Rousseau, Hegel e Lei do Coração

Aufklärung 4 (1):133-144 (2017)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Até que ponto os sentimentos são importantes na filosofia de Rousseau? É possível realizar leis ligadas ao coração? É factível que minha lei sobreponha-se às de outros corações? Como a singularidade ou a individualidade pode elevar-se à universalidade ética? A lei em Rousseau é puramente racional ou sentimental? A partir dessas indagações, faremos um apanhado crítico sobre os sentimentos, o individualismo e a lei interna em Rousseau. Nossa análise terá também como base a questão da “lei do coração” em Hegel localizada na Fenomenologia do Espírito, precisamente no capítulo V. Muitos críticos atribuem essa referência à tendência individualista e demasiadamente romântica em alguns escritos rousseaunianos. Utilizaremos algumas edições críticas e traduções modernas disponíveis dos pensadores em questão e de outros que tornarem o estudo mais preciso e enriquecedor.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,592

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Rousseau: Liberdade civil, convenção E república.Claudio Boeira Garcia - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:99-108.
Sobre um "individualismo" de Jean-Jacques Rousseau.Cláudio Reis - 2000 - Philósophos - Revista de Filosofia 5 (2):05-34.
Rousseau E As Relações Internacionais Na Modernidade.Evaldo Becker - 2010 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 16:13-32.
Singularidade e universalidade nos processos de leitura de Kierkegaard.José Miranda Justo - 2014 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 2 (1):83-101.

Analytics

Added to PP
2018-11-03

Downloads
1 (#1,898,347)

6 months
1 (#1,469,469)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references