Results for 'muçulmanos'

20 found
Order:
  1.  46
    Muçulmanos e Cristãos nos diálogos de Ramon Llull (1232-1316).Ricardo Da Costa - 2002 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 19:067-096.
    This article intents to analyse the manner with which Ramon Llull dialogues with the muslims of his time. I will base this in his two travels to North Africa in 1293 and 1307. I will develop theme focusing on six points: 1) Historical context of the moments of his two travels and the missionary stra tegies of this time, 2) The Llullian dialogue based in his divines dignities, its similarity to the Sufis Islamic mystics hadrasand his liturgical language, which certifies (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  34
    A nação hindu e o outro muçulmano na obra de V. D. SAVARKAR.Mirian Santos Ribeiro de Oliveira - 2015 - Horizonte 13 (38):750-770.
    Intercultural encounters generally imply dynamics of elaboration of symbolic universes by the social groups affected. Imperial domination of Asia, from the 18 th to the 20 th century, furthered the reinterpretation of existing symbolic universes, such as religious communities, as well as the creation of new modes of symbolic organization of social life, as national communities. This paper analyzes the construction of a religious-nationalist symbolic universe in a context strongly influenced by otherness. We consider the discourse on Hindu nation and (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Jihad e escravidão: as origens dos escravos muçulmanos da Bahia.Paul E. Lovejoy - 2000 - Topoi 1:11-44.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4. Ibn Khaldun (1332-1406) eo olhar muçulmano sobre a Península Ibérica.Elaine Cristina Senko - forthcoming - Filosofia.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    O campo como nómos biopolítico da modernidade e a figura do muçulmano.Lara Emanuele Da Luz & Eduardo Morello - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (1):144-153.
    O presente texto, cujo título é “O campo como nómos biopolítico da modernidade e a figura do muçulmano” tem por objetivo geral examinar a noção de campo como nómos biopolítico presente na modernidade, segundo as afirmações da obra de Giorgio Agamben, destacando a figura do muçulmano como seu habitante e como um paradigma da vida nua em oposição à forma-de-vida. Para que se possa realizar o objetivo proposto, iniciamos com a abordagem dos conceitos de vida nua e de biopolítica em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  25
    Entre a Turquia e a Pérsia: as imagens sobre os muçulmanos nas narrativas de viagem e no Iluminismo - doi: 10.4025/dialogos.v17i2.761. [REVIEW]Marina Juliana de Oliveira Soares - 2013 - Dialogos 17 (2).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  23
    As ambiguidades do direito islâmico em contextos contemporâneos (The ambiguities of Islamic law in contemporary contexts) - DOI: 10.5752/ P.2175-5841.2011v9n20p153. [REVIEW]Youssef Cherem - 2011 - Horizonte 9 (20):153-170.
    Resumo Uma das reivindicações centrais dos movimentos políticos islâmicos é cumprir ou impor a sharī'a . Mas a visão que esses movimentos têm destoa da maneira como os sistemas jurídicos muçulmanos funcionaram historicamente. A própria definição de sharī'a , sua relação com o poder político, e sua aplicação num processo que leva a uma decisão jurídica, foram simplificados durante o processo de codificação dos séculos XIX e XX, e os movimentos islamistas são herdeiros dessa concepção "ocidentalizada" de sharī'a. Frequentemente (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  18
    Convertidos ao Islã: brasileiros e portugueses (Converted to Islam: Brazilians and Portuguese) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2010v8n17p125. [REVIEW]Vera Lúcia Maia Marques - 2010 - Horizonte 8 (17):125-145.
    Desde o 11 de setembro de 2001, debates sobre o Islã foram intensificados, em busca de explicações plausíveis sobre os ataques terroristas ao World Trade Center. Foram colocadas em pauta, sobretudo nas mídias, nacional e internacional, hoje, uma das mais importantes fontes de informação e de construção dos nossos mundos cognitivos, questões sobre o que são os muçulmanos e o Islã. Motivada por esse cenário e pelo crescimento do número de muçulmanos no mundo, praticamente um quarto da população (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Islam e Occidente nel nome dell’umanesimo.Carmela Baffioni - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (3).
    O presente artigo compara algumas características bem conhecidas do humanismo ocidental com aquelas do assim chamado “humanismo muçulmano” dos séculos X-XII. A “idade de ouro” muçulmana, em suas várias facetas, construiu-se sobre uma consistente, apesar de multifacetada, base religiosa. Razões históricas e culturais demonstram sempre que a ética não é suficiente a fim de estabelecer uma base comum para o diálogo com o Islã, e que é preciso aproximar- se dele principalmente pelo viés do pensamento religioso. O re-pensar do Livro (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  3
    Os atributos de Deus no pensamento isl'mico medieval.Aicha Lahdhiri - 2022 - Perspectivas 7 (1):19-30.
    Como parte da pesquisa sobre a onipotência de Deus no Islã, deve-se recordar que esse tema é objeto de um grande debate sobre a concepção de Deus que ocupa o pensamento tanto de filósofos quanto de teólogos medievais, do século II ao século VIII d.C. De fato, o principal problema teológico deste período pode ser resumido em questões como estas: é possível conhecer a Essência de Deus através de Seus atributos? Deus pode ser conhecido por meio de Seus atributos? Os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  27
    Pregação e cavalaria no processo de expansão da cristandade latina: o papel da Ordem da Milícia de Ramon Llull.André Luis Pereira Miatello - 2017 - Horizonte 15 (48):1151.
    Este artigo reexamina o posto de Ramon Llull na história da pregação da Baixa Idade Média ocidental, tendo em vista as novas abordagens sobre o tema da pregação e sua relação com o espaço do político. Discute-se também o projeto luliano de fundação de uma Ordem militar unificada cuja finalidade era dar suporte à pregação e conversão do infiel consoante a função eclesial da cavalaria cristã. O estudo da concepção luliana de conversão do muçulmano exige uma posição metodológica cuidadosa, uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  15
    A herança Greco-árabe na filosofia de maimônides: Profecia E imaginação.Rosalie Helena de Souza Pereira - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):107-128.
    Para elaborar sua profetologia, Maimônides retoma conceitos relativos às teorias do intelecto de Al-Fārābī e de Avicena, que, por sua vez, se baseiam nas noções sobre a alma de Aristóteles. Dessa perspectiva, a Revelação divina deve ser considerada um fato natural inserido na totalidade da natureza criada por Deus. Compreender a Revelação significa, portanto, compreendê-la a partir do homem, uma vez que o profeta, apesar de se tratar de alguém que se destaca do conjunto da humanidade, é sempre um ser (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  11
    O direito e a vida dos direitos.Vicente Ráo - 1900 - São Paulo: Editora Resenha Universitária.
    Traz os diversos sistemas de direito positivo: o sistema romano, sistema germanico, sistema anglo-americano, sistema sovietico, sistema chines, sistema juridico da india, direito muçulmano, direito israelita.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  17
    Telenovela e Islã: dos estereótipos à visibilidade.Francirosy Campos Barbosa Ferreira - 2015 - Horizonte 13 (38):771-802.
    O objetivo deste artigo é apresentar reflexões sobre o núcleo muçulmano da telenovela O Clone , que foi exibido entre outubro de 2001 e junho de 2002, na Rede Globo de Televisão, tendo sua reprise iniciada em janeiro de 2011. Telenovela escrita por Gloria Perez autora conhecida pelos temas “étnicos” e de cunho social, tais como, ciganos, muçulmanos, indianos, transplante de órgãos, alcoolismo, imigração ilegal, clonagem humana. O argumento que sustento é que a novela “salvou” a comunidade islâmica brasileira (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  11
    Sobre as ambivalências do martírio.Hüseyin I. Cicek - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 66 (1):e40274.
    Quando uma vida e uma morte estão totalmente incorporadas na doutrina cristã ou muçulmana, e quem deve ter a palavra final sobre uma questão tão importante? No cristianismo e no islamismo, o martírio nunca aparece como algo independente, é sempre colocado em conexão com a bravura, o amor, a coragem e a determinação – e muito mais. O mártir é uma “espécie” específica, um crente por excelência. Que critérios devem ser cumpridos para falar de um mártir no cristianismo e no (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  9
    Minorias religiosas em Portugal: uma revisão bibliográfica.José Pereira Coutinho - forthcoming - Horizonte:765.
    Este artigo sobre as minorias religiosas em Portugal tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica dos estudos qualitativos de cariz sociológico e/ou antropológico sobre as mesmas, contribuindo, assim, para reunir e analisar os estudos referidos, para além de avaliar, no final, o estado da arte. Para o efeito, realiza-se uma análise exaustiva dos catálogos das bibliotecas das universidades, dos sites dos centros de investigação e das plataformas de dados curriculares, para se coligir as obras de cada autor doutorado, optando-se, sempre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  14
    Sibilas: a sobrevivência das profetisas pagãs no mundo cristão.Maria Cláudia Almeida Orlando Magnani - forthcoming - Horizonte:1571.
    Os mitos antigos não estão mortos. A partir desta afirmação fundamentada nas obras de autores como Warburg, Jean Seznec, Erwin Panofsky e Fritz Saxl, este trabalho pretende apontar os caminhos históricos que legitimaram a sobrevivência do mito das sibilas no mundo cristão, em sua estreita relação com a astrologia. O paganismo não renasceu após o medievo, mas esteve sempre presente no cristianismo, não só como símbolos, mas como efetiva influência essencial sobre os homens e as suas vidas. Alguns momentos históricos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  3
    A teoria política visigoda.Maria Sonsoles Guerras Martin - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):369-378.
    Os visigodos, que professavam o arianismodesde antes de seu estabelecimento na PenínsulaIbérica, converteram-se ao Catolicismo deNicéia em fins do século VI, por ocasião do mConcilio de Toledo, realizado em 589. Os vinculesentre a Igreja e o Estado, a partir deste momento,tomaram-se estreitos.A teoria política que sustentou ideologicamente oReino Visigodo, deste momento até a chegadados muçulmanos, encontra-se, fundamentalmente,nas obras de Isidoro de Sevilha e nas Atas dosConcílios de Toledo. Tais documentos serão objetode nosso estudo, que visa a reconstrução daslinhas mestras (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  13
    Hajj, Umrah – uma peregrinação num espaço energizado e concêntrico (Hajj, Umrah - a pilgrimage in a space energized and concentric) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p891. [REVIEW]Francirosy Campos Barbosa Ferreira - 2013 - Horizonte 11 (31):891-913.
    Este artigo trata de um dos rituais mais importantes do Islã, que é a realização do Hajj (peregrinação à Meca) e da Umrah (peregrinação menor). O Hajj é o quinto pilar da religião e deve ser feito se a pessoa tiver condição física e econômica para empreender a peregrinação de acordo com o calendário islâmico. A realização do percurso se dá em cinco dias, que devem ser cumpridos à risca. A Umrah é recomendável e pode ser feita em qualquer período (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  20
    Islã: práticas religiosas e culturais.Vera Lúcia Maia Marques - 2015 - Horizonte 13 (38):733-749.
    This text is a narrative that shows the fluid border between religion and culture, from my own observation at the Islamic community in Portugal. Despite the differences and complexities found in the group of Muslims in Portugal, due to its origins, to Islamic movements and strands, the Guinean Muslims will be the protagonists in this article, especially because it is a case of continuing migration in that country, which results in increase of that population in Portugal. In a way, this (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark