albuquerque Figueiredo & Francione Charapa Alves - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022021.
    Uma das questões que desafia educadores e educador@s [1], inserid@s no campo da relação que envolve os processos de ensino e de aprendizagem, consiste no papel da educação do ponto de vista da vida em sociedade. E uma resposta aceita de forma genérica aponta para a dimensão da humanização. Questiona-se: até que ponto a relação educativa possui a capacidade e potencialidade de humanizar? Como relacionar a construção do conhecimento à perspectiva de valoração que promova a sociabilidade humana? A partir (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  12
    Educação emancipatória e atualidade do pensamento ético-político de Paulo Freire.José Renato Polli - 2020 - Filosofia E Educação 12 (2).
    Este trabalho tem como propósito contribuir para a desmistificação das atribuições pejorativas sugeridas por diferentes atores do campo não progressista, sustentadas em desinformação e falta de referenciais sólidos de análise, sobre o sentido emancipatório da obra de Paulo Freire e suas incidências sobre a educação em direitos humanos. Também tem o objetivo de analisar as sugestões teóricas de Freire como caminhos para a construção de mecanismos de consolidação de uma radicalidade democrática no seio da sociedade brasileira. Setores da sociedade (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  4
    A Educação Pública No Brasil: Texto e Contexto À Luz Do Pensamento Teórico de Dermeval Saviani.Mônica Alves Sally - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8.
    Com base no referencial teórico do professor Dermeval Saviani, o presente artigo revisitou suas contribuições teóricas sobre a política educacional brasileira. Através de revisão de literatura, foi realizada uma sucinta contextualização dos anos iniciais da formação familiar e acadêmica do autor, bem com a constituição do grupo de pesquisa, referências fundamentais à consolidação de conceitos e ideários que se tornaram basilares às análises da trajetória das ações políticas dirigidas a educação nacional, percorrendo desde o Brasil Colônia à atualidade, com (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  3
    Educação e experiência.Rainri Back - 2021 - Educação E Filosofia 34 (72):1277-1301.
    Educação e experiência Resumo: Este artigo visa aprofundar o conceito de experiência tal como Hegel o concebe na Fenomenologia do Espírito. Para tanto, me basearei nas interpretações de Jean Hyppolite e, sobretudo, de Heidegger. Ela, a experiência, será compreendida como aspecto determinante de uma concepção filosófica de educação. O artigo se divide em seis sessões. Primeiro, justifico por que a experiência, como Hegel a compreende, contribui para a elaboração de uma concepção filosófica de educação. Depois, abordo aspectos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  3
    Educação Física, Competição e Sociabilidade Capitalista.Nildo Viana - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 16:71-88.
    O artigo aborda o tema da competição na educação física. A competição é apontada como um produto social e histórico, constituído pelo capitalismo que gera uma sociabilidade e mentalidade competitivas, cujo resultado é a naturalização desse fenômeno social. A educação física tende a reforçar esse processo de naturalização e, assim, reproduzir as suas bases sociais de existência. Esta reflexão provoca a necessidade de repensar as teorias e práticas da educação física, apontando para uma mudança pedagógica, pautada na (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  10
    Corpoética: educação dos afetos e produção de modos expressivos.Fernando Yonezawa - 2017 - Educação E Filosofia 31 (63).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Sociedade, Educação e Currículo no Brasil: dos Jesuítas aos anos 80.Solange Zotti - 2002 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 4 (2):p - 65.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  15
    Educação pela Experiência.Luciana Leal da Silva Barbosa & Marcus Vinicius Maltempi - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:783-792.
    Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a filosofia da experiência de John Dewey, enfatizando suas concepções sobre experiência, experiência educativa e propósito. Além disso, apresentar e discutir como os projetos de programação desenvolvidos por crianças no Scratch podem ser entendidos como um propósito no contexto de sua filosofia, o que nos levou a relacionar o conceito de propósito construído por Dewey à ideia de projeto pessoal desenvolvida por Papert, no âmbito do construcionismo. Tal relação se torna importante para (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    Educação Em Direitos Em Um Presídio Angolano.Thais Barbosa Passos - 2022 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:105-122.
    A oferta de oficinas literárias para a população prisional, de uma penitenciária situada fora do Brasil, possibilitou identificar pontos sensíveis na execução penal internacional e na política criminal, apontando que a Educação em Direitos é uma demanda que deve ser implementada antes, durante e depois do cumprimento da pena.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  5
    Educação e Filosofia.Samir Haddad - 2022 - Cadernos Nietzsche 43 (3):145-164.
    This work seeks to problematize the relations between philosophy, education, school and teaching. We will divide our approach in three questions: the relations between philosophy with the city, a teacher's activities and philosophy and philosophy as a subject in the school system, questions which crisscross, overlap and get confused. We believe that these reflections will show the ways for our future reflection.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40. Boa educação e busca pelos princípios no Livro I da Ética Nicomaquéia (EN) de Aristóteles.Priscilla Spinelli - 2012 - Dissertatio 36:277-297.
    Buscando apresentar uma interpretação para EN I 4 1095a31-b13, este artigo defende que a digressão nela feita por Aristóteles pretende caracterizar a investigação recém iniciada como promissora, opondo-a, ainda que não explicitamente, ao modo rígido socrático-platônico de fazer Ética ou Política. Para tanto, propõe-se uma interpretação pouco usual do termo que como o princípio buscado e não como ponto de partida da investigação. Recusa-se igualmente ver na passagem mencionada uma referência ao modo ou etapas de aquisição de virtude moral ou (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  4
    A educação do homem interior.Daiane Costa & Angelo Vitório Cenci - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):273-299.
    A educação do homem interior: O cultivo da vontade em Agostinho de Hipona Resumo: O estudo aqui apresentado tem como objetivo principal a investigação da formação humana nas obras filosóficas Comentários Literal ao Gênesis, A Trindade e O livre-arbítrio, de Agostinho de Hipona. Para isso, aborda-se a noção da antropologia do referido autor; a sua compreensão de corpo e alma (dimensão humana no homem animal) e, por último, objetiva-se explicitar alguns pressupostos de uma educação do ser humano orientada (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  6
    Educação como possibilidade de efetivação “Social”: a proposta pedagógica do IEMA enquanto uma realidade transformadora.José Henrique Sousa Assai - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34598.
    A filosofia social ocupa um lugar de destaque no âmbito da teoria crítica: em primeiro lugar, ela possui a tarefa de pensar o “Social” explicitando as contradições em uma determinada realidade; em segundo, ao encetar a reflexão sobre o “Social”, – entendido pelas práticas, relações e instituições sociais enquanto condições constitutivas para o exercício da liberdade –, a pesquisa crítica, sob a perspectiva sociofilosófica, se endereça para a identificação, análise e solução dos problemas sociais. Nesse sentido, a educação passa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  3
    A educação na justiça como equidade de Rawls: uma posição de centralidade ou de marginalidade?Everton Mendes Francelino - 2022 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (1):e11.
    Este artigo tem por objetivo investigar a posição que a educação ocupa na teoria da justiça como equidade de John Rawls. Para tanto, analisar-se-ão os principais aspectos referentes ao tema presentes nas seguintes obras do autor: Uma Teoria da Justiça, O Liberalismo Político e Justiça como equidade: uma reformulação. O papel desempenhado pela educação sofre alterações consideráveis ao longo do desenvolvimento dessas obras. Primeiro, percebe-se uma preocupação de Rawls com uma forma de educação mais direcionada à formação (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  12
    Educação e Formação Do Espírito Burguês: Um Retrato Do Papel da Escola Na Manutenção Do Sistema Capitalista.Diego Silva Rodrigues da Costa & José Mateus Bido - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):218-233.
    Este artigo tem como objetivo apresentar as bases nacionais que constituem a formação do homem burguês e a estruturação do processo educacional que se inicia a partir do século XVII, culminando no florescimento da escola pública na França no século XIX, estendendo-se paulatinamente no Brasil no século XX. O artigo tem como problema investigar se o modelo formativo estruturado na sociedade brasileira contemporaneamente envolve a formação integral do cidadão ou apenas o seu ajustamento à dinâmica social. Face às condições histórico-sociais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  9
    Educação Matemática colorida e fora do armário.Igor Mohr & Paula Andrea Grawieski Civiero - 2023 - Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias 27:602-612.
    A área da educação matemática com sua "tradicional neutralidade" gera ambientes de invisibilidade para as minorias sociais, como é o caso da comunidade LGBTQIAP+. Essa educação matemática heteronormativa oprime as pessoas que não se encaixam no padrão e propaga a discriminação. Para evitar a invisibilidade e opressão em relação a determinados grupos sociais é necessário que se trabalhe essas questões em sala de aula. O movimento da educação matemática crítica e a educação matemática para justiça social (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  11
    Educação em direitos humanos: implicações para as religiões no contexto brasileiro.Adriano Sousa Lima - 2020 - Horizonte 18 (55):248.
    A educação em direitos humanos é essencial para o desenvolvimento pleno da personalidade, para a consolidação da cidadania e para promover a cultura da solidariedade, constituindo um dos principais desafios contemporâneos. Aqui reside o papel fundamental das instituições públicas e privadas, na medida em que as mesmas são desafiadas a criar, promover e fortalecer a cultura dos direitos humanos nos seus espaços de convivência. O texto adota como metodologia a análise de bibliografia especializada. Nessa direção, investiga-se os principais instrumentos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  12
    A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX.Kadine Teixeira Lucas & Daniel Ferraz Chiozzini - 2020 - Educação E Filosofia 33 (69):1433-1465.
    A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que contempla os projetos para a educação dos ingênuos veiculados na imprensa paulista entre a promulgação da Lei do Vente Livre e os anos subsequentes à abolição da escravidão. Tomando como pressuposto que as ideias são produtos culturais gestados em redes de sociabilidade, analisamos de que maneira as noções acerca de raça e modernização relacionavam-se às propostas educativas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  3
    Educação para a democracia.Etel Matielo & Elizabeth Artmann - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:296-313.
    Denominamos agir comunicativo-pedagógico a relação entre comunicação e educação, fundamentada em dois importantes postulados epistêmicos, a teoria do agir comunicativo por Jürgen Habermas, e as bases pedagógicas de Paulo Freire (com o olhar da educação popular em saúde). Este ensaio tem como objetivo refletir como o agir comunicativo-pedagógico pode contribuir para a reflexão sobre processos de formação na área da saúde, pautada nas categorias convergentes destes dois autores como: comunicação/diálogo, interdisciplinaridade, democracia, trabalho e emancipação. O agir pedagógico fundamenta-se (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  18
    Avaliação de Competências e Educação Online: Uma Experiência No Ensino Superior.Jardel Lucas Garcia, Querte Teresinha Conzi Mehlecke & Fabrício Geraldo Valadares - 2023 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 11 (11).
    O presente trabalho objetiva demonstrar uma experiência em contexto de educação online em um curso superior de tecnologia no qual um modelo de avaliação formativa, com foco em competências, foi efetivamente modelado e utilizado. Para o seu desenvolvimento, foram consideradas as proposições de Pereira et al. (2009), sobre as metacompetências essenciais a serem desenvolvidas em estudantes na contemporaneidade, e Pereira et al. (2015) sobre uma cultura de avaliação baseada em competências.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  2
    Educação moral ou educação estética? Sobre Schiller e Fichte.Ricardo Barbosa - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):51.
    O artigo discute uma tese de Xavier Léon sobre a atitude de Schiller em relação a Fichte e procura mostrar sob quais condições as cartas Sobre a educação estética do homem podem ser lidas como uma resposta a Algumas preleções sobre a destinação do erudito.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000