Os desafios da fundamentação metafísica cartesiana da ciência

Griot 23 (3):106-119 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A epistemologia cartesiana se insere num ousado projeto de superar as teorias do conhecimento antigo-medievais. As _Medições Metafísicas,_ obra de Descartes, escrita em 1641, é o principal marco teórico da radical e inovadora ruptura filosófica empreendida neste período que tem grandes reflexos nos séculos seguintes. Quais os principais desafios teóricos enfrentados pelo cartesianismo, para solidificar e consolidar a Modernidade filosófica em bases científicas, por meio dos critérios da clareza e da distinção? Essa questão guia o presente artigo que, por meio de uma revisão bibliográfica, seguindo o método de análise crítico-investigativo, via releituras e interpretações de renomados comentaristas busca pôr em evidência os principais pontos para a fundamentação metafísica cartesiana da ciência. Os textos cartesianos concernentes à temática em tela de juízo crítico são escrutinados e revistos, buscando-se salientar seu ineditismo na história da filosofia Ocidental ao contrapô-los com as teorias da epistemologia e da teologia herdadas da tradição. O ideal de ciência cartesiano funda-se na indubitabilidade como critério último de certeza e supera as formas de ceticismo anteriores da história com impactos em todos os campos do saber humano. Conclui-se, cientes dos limites da presente investigação, que o pensamento cartesiano centra-se na primazia do pensamento e das ideias sobre os dados de origem sensível, para fundamentar sua visão de mundo e sua justificação da verdade, tendo, ainda, o conhecimento certo e verdadeiro da ideia de Deus como sustentáculo epistemológico das verdades, contudo, não mais o Deus da metafísica antigo-medieval.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,829

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Descartes: filósofo de la moral.Julio Morales Guerrero - 2017 - Estufiod de Filosofīa 55:11-29.
O Ser Da Ciência E A Ciência Do Ser Na Filosofia De Descartes.Enéias Forlin - 2006 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 16 (1).
Descartes: filósofo de la moral.Julio Morales Guerrero - 2017 - Estudios de Filosofía (Universidad de Antioquia) 55:11-29.
A Cisão Do Cogito.Enéias Forlin - 2001 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 11 (1).
Ciência E fé: Dádivas de deus.Dr Josiney A. Souza - 2012 - Revista de Teologia 6 (9):18-27.
Hipótese e Experiência na Constituição da Certeza Científica em Descartes.Érico Andrade - 2006 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 16 (2).

Analytics

Added to PP
2023-11-01

Downloads
5 (#1,537,892)

6 months
5 (#632,816)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references