Order:
Disambiguations
Márcio Custódio [3]Márcio Augusto Damin Custódio [3]
  1.  25
    A interação entre a forma E a matéria em Tomás de aquino E as interações do sistema cartesiano.Márcio Augusto Damin Custódio - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (131):173-189.
    Este artigo explora a relação que Descartes estabelece com as noções de forma e de matéria do aristotelismo escolástico ao tratar da interação entre as substâncias nas correspondências com Elisabeth, Gassendi e Arnauld. Partindo do exemplo do peso utilizado por Descartes em diversas cartas, traça-se uma relação de identidade entre a noção de forma em Tomás de Aquino e de pensamento em Descartes, assim como se traça a crítica à noção de forma, entendida como qualidade oculta, para os corpos inanimados. (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    O Projeto dos Transcendentais em De veritate I, 1.Márcio Augusto Damin Custódio - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    Este artigo apresenta a disputa sobre a interpretação de _De veritate_ I, 1, de Tomás de Aquino. Primeiro, mostra como a noção de transcendentais, especialmente neste texto, está sob escrutínio. Na sequência, apresenta duas outras interpretações, uma que entende que o _De veritate _lida com a definição de verdade, e outra que entende que ele lida somente com a relação entre a verdade e o intelecto humano. O artigo apresenta elementos que sugerem um projeto pela doutrina dos transcendentais em _De (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  29
    The value of currency in Oresme and Copernicus.Márcio Augusto Damin Custódio & Sueli Sampaio Damin Custódio - 2015 - Scientiae Studia 13 (4):731-757.
    RESUMO Este artigo apresenta a noção de valor aplicado à análise da moeda, elaborada por Nicole Oresme, em 1355, e Nicolau Copérnico, em 1526. Mostramos que, para os autores, o valor da moeda deve ser estável e determinado pela comunidade em atividades de compra e venda. Também mostramos como esses autores opõem-se à instabilidade do valor, especialmente a desvalorização promovida pelo governante. Argumentamos que ambos os autores criam sistemas de medição e controle do valor da moeda em tempos de turbulência (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark