Results for 'Luís Quinta-Nova'

1000+ found
Order:
  1.  13
    The Coaches’ Perceptions and Experience Implementing a Long-Term Athletic Development Model in Competitive Swimming.Mário J. Costa, Daniel A. Marinho, Catarina C. Santos, Luís Quinta-Nova, Aldo M. Costa, António J. Silva & Tiago M. Barbosa - 2021 - Frontiers in Psychology 12.
    The aim of this study was to analyze the association between coaches’ experience and their perceptions on the implementation of a long-term athletic development model created in 2016 by the Portuguese Swimming Federation. Eighty-six swimming coaches were assembled in groups according to their experience level: “novice”, “intermediate”, and “experienced”, and they answered a questionnaire with the following items: awareness of the existing model acceptance usefulness for practice, and implementation of this model by their peers. Regardless of experience, ~67% of the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  6
    Notas Sobre o Argumento Ontológico Nas Meditações Metafísicas de Descartes.Luis Fernando Biasoli - 2022 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 15 (29):11-22.
    A Quinta das Meditações Metafísicas desafia, ainda hoje, seus intérpretes, dado que nesta parte de sua obra-prima, Descartes discute as implicações do conhecimento das essências dentro de seu projeto fundacionista do conhecimento em bases metafísicas. O objetivo de nosso trabalho é mostrar algumas tensões dentro do argumento cartesiano, sobremaneira, as originadas pela apresentação de uma nova prova da existência de Deus - o argumento ontológico, que teve grandes defensores, mutatis mutandis - na história da filosofia: São Boaventura, Duns (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Revistas novas.Luís de Pina, Pe Dr Domingos de Pinho Brandão & Adriano Vasco Rodrigues - 1959 - Humanitas 11:238.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  18
    Princípio pluralista e literatura: novas possibilidades de existência.Luis Fernando De Carvalho Sousa - 2022 - Páginas de Filosofía 10 (2):93-108.
    A presente discussão pretende relacionar a temática da literatura de Lourenço Mutarelli, a filosofia de Deleuze e Guattari com o princípio pluralista. A proposta consiste em sinalizar os elementos convergentes nas obras de Mutarelli com a proposta teológica pluralista. Para tanto analisará as obras: O Natimorto; Nada me faltará e O cheiro do ralo visando evidenciar as tônicas teológicas que nela existem e apresenta-las numa proposta de libertação comprometida com a vida e com a emancipação humana.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  8
    Utopia. Concept and conception.Luís Crespo de Andrade - 2006 - Cultura:71-83.
    A publicação de De optimo Reipublicae Statu, deque nova insula Utopia, de Thomas More, no final de 1516, está na origem de uma nova modalidade de discurso político. Ao unir a represen­tação racional e a descrição imaginária da comunidade desejável de forma indissociável, a cons­trução utópica releva tanto do foro filosófico quando do âmbito da elaboração sensível. Pretende-se, em primeiro lugar, caracterizar o conceito de utopia, tal como resulta da narrativa fundadora do género, lida à luz dos seus (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    O valor das ideias.Luís Andrade - 2009 - Cultura:9-13.
    Entre os traços mais salientes da cultura e da política contemporâneas, encontra-se o mérito conferido às novas doutrinas, não só no âmbito da interpretação do mundo e da vida, mas também, e fundamentalmente, nos domínios da transformação das sociedades e do quotidiano. Acreditava-se que as ideias faziam a história, que o pensamento, ao assomar à condição de consciência efectiva da natureza e da invenção comuns, elucidava os tempos e se metamorfoseava em programa da acção pertinente. As conce...
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  27
    MARIÑO FERRO, Xosé Ramón: Obras mestras da nosa literatura oral, Húmus, Vila Nova de Famalicão, 2018, 134p.Luis García Soto - 2019 - Agora 38 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8. Calímaco, Propercio, Montano.Luis Charlo Brea - forthcoming - Nova et Vetera.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  14
    Reprendre: une condition narratologique de textualités communes.Luís Manuel A. V. Bernardo - 2013 - Cultura:301-317.
    O que é posto em comum depende, em grande parte, de processos textuais específi cos que funcionam como condições de possibilidade pragmático-narratológicas da partilha dos sentidos que circulam pelo meio da linguagem. Tal implica que o simples uso corrente da linguagem, ao contrário do que é usual supor, ainda que indispensável, não seja sufi ciente para gerar essa comunidade, pois que nem todos os dispositivos linguísticos estão vocacionados para favorecer a convergência. Neste artigo, pretendemos, por conseguinte, reflectir sobre uma dessas (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  6
    Curadoria de ideias: resenha para a nova edição do Tratado da Emenda do Intelecto, de Espinosa.Luís César Guimarães Oliva - 2023 - Cadernos Espinosanos 49:261-263.
    Trata-se de uma resenha sobre a tradução da obra Tratado da Emeneda do Intelecto, de Espinosa.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  20
    O cômputo do tempo na civilização indiana.Luís Filipe F. R. Thomaz - 2006 - Cultura:179-207.
    Os sistemas de cômputo do tempo na Índia são extremamente complexos, devido a dois factores: em primeiro lugar a coexistência não só de diversas teorias e tabelas astronómicas mas também de diferentes calendários, que em parte resulta de a Índia raramente ao longo da sua história ter constituído uma unidade política; em segundo lugar uma grande preocupação, quiçá de origem mágica, com a objectividade astronómica dos dados utilizados no cômputo do tempo. Do primeiro factor indicado resultam, por exemplo, a coexistência (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  2
    A Segunda Prova Cartesiana da Existência de Deus: Causa Sui Na Terceira Meditação.Luis Fernando Biasoli - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):53-64.
    O objetivo do filósofo Descartes (1596-1650), com as duas provas da existência de Deus na Terceira Meditação, é provar o conhecimento da certeza da verdade da existência de Deus por meio, unicamente, da razão como causalidade. Ao se valer de duas provas, surge entre outros problemas de interpretação o seguinte questionamento: a nova prova da existência de Deus apresenta novidades em termos metafísicos ou é apenas mais uma explicação da primeira prova? O presente artigo visa mostrar que a segunda (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  14
    Apresentação.Luís Alberto De Boni - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (3):477.
    Tal como em 1996, também no corrente ano o número de Ventas do mês de setembro é dedicado à Filosofia na Idade Média. E tal como no ano anterior, as contribuições aqui enfeixadas apresentam- se sob o nome de Miscellanea Mediaevalia, pois não giram ao redor de um único tema. Como o leitor poderá constatar, entre um número e outro repetem- se, em parte, os articulistas que tratam de Filosofia Medieval, mas há igualmente novos nomes, a indicar tanto o fato (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. Profecía y mística en una sociedad secularizada.Luis González-Carvajal Santabárbara - 2008 - Nova et Vetera: Temas de Vida Cristiana 32 (65):131-145.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. La historia y los historiadores en De disciplinis de Luis Vives: De tradendis disciplinis.Luis Pomer Monferrer - forthcoming - Nova et Vetera.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  8
    O Discurso Do Método: Análise Crítica de Edgard Morin e Novas Possibilidades Para a Epistemologia Contemporânea.Luis Gustavo De Luz - forthcoming - Prometeus: Filosofia em Revista.
    Este artigo debate a crítica elaborada por Edgard Morin sobre o Discurso do Método de René Descartes e suas consequências, que se estendem desde a modernidade, até os dias atuais, o texto vislumbra ainda novas possibilidades para uma epistemologia contemporânea com o matiz da complexidade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  26
    Passos levinasianos rumo à evasão da teologia ocidental.Luis Carlos Dalla Rosa - 2019 - Horizonte 16 (51):1218.
    Este artigo abre espaço para discutir a relação entre teologia e ontologia, a partir da ética da alteridade de Emmanuel Lévinas. Trata-se de analisar e compreender o movimento de êxodo ou de evasão ética em relação à força ontológica, ao peso do ser, que impacta também à teologia. O sujeito, exposto à aventura do ser, é alguém cativo de si mesmo. Por outro lado, cabe refletir sobre algumas possíveis repercussões teológicas que emergem da epifania do rosto do/a Outro/a. Pois, embora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  13
    A nova pedagogia da hegemonia no contexto da globalização.José Luis Sanfelice - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 111.
    O presente texto tem por pressuposto teórico a determinação das práticas e teorias pedagógicas, bem como das controvérsias epistemológicas, pela estrutura e superestrutura indissociáveis vigentes. O cenário é o da globalização econômica e cultural. Nesse cenário, destaca-se a pedagogia da hegemonia visando decifrar suas implicações na construção de um novo homem e de um novo consenso ideológico, político e social. Conclui-se que a pedagogia da hegemonia, desde o Estado educador, passando pelas igrejas, mídias e ONG's, tenta sedimentar a "ordem" mundial (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  14
    A governamentalidade como ferramenta analítica em Michel Foucault.Ketlin Kroetz & José Luis Schifino Ferrano - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24.
    O presente artigo tem como objetivo abordar a governamentalidade proposta por Michel Foucault como ferramenta de análise a ser utilizada em investigações no campo da educação. Considerando sua tradição arqueogenealógica, ao romper com perspectiva de um continuum historiográfico em favor de uma descontinuidade histórica, trata-se de uma mirada sobre os acontecimentos para além da tradicional narrativa encadeada dos fatos, convertendo-se em uma analítica das condições de possibilidade para a emergência de outras formas de se pensar e agir sobre a história. (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Obstáculos Epistemológicos de Bachelard e Construtivismo Sistêmico: Requestionamentos Aos Direitos Humanos.Luis Gustavo Gomes Flores - 2019 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 4 (2):128.
    A observação do tema dos Direitos Humanos entre inúmeros avanços e retrocessos sugere enfrentar o problema de pesquisa que indaga: Qual a relevância de estudos a partir de uma epistemologia de caráter filosófico, sociológico e construtivista para os Direitos Humanos? Assim, tem-se como objetivo lançar um olhar diferente das concepções tradicionais dos Direitos Humanos. Para tanto, o método utilizado, foi o sistêmico construtivista, equacionando reflexões filosóficas-sociológicas e construtivistas do Direito. Como resultado se constatou a relevância de realizar novas observações no (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21. A aplicação do princípio responsabilidade de Hans Jonas na prática médica.José Luis de Barros Guimarães - 2011 - Cadernos Do Pet Filosofia 2 (4):75-90.
    O filósofo alemão Hans Jonas dedica-se a questões que estão na agenda da discussão ética contemporânea. Sua teoria ético-metafísica, explicitada no livro O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização contemporânea retoma e amplia as indagações a respeito da relação existente entre homem e técnica na modernidade. O ponto de partida da sua tese é a afirmação de que as novas dimensões do agir humano - ocasionadas pela tecnologia - tornaram possível a realização de ações de grande impacto (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  44
    Tendências investigativas no ensino de Ciências na Amazônia.Luis Carlos Lemos da Silva & Amarildo Menezes Gonzaga - 2010 - Filosofia E Educação 2 (2):p - 439.
    Atualmente não se pode negar a influência que a ciência tem sobre a sociedade. Com efeito, não podemos esquecer que esta mesma ciência se isolou das reflexões sobre o ser humano, sobre os valores éticos e mesmo sobre seus próprios fins. Portanto, ao falar em ciências e seu uso no processo ensinoaprendizagem nos remete ao pensamento da teoria clássica: onde todos os estudantes e, inclusive o professor, sairão satisfeitos. Ao contrário, o que se verifica atualmente é o oposto. Alunos desmotivados (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  36
    Uma solução baseada no realismo experimental para dois argumentos pessimistas.Tiago Luís Teixeira Oliveira - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):595-623.
    No presente trabalho procurarei expor dois desafios antirrealistas ancorados na história da ciência, que Stanford apelidou respectivamente de ‘antiga’ e ‘nova indução pessimista’. Argumentarei que existe uma solução realista já disponível a ambos os desafios pessimistas: o realismo experimental, inicialmente proposto por Hacking e Cartwritght, segundo o qual é possível comprometer-se com entidades teóricas com as quais desenvolvemos interações causais e com as quais produzimos fenômenos controlados, sem que tal compromisso se estenda às teorias mesmas. Tomarei como parâmetro não (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  24.  27
    Pregação e cavalaria no processo de expansão da cristandade latina: o papel da Ordem da Milícia de Ramon Llull.André Luis Pereira Miatello - 2017 - Horizonte 15 (48):1151.
    Este artigo reexamina o posto de Ramon Llull na história da pregação da Baixa Idade Média ocidental, tendo em vista as novas abordagens sobre o tema da pregação e sua relação com o espaço do político. Discute-se também o projeto luliano de fundação de uma Ordem militar unificada cuja finalidade era dar suporte à pregação e conversão do infiel consoante a função eclesial da cavalaria cristã. O estudo da concepção luliana de conversão do muçulmano exige uma posição metodológica cuidadosa, uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    Delineamentos e perspectivas da noção de ‘interesse público’.Luis Mauro Sá Martino & Ângela Cristina Salgueiro Marques - 2023 - Controvérsia 19 (3):68-86.
    A noção de “interesse público” parece ter uma tradição antiga e profícua nos estudos políticos, em particular nas pesquisas sobre mídia, comunicação e política. No entanto, parece haver um aparente paradoxo entre a própria noção de “interesse” e a ideia de algo “público”: como uma ação ou decisão política pode contemplar a miríade de interesses de grupos e indivíduos diversos? Este artigo delineia alguns aspectos da noção de “interesse” no debate atual sobre comunicação política. Com base em uma pesquisa bibliográfica, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  6
    O Ressentimento Em Nietzsche e o Ódio Na Internet.Rodrigo Luis Schilling - 2019 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (31).
    O filósofo alemão do século 19, Friedrich Wilhelm Nietzsche, por meio do seu método genealógico, analisou o tema do ódio e vingança trabalhando e desenvolvendo o conceito de ressentimento, que para ele tem atuação no campo fisiológico, psicológico e social e possui relação com a moral de rebanho e a sentimentos como ódio, inveja e rancor. Nietzsche irá desenvolver amplamente o conceito de ressentimento em sua obra emblemática, Para a Genealogia da moral,obra pela qual desempenha um papel central no seu (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27. Las defixionum tabellae latinas de Hispania.Luis Museros Ortiz - forthcoming - Nova et Vetera.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. A vueltas con Quintiliano, Inst. VIII 6, 53 [...] ut Caelius quadrantariam Clytaemestram et in triclinio coam, in cubiculo nolam. [REVIEW]Luis Parra García - forthcoming - Nova et Vetera.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29. Otro Jesús: Evangélios apócrifos y cultura actual.Luis Santamaría del Río - 2011 - Nova et Vetera: Temas de Vida Cristiana 35 (71):5-46.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  6
    Por uma crítica da geografia critíca.Diniz Filho & Luis Lopes - 2013 - Ponta Grossa, Paraná: Editora UEPG.
    A geografia viúva da revolução -- A impotência das teorias críticas no domínio prático e a lógica dos maus perdedores -- Das origens às novas gerações da geocrítica : a doutrinação no sistema de ensino -- A geografia escolar : doutrinação ideológica e incapacidade de desenvolver competências -- Um balanço final e um último questionamento.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  8
    Sobre a vida e a obra de Duns Scotus.Luís Alberto De Boni - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (3):7-31.
    A descoberta e publicação, durante o século XX, de inúmeros documentos manuscritos referentes a Duns Scotus, bem como o desenvolvimento de novas técnicas de pesquisa e de edição crítica de textos, trouxeram novos conhecimentos sobre esse autor. Em contra-partida, desfizeram-se algumas lendas a respeito dele. O trabalho de edição de sua obra, embora ainda não concluído, permitiu determinar o que é propriamente de sua autoria, embora não se disponha de manuscritos provenientes diretamente dele. PALAVRAS-CHAVE – História da Filosofia. Duns Scotus. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  32.  11
    “Se somos afligidos, é para vossa consolação e salvação” (2Cor 1,6a): os catálogos de perístases e o conceito de resiliência em Paulo na Segunda Carta aos Coríntios. [REVIEW]Luís Henrique Eloy E. Silva - forthcoming - Horizonte:1167.
    Este artigo tem como escopo revisitar os catálogos paulinos de perístases na segunda carta do apóstolo aos coríntios. Ali se encontra uma nova perspectiva, a partir do diálogo interdisciplinar entre bíblia, psicologia e espiritualidade, útil para a compreensão da resiliência sob a ótica cristã, como se deduz do ministério do apostolo das nações. O conceito resiliência, usado primeiramente na física e, posteriormente, na psicologia, psicanálise, e sociologia, hoje se encontra em várias abordagens hermenêuticas das realidades individuais e de grupo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  14
    A ética da revolta de Albert Camus e o ato de jogar.Gabriel Orenga Sandoval, Lucas Leonardo, Luis Felipe Nogueira Silva & Alcides José Scaglia - 2023 - Cuadernos de Filosofía Latinoamericana 44 (129).
    O jogo é entendido enquanto um fenômeno complexo, em que a ação do jogador se caracteriza pela eticidade, uma vez que, além de expressar sua subjetividade, visa à boa vida (no caso do jogo, o prazer e a vitória). Assim, o caráter ético da ação do jogador se constitui em um ambiente de jogo, local que a imprevisibilidade, a dinâmica e as novas organizações estão presentes. Dessa maneira, faz parte da função do jogador compreender o ambiente em que ele se (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  18
    Cordero, Nestor-Luis. "El extraño purificador del alma del Sofista de Platón ." Nova Tellus 35.2 : 83-95.Manuela Rondón Triana - 2018 - Ideas Y Valores 67 (167):337-339.
    RESUMEN Una vez que el foco de la reflexión pasa de las teorías ideales a la aplicación de la justicia social, centrada en las instituciones de las sociedades democráticas, se requiere prestar especial atención a los estilos de vida. Estos tienen una alta incidencia en cómo la justicia es realizada y afectan tanto a la desigualdad económica como a la disponibilidad de los recursos naturales. En nuestras sociedades es posible establecer restricciones a los estilos de vida, especialmente en aquellos casos (...)
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. A Educação Superior nas Mensagens Presidenciais da Primeira República: De Deodoro a Washington Luís, um novo Ideário Político sob Visões Novas de Mundo e de Homem.Maria Cândida de Pádua Coelho & Almir Schulz - 2005 - Quaestio: Revista de Estudos Em Educação 7 (1).
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  5
    Pensar la historia.Luis Antonio Restrepo Arango - 2000 - Medellin: Ediciones Stendhal.
  37. Mouloud, N.: Psicología y Estructuras.Alfonso López Quintás - 1973 - Pensamiento 29 (113):117.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  4
    Para comprender la experiencia estética y su poder formativo.Alfonso López Quintás - 1991 - Estella, Navarra: Editorial Verbo Divino.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  6
    Filosofii︠a︡ta v krai︠a︡ na XX vek: besedi s Pol Rikʹor, Richard Rorti, Enrike Di︠u︡sel, Rikhard Viser..Ivanka Raĭnova - 1995 - Pleven: Izd-vo EA.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  7
    The Mississippi: A Visual Biography.Quinta Scott - 2009 - University of Missouri.
    "A photographic documentation of the Mississippi River, illustrating the geographical and botanical features of the river and its wetlands.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  8
    El problema de la libertad en Gurvitch.Avelino Manuel Quintas - 2022 - Anales de la Cátedra Francisco Suárez 5:129-134.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  10
    Asseidade e orgulho: introdução à proposta de uma nova interpretação sobre a liberdade moral a partir da metafísica da vontade.Rogério Moreira Orrutea Filho - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 12 (2):e05.
    Este artigo é dividido em dez seções. Das seções 1 a 4, faz-se uma reconstrução da teoria schopenhaueriana da liberdade. Será mostrado que Schopenhauer adota uma definição negativa de liberdade, sendo esta a simples ausência de necessidade. A partir da quinta seção, mostramos que esta definição é insuficiente, pois a liberdade negativa restringe-se à inação. Em seguida, busca-se a partir de Schopenhauer uma definição positiva de liberdade. Julgamos encontrá-la na identidade entre Ser e Querer, pela qual o agente quer-se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  29
    Alfonso López Quintás, Assen Davidow, François Bonsack.Alfonso López Quintás, Assen Davidow & François Bonsack - 1988 - Philosophie Et Culture: Actes du XVIIe Congrès Mondial de Philosophie 5:609-609.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44. Metodología de lo suprasensible.Alfonso López Quintás - 2015 - Madrid: Publicaciones Universidad Francisco de Vitoria.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  5
    Rosso fiorentinos christus in forma pietatis zwischen andacht und schönheit.Alessandro Nova - 2013 - In Iris Wenderholm, Jörg Trempler & Markus Rath (eds.), Das haptische bild: Körperhafte bilderfahrung in der neuzeit. De Gruyter. pp. 95-112.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  44
    The Dialogical Roots of Deduction: Historical, Cognitive, and Philosophical Perspectives on Reasoning.Catarina Dutilh Novaes - 2020 - New York, NY, USA: Cambridge University Press.
    This comprehensive account of the concept and practices of deduction is the first to bring together perspectives from philosophy, history, psychology and cognitive science, and mathematical practice. Catarina Dutilh Novaes draws on all of these perspectives to argue for an overarching conceptualization of deduction as a dialogical practice: deduction has dialogical roots, and these dialogical roots are still largely present both in theories and in practices of deduction. Dutilh Novaes' account also highlights the deeply human and in fact social nature (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   19 citations  
  47.  70
    A Comparative Taxonomy of Medieval and Modern Approaches to Liar Sentences.C. Dutilh Novaes - 2008 - History and Philosophy of Logic 29 (3):227-261.
    Two periods in the history of logic and philosophy are characterized notably by vivid interest in self-referential paradoxical sentences in general, and Liar sentences in particular: the later medieval period (roughly from the 12th to the 15th century) and the last 100 years. In this paper, I undertake a comparative taxonomy of these two traditions. I outline and discuss eight main approaches to Liar sentences in the medieval tradition, and compare them to the most influential modern approaches to such sentences. (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   13 citations  
  48. Como Ser um Naturalista Filosófico Responsável?Luis R. G. Oliveira - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia da Religião 4 (1):9-25.
    Um alinhamento responsável à alguma versão do naturalismo filosófico requer a articulação explicita e cuidadosa de um argumento em sua defesa. Em quatro passos, o texto que segue abaixo expande e examina a validade de um argumento que é frequentemente rascunhado em favor do naturalismo. Como veremos, contudo, a versão do naturalismo que esse argumento nos permite é um pouco diferente dos naturalismos filosóficos mais populares.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49. Carnapian explication and ameliorative analysis: a systematic comparison.Catarina Dutilh Novaes - 2020 - Synthese 197 (3):1011-1034.
    A distinction often drawn is one between conservative versus revisionary conceptions of philosophical analysis with respect to commonsensical beliefs and intuitions. This paper offers a comparative investigation of two revisionary methods: Carnapian explication and ameliorative analysis as developed by S. Haslanger. It is argued that they have a number of common features, and in particular that they share a crucial political dimension: they both have the potential to serve as instrument for social reform. Indeed, they may produce improved versions of (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   40 citations  
  50.  14
    Formal Languages in Logic: A Philosophical and Cognitive Analysis.Catarina Dutilh Novaes - 2012 - Cambridge University Press.
    Formal languages are widely regarded as being above all mathematical objects and as producing a greater level of precision and technical complexity in logical investigations because of this. Yet defining formal languages exclusively in this way offers only a partial and limited explanation of the impact which their use actually has. In this book, Catarina Dutilh Novaes adopts a much wider conception of formal languages so as to investigate more broadly what exactly is going on when theorists put these tools (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   37 citations  
1 — 50 / 1000