NICOLAU DE AUTRECOURT: duas cartas a Bernardo De Arezzo

Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):767-775 (1997)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Primeira Carta Prezado Padre Frei Bernardo: Com todo o respeito que devo demonstrar-vos devido aos méritos dos frades franciscanos, desejo apresentar nesta carta algumas dúvidas e mesmo, como parece a alguns, os absurdos evidentes - que parecem seguir-se de vossas afirmações. Com a solução de tais dúvidas espero que a mim e a outros se demonstre com mais clareza a verdade. Li em alguns textos que apresentastes na escola dos frades menores, e aos quais permitistes acesso a todo o verdadeiramente interessado, as proposições que seguem: A primeira, colocada por vós nos Comentários às Sentenças, diz o seguinte: "O conhecimento intuitivo e claro é aquele pelo qual julgamos que uma coisa existe, independente do fato de ela existir ou não." A segunda proposição, colocada no mesmo lugar, afirma: "Na sentença: 'O objeto não existe, logo não é visto', não vale a consequência, como não vale também esta: 'Isto é visto, logo existe'. Ambas aliás são falsas, como o são estas: 'César está na mente, logo César existe; César não existe, logo não está na mente'." A terceira proposição, também no mesmo lugar, diz: "O conhecimento intuitivo não requer necessariamente a existência da coisa." Uma quarta proposição creio poder inferir destas três: "Toda a impressão que temos da existência de objetos exteriores pode ser falsa," pois, segundo vós, ele pode dar-se quer o objeto exista, quer não.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,098

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Pensando o ser, no Poema de Parmênides.José Trindade dos Santos - 2011 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 26:48-72.
Encomium Gorgiae ou Górgias versus Parmênides.Peter Simpson - 2011 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 26:1-12.
Para que precisamos do conteúdo disjuntivo?Ernesto Perini-Santos - 2005 - Philósophos - Revista de Filosofia 10 (2).
Existe uma Resposta Ockhamiana ao Ceticismo?Ernesto Perini-Santos - 2005 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 15 (2).
Biologização do ser moral em Hans Jonas.Anor Sganzerla - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (36):155.
O Desejo Dos Anjos.Eduardo Simonini Lopes - 2013 - Educação E Filosofia 27 (54).

Analytics

Added to PP
2019-09-26

Downloads
13 (#1,066,279)

6 months
2 (#1,259,876)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references