Results for 'peregrinação'

12 found
Order:
  1.  10
    Entre peregrinação, turismo e liminaridade: a busca por lugares.Júlio Cézar Adam - 2018 - Horizonte 16 (49):66-87.
    This article reflects on the anthropological aspect of the pilgrimage, the human journey, as a metaphor for life, as a way of relating and understanding religion, spirituality, life itself and tourism as forms of pilgrimage. The pilgrimages of the Christian tradition will be analyzed, seeking to understand them of the anthropology of Victor Turner, analyzing the pilgrimage as a state of liminality and liminoid. Concretely we will look at the case of the Romarias da Terra in Brazil, as an example (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Peregrinação e alegoria: uma leitura do Compêndio Narrativo do Peregrino da América.Jean Luiz Neves Abreu - 2004 - Topoi 9:82-101.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  21
    Peregrinação e santuário: reflexões teológicas na Bíblia hebraica.Adriani Milli Rodrigues - 2019 - Horizonte 17 (52):271-299.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  50
    Delfos, um Lugar de peregrinação eurípides, íon.Maria de Fátima Silva - 2011 - Humanitas 63:89-103.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Hajj, Umrah – uma peregrinação num espaço energizado e concêntrico (Hajj, Umrah - a pilgrimage in a space energized and concentric) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p891. [REVIEW]Francirosy Campos Barbosa Ferreira - 2013 - Horizonte 11 (31):891-913.
    Este artigo trata de um dos rituais mais importantes do Islã, que é a realização do Hajj (peregrinação à Meca) e da Umrah (peregrinação menor). O Hajj é o quinto pilar da religião e deve ser feito se a pessoa tiver condição física e econômica para empreender a peregrinação de acordo com o calendário islâmico. A realização do percurso se dá em cinco dias, que devem ser cumpridos à risca. A Umrah é recomendável e pode ser feita (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  15
    O risco de não ir a Jerusalém. Lendo o Salmo 127 no contexto dos Salmos 120-134.Osvaldo Luiz Ribeiro - 2018 - Horizonte 16 (49):166-193.
    O tema do artigo é a análise retórica do Salmo 127 no contexto dos “Salmos das Subidas”. O objetivo consiste em analisar a relação retórica possível entre o sentido da composição e o desempenho processional dos peregrinos de Jerusalém. Especificamente, trata-se de perguntar pela relação entre o conteúdo do salmo e a peregrinação para Jerusalém, a que sua leitura estaria por hipótese destinada. A metodologia consiste a) em tradução do salmo, b) análise de sua posição relativa na estrutura quiástica (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    A corte em Salvador, um papa baiano e o Novo Mundo como geografia de regeneração (séculos XVII-XVIII).Maria Lêda Oliveira - 2017 - Cultura:123-155.
    Em 1732, em peregrinação à sagrada Casa de Loreto, na Itália, Antônio Dias Quaresma (16811756), natural de Salvador, deixou-se entrar em pensamentos de ser pontífice. Andarilho e leitor compulsivo, meteu-se muito cedo no universo dos livros ascéticos e místicos e passou a cogitar, a partir das suas próprias perscrutações, uma saída para regenerar a cristandade. Em si reverberam ideias ancianas, alimentadas ao longo dos séculos, conjugadas a projetos políticos que visavam dignificar a nova geografia descoberta, a exemplo da transferência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  13
    A journey from Lisbon to Rome: reading and interpretation of a eighteenth century manuscript.Maria Luísa Cabral - 2011 - Cultura:89-102.
    Ou como um manuscrito do século XVIII, que não mereceu a glória de ser publicado, constitui uma fonte documental de indesmentível interesse. Trata-se de um relato de viagem de Lisboa a Roma na segunda metade do século XVIII o qual, embora não corresponda à descrição de uma peregrinação, revela com clareza questões culturais e religiosas que atormentam o Portugal de setecentos. Um diário de viagem que ajuda a compreender, em parte, o rótulo de exótico que a Europa iluminada atribuía (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  7
    O cemitério como espaço devocional: um estudo sobre a devoção a Irmã Benigna (The cemetery as devotional space: a study about the devotion to sister Benigna).Ilza Mara Lima - 2013 - Horizonte 11 (29):381-402.
    Este artigo pretende analisar os cemitérios como espaço de múltiplas devoções, dentre elas as devoções marginais: as diversas formas com as quais as pessoas cultuam seus mortos, através de seus túmulos. As devoções que são manifestadas perante esses túmulos dentro dos cemitérios demonstram esta prática de fé, que se denomina de devoção marginal. Pessoas comuns que após a morte, ganham a veneração de fieis que lhe pedem a interseção junto ao sagrado, são cultuadas como milagreiras. Após o pedido realizado, o (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  34
    A Espiritualidade Cética ou o Budismo Acidental de “O segredo do Bonzo” de Machado de Assis.Dilip Loundo & Teresinha Vânia Zimbrão da Silva - 2014 - Horizonte 12 (35):833-850.
    The objective of the present article is to support the idea that Machado de Assis’ work conforms well to what may be called a non-religious spirituality. For that, the article’s main focus is the analysis of the short story “O Segredo do Bonzo: Capítulo Inédito de Fernão Mendes Pinto”, published in 1882’s collection titled Papéis Avulsos, where the main principles of that spirituality, which is spread all over his work, are given in a nutshell. In a first moment, we analise (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    Voltaire crítico da teologia da história.Pedro Miguel Sousa Santos - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 10 (2):133-151.
    A teologia esforça-se por repertoriar e sistematizar o que a revelação e a fé trazem ao crente sobre o problema do sentido da história, da peregrinação através do tempo da humanidade pensada em seu conjunto. Ela enfatiza, não tanto o conhecimento, mas o estado espiritual de felicidade ao qual a humanidade deve ascender antes do fim da vida na terra. Os modernos não aceitam a proposta teológica e têm por ambição descentralizar a história tradicionalmente ordenada por uma visão cristocêntrica (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  11
    Os caminhos da salvação e da condenação eternas: a presença da alegoria na História do Predestinado Peregrino e de seu Irmão Precito , de Alexandre de Gusmão.José Adriano Filho - 2015 - Horizonte 13 (37):525-541.
    The repercussions of the echoes of the Council of Trent , the Counter Reform movement, and the repercussions they had on the artistic production in the Catholic world. The pedagogical-didactic intents behind its composition are grounded on the belief that art could be an effective tool for reconverting of the faithful and for indoctrination in the values of the Catholic faith. Considering that, this paper aims at presenting the way allegory became an important tool for the interpretation and construction of (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark