Order:
  1. A Derrota da Intolerância?!Joel Birman - 2000 - In Paulo Amarante (ed.), Ensaios: subjetividade, saúde mental, sociedade. Rio de Janeiro, RJ: Editora Fiocruz.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A psiquiatria como discurso da moralidade.Joel Birman - 1978 - [Rio de Janeiro]: Graal.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Interpretação psicanalítica e intersubjetividade.Joel Birman - 1985 - Cadernos de História E Filosofia da Ciência 8.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  4
    L'éclipse du sujet et de la singularité dans le discours de l'évaluation.Joel Birman - 2011 - Cahiers Internationaux de Sociologie n° 128-129 (1):217-244.
    Résumé Cet essai propose une lecture critique du processus d’évaluation qui a lieu actuellement dans les champs de la recherche scientifique et de l’université. Cet essai précise la relation intime que ce processus établit avec le discours de la gestion et l’ordre social institué par le néolibéralisme. Il soutient que par les effets produits dans le champ de la pensée, c’est le sujet et la singularité qui sont en cause dans la contemporanéité.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  5
    O sujeito na contemporaneidade: espaço, dor e desalento na atualidade.Joel Birman - 2012 - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
    Segundo a obra, algo de fundamental aconteceu nas categorias constitutivas do sujeito, redirecionando então as linhas de força do seu mal-estar. É no quadro estrito desse contraste que se inscreve a espinha dorsal deste livro. Sem deixar de levar em conta a situação socioeconômica e cultural, mas focalizando nas formas de mal-estar que assaltam o sujeito, Birman faz uma análise acurada das linhas de forças em jogo nesta passagem de um sujeito da modernidade para o sujeito.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  13
    A irredutibilidade ética do sujeito: Lacan entre Kant e Sade.Tatiane De Andrade & Joel Birman - 2021 - Revista de Filosofia Aurora 33 (58).
    Escrito em 1963, três anos depois do seminário sobre A ética da psicanálise, o texto de Jaques Lacan, Kant com Sade, possibilita férteis discussões a respeito da prática analítica. Quais os limites desta prática? Qual é a razão que a sustenta? A prática analítica é um saber, uma ética ou uma terapêutica? Quais os pressupostos que orientam a sua ação? É evidente que não dispomos de condições necessárias e suficientes para respondermos a tais perguntas no limite de um artigo, tampouco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark