Uma Batalha Urbana: Poder e resistência na cidade do Rio de Janeiro

Inquietude 3 (2):122-143 (2012)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Compreende-se, neste trabalho, que a interação entre as formas de poder conhecidas como poder soberano, biopolítica e noopolítica não podem ser subsumidas a uma única forma específica nem ter alguma delas como um paradigma subjacente às demais. São exemplos de tal interação as ações urbanas empreendidas pelo prefeito do Rio de Janeiro no início do século XX, Pereira Passos; assim como as transformações vigentes para adequação da cidade aos grandes eventos, Olimpíadas e Copa do Mundo, e os desalojos do coletivo Guerreiros Urbanos – seja por meio da polícia soberana, seja por meio do poder jurídico de produção da verdade. Estas ações incidem negativamente sobre formas de vida específicas, aquelas dos cortiços, das favelas e das ocupações urbanas, tendo como justificativa o “interesse da cidade”; ou seja, o que é e o que deveria ser a cidade de modos de vida hegemônicas. Portanto, busca-se o entendimento da ação dos poderes, para assim compreender e apoiar as formas tanto de resistência como de invenção e reinvenção de formas de vida na cidade, estejam elas nas favelas ou nas ocupações urbanas.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,990

External links

  • This entry has no external links. Add one.
Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Ser-na-Cidade: Por uma Arquitetura e Urbanismo como lugar.Werther Holzer - 2018 - Pensando - Revista de Filosofia 8 (16):20.
Ser-na-Cidade: Por uma Arquitetura e Urbanismo como lugar.Werther Holzer - 2017 - Pensando: Revista de Filosofia 8 (16):20-32.
A cidade medicalizada.João Roberto Barros Ii - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (26).

Analytics

Added to PP
2013-04-19

Downloads
1 (#1,919,373)

6 months
1 (#1,722,767)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references