Vacilações de Missunga: Mimesis, Infamiliar e Duplo No Romance Marajó, de Dalcídio Jurandir

REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):27 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Marajó (1947) é o segundo dos dez romances que compõem a série Extremo Norte, escrita ao longo de quarenta anos pelo paraense Dalcídio Jurandir (1909-1979). Grosso modo, o romance apresenta tanto um vasto painel socioantropológico da Ilha de Marajó, com cenárioa partir da então vila de Ponta de Pedras, quanto um quadro das relações de poder entre gerações de ricos fazendeiros, de um lado, e a gente pobre, negra e mestiça, por eles subjugada e explorada, de outro. Assim, no presente artigo cuidaremos da trajetória do personagem Missunga, filho de Coronel Coutinho, até que assuma o lugar do pai na ordem hierárquica social. Tal trajetória nos permitirá pensá-la com o auxílio de conceitos como “mimesis originária” e “vacilação identificatória”, oriundos do pensamento de Adorno e Horkheimer, assim como o de “duplo” da psicanálise freudiana. Do mesmo modo, a trajetória e condição do proscrito Ciloca, o leproso, ensejará o uso de “infamiliar” e novamente de “duplo” para pensarmos, por outro lado, essa trajetória e condição como elemento de resistência e enfrentamento daquela mesma ordem.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,038

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Nietzsche e a caricatura nazista do super-homem.Dalcídio Jurandir - 2015 - Cadernos Nietzsche 36 (2):143-148.
Mimesis.Friedrich Balke, Bernhard Siegert & Joseph Vogl (eds.) - 2012 - München: Wilhelm Fink.
Responsible and Respectful Romance at Work.Cathy Driscoll - 2011 - Proceedings of the International Association for Business and Society 22:62-74.
Reflexos E espelhamentos – O mito de narciso E o duplo em O espelho - esboço de Uma Nova teoria da Alma hUmana de Machado de assis.Juliana C. Chagas Pereira - 2010 - Principia: Revista do Departamento de Letras Clássicas e Orientais do Instituto de Letras 2 (21):65-72.
Reason, Mimesis, and Self-Preservation in Adorno.Owen Hulatt - 2016 - Journal of the History of Philosophy 54 (1):135-151.

Analytics

Added to PP
2023-01-17

Downloads
6 (#1,462,613)

6 months
5 (#641,756)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Edilson Silva
Universidade Federal Fluminense

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references