Architectura, Utilitas, Venustas

Philósophos - Revista de Filosofia 25 (2) (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A finalidade explícita na arquitetura e ênfase na utilidade, no aspecto de uma aplicação prática, intrigou filósofos alemães como Immanuel Kant e August Schlegel. O entrelaçamento entre beleza e finalidade na arquitetura fora notado cedo por Marco Vitrúvio Polião, que aponta utilidade, solidez e beleza como características fundamentais da obra arquitetônica. Segundo Guyer, a partir de Kant, o pensamento filosófico sobre a arquitetura começa a apresentar um distanciamento em relação a Vitrúvio, de modo que, mesmo sem total renúncia à tríade vitruviana no pensamento de Kant, este defende ser a característica principal da arquitetura representar ideias estéticas. A tese de Guyer aponta o desenvolvimento desse ponto de Kant em Schelling, Hegel e Schopenhauer, todavia com uma lacuna: August Schlegel, fundador do primeiro sistema de belas artes com sua Kunstlehre. Buscaremos aprofundar como a tese de Guyer não só é válida, mas ganha mais solidez no caso de August Schlegel e do papel que este confere à imaginação na arquitetura. Após a indicação de elementos vitruvianos e pós-vitruvianos em Kant e Schlegel, indicaremos as divergências entre ambos na apreciação da arquitetura, a partir de suas articulações entre arquitetura e finalidade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,100

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Status, Pay, and Pleasure in the De Architectura of Vitruvius.Masterson Mark - 2004 - American Journal of Philology 125 (3):387-416.
"florida Verborum Venustas": Some Early Examples Of Euphuism In England.E. F. Jacob - 1933 - Bulletin of the John Rylands Library 17 (2):264-290.
Arquitetura vitruviana e retórica antiga.Settings Gilson Charles dos Santos - 2019 - Archai: Revista de Estudos Sobre as Origens Do Pensamento Ocidental 28:e02804.
Human Elements in Vitruvius, De Architectura.Verne Crum - 1930 - Classical Weekly 24:97-100.
Architectura architecturans: World (s) in the making.Ronald Bruzina - 1990 - In Timothy Casey & Lester E. Embree (eds.), Lifeworld and Technology. University Press of America. pp. 9--201.
Grecia no es el país de la belleza.Aida Míguez - 2021 - In Architectura et Societas. Cartagena: Universidad Politécnica de Cartagena.
Utilitas Symposium: Uneasy Virtue.[author unknown] - 2002 - Utilitas 14 (1):132-132.

Analytics

Added to PP
2022-11-21

Downloads
9 (#1,256,605)

6 months
3 (#981,027)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references