Depressão, Suicídio e Habilidades Sociais No Ensino Médio Nas Escolas de Corumbá e Ladário – Ms

Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 28:215-232 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A grande incidência de adolescentes com depressão, ideação suicida, tentativa de suicídio e suicídio em todo o mundo vem se apresentando como uma das principais causas de doença e incapacidade. Múltiplos fatores determinam a saúde mental de um estudante. O objetivo desse artigo é descrever os indicadores de depressão, suicídio e habilidades sociais em estudantes do ensino médio no ambiente escolar. O estudo de caso investigou indicadores sobre a depressão, relacionados a habilidades sociais e ideação suicida no contexto escolar. Foi desenvolvido com base na pesquisa social e o tipo de abordagem é fenomenológico, trata-se de uma pesquisa que emprega técnicas quantitativa, qualitativa e descritiva por meio da pesquisa de campo, realizada no ambiente escolar. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário socioacadêmico e dois testes psicológicos. Diante dos resultados da pesquisa percebeu-se que 60% da amostra apresentou algum indicador de depressão. Então, foi identificada que quanto menor a frequência dos comportamentos, maior é a dificuldade e menos elaborado é o repertório de habilidades sociais dos adolescentes. Portanto, o ambiente escolar pode ser mais um local para desenvolver as habilidades sociais do estudante e trabalhar com programas de prevenção a depressão e suicídio.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,386

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Depressão e Contexto de Trabalho.Cláudia Mara Bosetto Cenci - 2004 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 19:31-44.
Depressão numa contextualização contemporânea.Fernanda Cavalcante Esteves & Alda Luiza Galvan - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 24:127-135.
Depressão em crianças com doenças crônicas.Elisa Kern de Castro - 2003 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 17:31-39.

Analytics

Added to PP
2023-01-22

Downloads
12 (#1,058,801)

6 months
12 (#200,125)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references