Results for 'Expressivismo'

7 found
Order:
  1.  17
    Verificacionismo, Expressivismo, Inferencialismo.Marcos Silva - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e38430.
    O artigo aplica tópicos do inferencialismo semântico de Brandom para iluminar o verificacionismo do Wittgenstein Intermediário, como o papel expressivista da negação, o holismo semântico do inferencialismo e a não-redutibilidade de relações conceituais de incompatibilidade em termos de relações puramente formais. Para tanto, introduz uma leitura normativa do problema da exclusão de cores e do seu impacto no meio notacional tractariano como motivação para o verificacionismo e suas relações com o inferencialismo e o expressivismo. Finalizo mostrando que o poder (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  17
    As origens do expressivismo e o ponto de Geach.César Schirmer dos Santos - 2018 - Dissertatio 47 (S6):3-26.
    O expressivismo sobre autoatribuição de estados mentais tem respostas aos desafios semânticos que costumam ser aglomerados de “o ponto de Geach”? Nossa proposta, nesse artigo, é empregar o princípio de caridade interpretativa para apresentar o expressivismo como uma posição maximamente plausível. A partir dessa postura, esperamos dar evidências suficientes de que o expressivismo tem uma explicação plausível para o acesso que cada um tem aos seus próprios estados mentais conscientes presentes.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  12
    Antirrealismo e Expressivismo Lógico.Acácio Ferreira & Marcos Silva - 2021 - Principia: An International Journal of Epistemology 25 (1).
    Em sua obra, Robert Brandom apresenta uma teoria expressivista da lógica. Segundo o autor, a lógica tem o papel expressivo de tornar explı́citas as relações inferenciais implı́citas em nossas práticas linguı́sticas. Estas relações inferenciais conferem conteúdo aos conceitos. Neste artigo, exploraremos a tese de que o expressivismo lógico de Brandom é uma teoria antirrealista acerca da lógica. Realistas lógicos costumam defender a existência independente de fatos lógicos em relação a nossas práticas cognitivas e linguı́sticas, de modo que a lógica, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Novas formas do expressivismo: ecumenismo e quase-realismo.Idia Laura Ferreira - 2019 - Filosofia Unisinos 20 (1).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. As origens do expressivismo e o ponto de Geach.César Schirmer Dos Santos - 2018 - Dissertatio:3-26.
    Our question, in this paper, is about the plausibility of the expressivist account of one’s self- attribution of mental states. More to the point, we will strictly follow the principle of charity as a mean to show that an expressivist philosopher can have good and reasonable answers to the set of objections put together in so called “Geach’s point”. Using this method, we hope to give enough evidences that an expressivist philosopher has enough resources to build a plausible explanation for (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  17
    Why the Frege-Geach problem does not refute expressivism.Oliver Hallich - 2014 - Dissertatio 39:43-54.
    É assumido com frequência que o chamado "argumento Frege-Geach" refuta o expressivismo, ou seja, a visão de que sentenças morais não são primariamente fatos situados, mas expressam atitudes ou emoções. Neste trabalho, tento refutar essa suposição e demonstrar que o argumento de Frege-Geach não representa uma ameaça séria para o expressivismo. Depois de uma apresentação inicial do argumento Frege-Geach, eu tento abrir o caminho para uma defesa do expressivismo por meio do delineamento do que o expressivista tem (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  7.  14
    Expression, description, and conscious belief.Javier Vidal - 2014 - Ideas Y Valores 63 (154):85-106.
    Se trata de revisar el expresivismo respecto a emisiones de la forma "Creo que p". El expresivista sostiene que una emisión de "Creo que llueve" es una expresión, y no una descripción, de la creencia de que llueve. Se propone una variación del expresivismo según la cual una emisión así expresa la creencia consciente de que llueve, en el sentido de la teoría de la conciencia de Brentano: una creencia consciente de que llueve tiene el contenido de que llueve y (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark