Results for 'Cristandade'

12 found
Order:
  1.  19
    A divisão da cristandade: da reforma protestante à era do iluminismo - Resenha.Claudia Danielle Andrade Ritz - 2016 - Horizonte 14 (44):1665-1674.
    Livro: DAWSON, Christopher. A divisão da cristandade : Da reforma protestante à era do iluminismo. São Paulo: É Realizações Editora, 2014.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. A Cristandade medieval entre o mito ea utopia.Francisco José Silva Gomes - 2002 - Topoi. Revista de História. Rio de Janeiro: Ppghis da Ufrj/7 Letras 5:221-231.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  5
    Europa ou Cristandade.Massimo Cacciari - 2004 - Revista Portuguesa de Filosofia 60 (2):453 - 472.
    A interrogação filosófica que caracteriza a cultura europeia e que determina o próprio desenvolvimento técnico-científico nasce do carácter intrinsecamente problemático-paradoxal da sua "teologia", da interpretação que essa procura oferecer, desde as suas origens, do nexo entre o Deus veterotestamentário e a figura de Jesus. A inquietude da interrogação, que torna "interroganda" a própria verdade desta Revelação, faz da fé cristã qualquer coisa de dificilmente comparável com a dos outros grandes monoteísmos da "familia" de Abraão. Aparadoxalidade desta fé, que encerra em (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  16
    Pregação e cavalaria no processo de expansão da cristandade latina: o papel da Ordem da Milícia de Ramon Llull.André Luis Pereira Miatello - 2017 - Horizonte 15 (48):1151.
    Este artigo reexamina o posto de Ramon Llull na história da pregação da Baixa Idade Média ocidental, tendo em vista as novas abordagens sobre o tema da pregação e sua relação com o espaço do político. Discute-se também o projeto luliano de fundação de uma Ordem militar unificada cuja finalidade era dar suporte à pregação e conversão do infiel consoante a função eclesial da cavalaria cristã. O estudo da concepção luliana de conversão do muçulmano exige uma posição metodológica cuidadosa, uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  18
    O teo-politico na dominação colonial (Theo-politics of colonial domination) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2009v7n15p32.Eduardo Gusmão de Quadros - 2009 - Horizonte 7 (15):32-52.
    Este artigo pretende fundamentar o conceito teo-político na análise do regime colonial estabelecido na conquista da América. Estudando a construção do Padroado na península Ibérica, buscamos identificar como a crença, o poder, a doutrina eclesiástica e o direito civil estão articulados, tanto na Europa quanto no Novo Mundo. Com esse roteiro básico, chegamos ao estudo do Regalismo desenvolvido pelos pensadores ligados ao Estado. Demonstramos ainda que as idéias dos teólogos que pensaram a relação igreja e Estado no século XVIII não (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  21
    Evangelizar em mundo plural: paróquias evangelizadoras?Cleto Caliman - 2007 - Horizonte 5 (10):32-42.
    Resumo A missão da Igreja é evangelizar: anunciar ao mundo a boa-nova do Reino de Deus, levando adiante a missão de Jesus. O presente artigo parte da pergunta: em que condições, no mundo pluralista de hoje, a paróquia é uma estrutura que ajuda a evangelização? O mundo em que vivemos não é mais homogêneo, como era o da cristandade. Ele é pluralista. Temos que contar com ele no século XXI. Pretendemos focalizar, especificamente, a paróquia, confrontando-a com a nossa pergunta: (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  4
    A corte em Salvador, um papa baiano e o Novo Mundo como geografia de regeneração (séculos XVII-XVIII).Maria Lêda Oliveira - 2017 - Cultura:123-155.
    Em 1732, em peregrinação à sagrada Casa de Loreto, na Itália, Antônio Dias Quaresma (16811756), natural de Salvador, deixou-se entrar em pensamentos de ser pontífice. Andarilho e leitor compulsivo, meteu-se muito cedo no universo dos livros ascéticos e místicos e passou a cogitar, a partir das suas próprias perscrutações, uma saída para regenerar a cristandade. Em si reverberam ideias ancianas, alimentadas ao longo dos séculos, conjugadas a projetos políticos que visavam dignificar a nova geografia descoberta, a exemplo da transferência (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    A moralização do clero castelhano no século XIII.Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva - 1995 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 40 (159):559-576.
    O N Concilio de Latrão, realizado em 1215, foi para a Igreja Ocidental o mais importante do período medieval. Seus 70 cânones apresentam uma síntese do projeto de reforma eclesial liderado pelo Papado, em vias de implantação desde meados do século XI, e que visava, dentre outros pontos, a moralização do clero. Contudo, qual foi o impacto destas regulamentações canônicas nas diversas regiões da Cristandade? Como tentativa de resposta parcial a tais questões, optamos por um estudo de caso: o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  19
    O programa étic0 antoniano para O clero regular.José Antônio de C. R. De Souza - 1999 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 44 (3):579-592.
    O presente trabalho analisa o programaético de santo Antônio no que se refere aomodo de vida do clero regular. O texto básico é odos 'Sermones dominicales' e dos 'Sermonesfestivi'. Neles percebe-se que, para o santo.oclero secular, o clero regular, os leigos e a 'SocietasChristiana' precisavam de uma reforma doscostumes, de acordo com a reforma pastoral,moral e religiosa proposta pelo N Concilio deLatrão para toda a Cristandade, e implementadapelos papas Honório III e Gregório IX,tendo como agentes pastorais os dominicanos eos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  2
    A ética cristã a partir de uma leitura de Hegel e Nietzsche.Adilson Felicio Feiler - 2017 - Griot : Revista de Filosofia 16 (2):25-35.
    A aproximação que apresentamos entre Hegel e Nietzsche não é uma reconciliação entre ambos, mas uma investigação da crítica que ambos fazem com relação a moral cristã, ou seja, do destino que o Cristianismo assumiu a partir da "tradição cristã", resultando no afastamento de seu espírito. Esse afastamento se dá a partir da cristalização de suas doutrinas em dogmas, implicando num estranhamento de Deus. Nietzsche lê este estranhamento através da moral, portanto uma falsificação do verdadeiro espírito cristão pela cristandade.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  36
    Exu: sagrado e profano.Alexandre De Oliveira Fernandes - 2017 - Odeere 2 (3).
    Nosso estudo retoma contribuições de Georges Bataille, Pierre Verger, Edgar Morin, Ronilda Iyakemi Ribeiro, Stefania Capone, Monique Augras com vistas a discutir Exu, deus nagô e dos terreiros de umbanda, ambíguo e paradoxal, macho e fêmea, sagrado e profano. Responsável pela ordem do universo tem caráter virulento, atrevido e sem vergonha. Vindo ao mundo com um porrete mágico, metonímia de seu falo ereto, choca o decoro, a moral e a cristandade. Constrange os proscritos e as normas, embaralha as dicotomias (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  10
    A Neoescolástica e o pensamento conservador católico do século XIX: uma leitura histórico-teológica.Victor Clemente Muller - 2017 - Revista de Teologia 11 (19):118-129.
    O objeto da discussão se propõe a buscar na origem do pensamento conservador do XIX e na sua relação com a teologia neoescolástica à chave interpretativa da renovação eclesial e teológica proporcionada pelo Concilio Vaticano II. A vinculação entre teologia e dogmática católica e sua relação com o pensamento conservador pretendem assegurar o retorno a um ideal da cristandade através de uma oposição cerrada com uma filosofia combativa e uma teologia dogmática “antimodernista”. Por um lado, o pensamento conservador alcança (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark