4 found
Order:
Disambiguations
Mary Kimiko G. Murashima [3]Mary Kimiko Guimarães Murashima [1]Mary Murashima [1]
  1. ALEGORIA E SEGREDO II: Reconstruindo alegorias retóricas: um Manual e um Memorial.Mary Kimiko G. Murashima - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (20):45-49.
    Segundo de uma série de três artigos que visam a analisar a utilização do discurso alegórico – em sua vertente alegórica e hermenêutica – em três obras de José Saramago: Memorial do convento, Manual de pintura e caligrafia e O evangelho segundo Jesus Cristo. Neste segundo ensaio, enfocaremos a visão clássica sobre alegoria e metáfora, destacando as três qualidades básicas para a “boa mímeses” – a brevidade, a clareza e a verossimilhança – e os fines da alegoria retórica, os quais (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Alegoria E segredo III.Mary Kimiko G. Murashima - 2012 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (25):55-66.
    Terceiro de uma série de três artigos que visam a analisar a utilização do discurso alegórico – em sua vertente alegórica e hermenêutica – em três obras de José Saramago: Memorial do convento, Manual de pintura e caligrafia e O evangelho segundo Jesus Cristo. Neste terceiro ensaio, enfocaremos a visão hermenêutica sobre alegoria e suas relações com a tipologia, destacando a visão dos Padres das Escrituras Sagradas, além da leitura de Santo Agostinho, do Venerável Beda e de São Tomás de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. ALEGORIA E SEGREDO I O traçado da interpretação – da Antiguidade à Idade Média.Mary Kimiko G. Murashima - 2009 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (18):9-15.
    Primeiro de uma série de três artigos que visam a analisar a utilização do discurso alegórico – em sua vertente alegórica e hermenêutica – em três obras de José Saramago: Memorial do convento, Manual de pintura e caligrafia e O evangelho segundo Jesus Cristo. Neste primeiro ensaio, analisaremos os sentidos socioculturais das diferentes avaliações dos processos de leitura e interpretação ao longo da história, tendo em vista sua influência direta na constituição de dois diferentes tipos de alegorias: a retórica e (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. As linhas E as cores da história.Mary Murashima - 2011 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 1 (22):17-35.
    Uma leitura da raízes históricas da relação entre pintura e retórica, no seio do discurso clássico, desde a marginalização da imagem na metafísica platônica até a dessublimação da idéia de belo – via influência aristotélica –, chegando ao Ut pictura poesis, de Horácio, tendo em vista a revisitação dos conceitos de história-arte e história-ciência à luz da arqueologia foucaultiana, por meio da comparação entre o quadro A Fábula de Aracne, de Diego de Velázquez, e o livro VI das "Metamorfoses", de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark