Results for ' Informação.'

530 found
Order:
  1.  8
    Logeion: Filosofia da Informação.Editores Logeion: Filosofia da Informação - 2014 - Logeion Filosofia da Informação 1 (1):1-5.
    Editorial de apresentação da Logeion: Filosofia da Informação.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  8
    Informação e Ideologia: Diálogos Filosóficos No Âmbito Do Proselitismo Informacional.Jonathas Luiz Carvalho Silva - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):72-89.
    Aborda relações entre informação e ideologia no âmbito do conceito de proselitismo informacional. A seguinte pergunta é formulada como ponto partida: como se constitui conceitualmente o proselitismo informacional considerando suas características e perspectivas de ação? O objetivo do estudo é discutir sobre as relações entre os conceitos de informação e ideologia nos meandros da construção filosófica em Marx, Mannheim, Thompson e Bakhtin, com o intuito de compreender a fundamentação analítico-conceitual do proselitismo informacional. A metodologia foi construída no contexto da pesquisa (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  9
    Trabalho, Informação e Conhecimento: Relendo Marx Na Era da Informação.Rodrigo Moreno Marques - 2015 - Logeion Filosofia da Informação 2 (1):47-71.
    Dentre os problemas que têm norteado nossas investigações, duas indagações ganham destaque. Como a informação e o conhecimento estão inseridos no arcabouço teórico de Karl Marx? Que janelas o pensamento de Marx nos abre para discutir do papel da informação e do conhecimento no universo do trabalho, na atualidade? Fazendo dessa perspectiva objeto de pesquisa, busca-se apreender a inserção da informação e do conhecimento no arcabouço teórico marxiano, tendo como referências principais O Capital, Teorias da mais-valia e Capítulo VI Inédito. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    Informação no ‘mundo 3’ de popper : epistemologia do conhecimento objetivo e ciência da informação.José Claudio Matos - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:463-481.
    Este estudo reflete sobre fundamentos epistemológicos da ciência da informação. Segue métodos compatíveis com a reflexão epistemológica, baseia-se numa pesquisa bibliográfica de autores e temáticas relevantes à construção do argumento. Analisa os trabalhos recuperados mediante a interpretação crítica de suas teses. A hipótese que mobiliza a discussão é a de que a teoria objetiva do conhecimento, da qual resulta a noção de ‘mundo 3’ de Karl Popper, tem consequências relevantes para uma concepção epistemológica da informação e, consequentemente, da ciência da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  11
    Informação editorial.Editor Principia - 2009 - Principia: An International Journal of Epistemology 13 (2).
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  14
    Informação.Frank Thomas Sautter - 2021 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 65 (3):e37290.
    Formulações da validade dedutiva clássica costumam recorrer explicitamente a modalidades: por exemplo, um argumento é classicamente dedutivamente válido se, e somente se, necessariamente se as premissas forem verdadeiras, a conclusão também é verdadeira. Não é possível abolir completamente esse apelo ao discurso modal, porque a lógica clássica é o domínio das possibilidades. Não obstante, pode-se, por intermédio de uma semântica informacional, evitar que o usuário da lógica clássica tenha de manipular modalidades, ainda que elas estejam, de algum modo, imbricadas nos (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  11
    Informação E novas ferramentas à pesquisa.Everson Luiz Zingano Júnior - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):277-281.
    Ao longo dos séculos as ferramentas de trabalho evoluíram constantemente e as ferramentas que se destinam à manipulação de informações não são diferentes. O surgimento da Informática e de recursos e conceitos que a impulsionaram, corno o computador pessoal, a interface gráfica e a multimídia, revolucionaram os processos tradicionais de criação e disponibilização de informações. O Folio Views é um exemplo de ferramenta de informação de última geração e está sendo utilizado pelo Projeto Integrado Urbanidade e Cidadania.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  11
    Papel da Informação e as Vertentes Do Poder.Tatiely Mayara de Oliveira Neves & Hildenise Ferreira Novo - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):162-181.
    A informação e o poder exercem influência na sociedade, pois um retroalimenta o outro, visto que ambos fazem parte do desenvolvimento das sociedades. No decorrer da história brasileira, avanços e retrocessos motivados por esses dois aspectos, agregados à precarização da educação pública, transformaram a realidade do país. O objetivo deste estudo é discutir sobre a relevância dos pesquisadores que se dedicam em prol do desenvolvimento científico e tecnológico, que resistem às estratégias econômicas governamentais, especialmente quando os investimentos em Ciência e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  12
    Autoinseminação e Informação a Educação Transforma Vidas.Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Luiz Felipe Barbosa de Souza & Rebecca Linda dos Santos Souza - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8 (8).
    Neste capítulo demonstra-se a importância da educação cidadã para a vida de cada indivíduo que opta pela prática da autoinseminação, pois por meio das informações adquiridas, as pessoas teriam uma Competência Crítica em Informação, desenvolvendo dessa forma, certo entendimento de possíveis consequências e efeitos da técnica da Autoinseminação, fato que poderia levá-las à procura por técnicas mais seguras para satisfação do desejo de ter um filho. É exposto durante todo o embasamento que, quanto mais se conquista clareza e explicações através (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  4
    Competência em informação para a igualdade racial.Gleyce Kelly Alves Sousa, Erinaldo Dias Valério & Arthur Ferreira Campos - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):128-144.
    Informa que a competência em informação são habilidades que o sujeito exerce para o uso, a busca e a avaliação da informação. Discute sobre a competência em informação, no campo das relações raciais, das (os) estudantes da Faculdade de Informação e Comunicação na Universidade Federal de Goiás, a fim de colaborar com a agenda antirracista. Realiza pesquisa básica, exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa. Utiliza como instrumento de coleta de dados questionário, aplicado via Google Forms. Aponta que as (os) discentes (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  11
    Usuário e recuperação da informação.Oswaldo Francisco de Almeida Junior & Rodrigo Rabello - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:482-495.
    No âmbito da Biblioteconomia e da Ciência da Informação o usuário é visto, em teoria, como a direção, como o norteador de todas as ações desenvolvidas pelos equipamentos informacionais. Esse é apenas um discurso, destoante da prática do profissional bibliotecário em seu trabalho com a informação. O usuário, a partir dessa concepção, é entendido como o sujeito principal do processo não só de referência, mas abrangendo todas as ações das bibliotecas ou, ampliando, dos equipamentos informacionais. Um pretenso encobrimento das interferências, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Princípios à Filosofia da Informação.Ramon Ordonhes - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 8 (1):46-60.
    As discussões e problemas que surgem a uma área em desenvolvimento, tal como se deu à Ciência da Informação, ensejam uma tarefa teórica “filosófica”, que se acomodaria, como dimensão fundamental deste campo de pesquisa, em debates cujas concepções e consequências discursivas escapam às formas com que se lidaria, cotidianamente, com o objeto de interesse da área e seus respectivos pressupostos. Nesse âmbito, visto como primordial, se colocariam em questão os alicerces e princípios que assegurariam o trabalho e a delimitação conceitual (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  8
    Informação e Ambientes Organizacionais: Ensaio Sobre a Din'mica Dos Ambientes Informacionais Nas Organizações.Antonio Rodrigues de Andrade, Catarina Roseira & Aldo de Albuquerque Barreto - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):104-119.
    O termo informação ganhou relevância preponderante nas décadas finais do século passado, quando, a explosão informacional, potencializada pelas tecnologias emergentes, fez com que o seu tratamento ganhasse nova dimensão, devido ao seu ritmo cada vez mais crescente. A informação é um elemento fundamental das empresas que procuram a conquista da vantagem competitiva. Para utilizá-la de forma estratégica é importante saber que informações são adequadas, deixar as informações disponíveis e acessíveis, saber as informações relevantes, sua origem e a quem endereça-las e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  2
    Política de informação.Roberto Unger - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):131-144.
    Trata-se de uma revisão narrativa da literatura cujo foco está voltado para aspectos históricos temporais da política de informação, não relacionando objetivamente com os numerosos estudos, definições e conceituações do tema. O objetivo está voltado para as facetas de poder, comunicação e controle que permeia boa parte da literatura encontrada, o que fortalece essa atividade eminentemente política como prática de governo. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados Web of Science, Science Direct, JStor, e o repositório informacional Google (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  8
    Informação Editorial.Otávio Bueno - 2008 - Principia: An International Journal of Epistemology 12 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  26
    Ciência da informação e privacy by design.Jonas Ferrigolo Melo, Moisés Rockembach & Armando Manuel Barreiros Malheiro da Silva - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):124-143.
    Este artigo apresenta o mapeamento das possibilidades de pesquisa no âmbito da Ciência da Informação (CI) que tratam sobre o conceito de Privacy by Design (PbD). Se busca responder como a CI e os usos da teoria do PbD podem influenciar no alcance de maior privacidade aos usuários de sistemas de informação desde a concepção de produtos científicos até a pesquisa aplicada. Para responder esta pergunta, foram analisados 202 artigos, que balizaram a composição do mapa de possibilidades de pesquisa. O (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  6
    A Informação Entre Sentido e Validade: Glosas Reconstrutivas.Vinícios Souza de Menezes - 2016 - Logeion Filosofia da Informação 2 (2):8-39.
    Trata-se de um encontro dialogal da virada pragmático-linguística filosofia com a informação e a teoria crítica da sociedade. O escopo de tal encontro é a busca pelas possibilidades férteis que a teoria crítica da sociedade pós-virada linguística oferece para os estudos sociais da informação, em especial, o método da reconstrução racional, cujo propósito reconstrutivo traz consigo dois conceitos fundamentais que se assemelham e coexistem com as ações prático-cognitivas da informação: sentido e validade. Versa acerca de um encontro público entre as (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  18
    Regime de informação polifônico.Gerson Moreira Ramos Junior & Patrícia Veronesi Batista - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:349-359.
    O intuito do presente trabalho é discutir o uso do termo desinformação pelo campo da Ciência da Informação (CI). A palavra, desinformação, passou a ser utilizada nos últimos anos – mais notadamente após a eleição de Donald Trump a presidência dos Estados Unidos da América, cargo que ocupou entre os anos de 2016 a 2020 - para caracterizar um comportamento pautado no compartilhamento de notícias falsas via redes sociais digitais, majoritariamente, e, por meio de técnicas de comunicação que almejam fazer (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  12
    Competência Em Informação e Os Desafios Para a Sua Democratização.Maria da Graça Gomes Almeida - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9 (2):144-156.
    Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da educação para a informação em diferentes contextos e etapas da vida humana, com vistas à consolidação da aplicação prática e democratização da competência em informação na sociedade brasileira, que, ainda, carece de atenção e novos esforços. Apoiadas na literatura da Ciências da Informação e áreas afins, a exemplo de Kuhlthau (2001), ACRL(2016), Belluzzo (2017), Dudziak (2005, 2016), Pereira e Alcará (2020), Menze (1981) e Le Boterf (2000, 1982), as reflexões apresentadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  2
    Menos informação é melhor do que mais: Um puzzle sobre a teoria da titularidade de Nozick.Aluizio Couto - 2017 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 16 (2):289-302.
    Minha intenção neste artigo é mostrar uma tensão na teoria da titularidade nozickiana. A tensão é entre a aplicação do princípio de retificação em condições epistêmicas ideais e as duas primeiras cláusulas da teoria. Para tanto, mostro que a aplicação do princípio nas condições acima descritas acarreta um resultado teoricamente estranho: ele é mais bem aplicado sob relativa ignorância do que em condições ideais, o que provavelmente indica que a teoria de Nozick é exageradamente rígida. A sugestão de fundo é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  21
    Informação editorial.Revista Principia - 2014 - Principia: An International Journal of Epistemology 18 (1):00.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  7
    Ciência da Informação à luz da epistemologia da complexidade.Laís Lupim Santos Gomes, Gleice Pereira & Lucileide Andrade de Lima do Nascimento - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):165-180.
    Para o profissional da informação, é necessário compreender como seus objetos de estudo se interligam, pois esta interligação é parte essencial na construção diária do saber científico. Além disso, é também a base para que estes conhecimentos possam ser aplicados na prática profissional. A interdisciplinaridade é a essência dessa questão, pois permite a união de diversas áreas do saber para que se consiga entender os fatos ocorridos. A Teoria da Complexidade também vem de encontro a essa necessidade de inter-relação entre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  7
    Dialética e Representação da Informação.Sale Mário Gaudêncio, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque & Gisele Rocha Côrtes - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):109-130.
    Apresenta investigação sobre a relação entre a Representação da Informação e a Dialética, demonstrando que enquanto campos de estudos podem contribuir para um repensar da forma como o conhecimento pode se estabelecer. Traz como questão-chave: Por qual motivo devemos fazer uso dos princípios que regem a Dialética para representar cibercordéis? Para responder a esse problema de pesquisa, tem-se como objetivo geral: Apresentar a Dialética como uma proposta teórico-metodológica capaz de auxiliar no processo de Representação da Informação de cibercordéis. Metodologicamente, a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  5
    Mediação da informação em presença.Rodrigo Rabello - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):62-90.
    Objetiva apresentar a proposição de mediação da informação “em presença” numa dimensão cosmopolítica. Para tanto, aborda contextos de mediação da informação e suas implicações para pesquisa, formação e atuação profissional no campo da ciência da informação e apresenta o alcance das associações entre atores humanos e não-humanos, evidenciando a agência de implicadores e implicados. Situa docente-pesquisador e profissional de informação como implicadores, e usuário e não-usuário de informação como implicados, em modos de mediação tradicional ou contemporâneo. Problematiza essa composição inicial (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  7
    Informação e Comunicação nas Teorias de J. Habermas e N. Luhmann.Flavio Beno Siebeneichler - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5:37-48.
    O presente trabalho está amparado na hipótese segundo a qual os conceitos de comunicação, informação e intersubjetividade constituem divisores de águas entre as teorias de Niklas Luhmann e Jürgen Habermas. Mesmo assim, e, inclusive, devido à distância que separa os dois projetos teóricos, eles podem ser tomados como perspectivas teóricas extremamente úteis para uma melhor compreensão do homem e da sua sociedade.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26. Biblioteconomia e ciência da informação (bci) como filosofia da informação aplicada: uma reavaliação.Luciano Floridi - 2010 - InCID: Revista de Ciência da Informação E Documentação 1 (2):37-47.
    O autor responde às críticas feitas a sua proposta de que a Filosofia da Information (FI) deveria substituir a Epistemologia Social como uma disciplina filosófica que melhor atende os fundamentos conceituais para a Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI). Sugere que a crise de identidade por que tem passado a BCI é oresultado natural de uma busca justificada mas ociosa por uma parceria filosófica que emergiu só recentemente: nomeadamente, FI. O desenvolvimento da BCI não deveria depender de uma teoria emprestada (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  7
    Uma reflexão filosófica-interdisciplinar sobre ética da informação.Gabriel Fefin Machado & Juliana Moroni - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6850.
    O objetivo deste trabalho é investigar a natureza ontológica e epistemológica do conceito de informação, focalizando inicialmente a Filosofia e Ética da Informação (EI), propostas por Floridi (1999; 2002; 2004; 2011; 2016), cujo fundamento teórico servirá de suporte para reflexões acerca da inteligência artificial generativa (IAGen), mais especificamente, o ChatGPT. O conceito de informação será abordado a partir de três vertentes na perspectiva filosófico-interdisciplinar: (1) realismo informacional, (2) ecologia informacional e (3) semântica informacional, segundo Gonzalez, Nascimento & Haselager (2004). A (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  10
    Mediação da informação e ação comunicativa Habermasiana.Marli Batista Fidelis & Henriette Ferreira Gomes - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):91-111.
    Reflete sobre o potencial da mediação da informação como via de fortalecimento para o mundo social da vida ante ao processo colonizador do mundo dos sistemas, considerando as atuais demandas sociais em âmbito informacional. A Ciência da Informação é cada vez mais convidada a encontrar caminhos para refletir sobre seu objeto como motor do desenvolvimento cultural e fortalecimento do mundo social da vida, de maneira a reafirmar seu lugar enquanto ciência social. Desse modo, a mediação da informação, estando presente em (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    presença de Habermas na ciência da informaçao no Brasil.Isa Maria Freire - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:222-237.
    Esta é a terceira vez que tenho a honra de participar dos Colóquios Habermas, o qual tem propiciado aos pesquisadores da Ciência da Informação, no Brasil, um encontro com o pensamento do filósofo e sociólogo Jürgen Habermas. No processo, aprendi com meus colegas pesquisadores e entrei na rede de conexões conceituais que tece o fio de Habermas no tear conceitual da Ciência da Informação, no Brasil. Começou em 2020, quando compartilhei o resultado de exercício sobre o conceito de esfera pública (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  8
    O Acesso Aos Documentos Com Ou Sem o Uso da Tecnologia da Informação.Ana Suely Lopes & Jorge Pedro Sousa - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):171-185.
    O presente artigo propõe-se a analisar as vantagens do acesso aos documentos digitais e ao mesmo tempo, apontar desafios encontrados ao pesquisar em documentos impressos. Neste intuito, discorre-se brevemente sobre uma experiência vivida ao pesquisar em acervos físicos e digitais em bibliotecas portuguesas. Como fundamentação teórica, busca dar ênfase aos documentos de valor histórico e ressaltar a relevância do uso da tecnologia no acesso à informação. Como resultado, o estudo permitiu constatar que o uso da tecnologia da informação aplicada ao (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  11
    Sobre o político da informação.Jackson da Silva Medeiros - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:549-562.
    O trabalho busca suscitar questões e inferências sobre a utilização de plataformas digitais de comunicação, como conformações capitalistas entendendo que esses ambientes agem na incorporação de significações, com seus sentidos, na mediação de um sistema ideológico-discursivo que age nos sujeitos e na sociedade. Para tal, situa a informação como um dispositivo, um infômato que sempre medeia e armazena e é capaz de formar e ser formada, alicerçada em conjuntos de pertencimentos em contínuos significados compartilhados. Reflete sobre a compreensão discursivo-ideológica da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  11
    Regime de informação, dataísmo e niilismo – Byung-Chul Han e a tese de uma nova configuração do niilismo no século XXI.José Fernandes Weber - 2023 - Revista Dialectus 30 (30):181-188.
    O livro Infocracia. Digitalização e a crise da democracia, do filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, traduzido por Gabriel Salvi Philipson e publicado pela Editora Vozes em 2022, retoma e aprofunda alguns dos problemas característicos do pensamento do autor tratados em obras anteriores, particularmente ligados à crítica das novas configurações da vida e da subjetividade na sociedade da informação. Suas publicações podem ser lidas como uma radiografia da contemporaneidade, um dos motivos, associado ao seu estilo de escrita, para a celebridade do autor (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  12
    Estudos humanísticos da informação.Clovis Ricardo Montenegro de Lima, Ana Gabriela Clipes Ferreira, Tirza Rodrigues & Nelson Salomão - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10:387-405.
    Neste artigo apresenta-se a proposta de estudos humanísticos da informação, particularmente a partir das observações do filósofo holandês Harry Kunneman. Esse trabalho se inicia com a investigação e a discussão da noção hegemônica do que é Informação dentro da Ciência da Informação, vinculada a sua origem funcionalista. Nesta discussão cabe destacar na demarcação do conceito de informação a teoria matemática da comunicação e das teorias de sistemas. As limitações das abordagens funcionalistas da Informação tem como resposta a busca e o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  10
    As tecnologias da informação e comunicação e sua relação com o ensino de filosofia nas escolas contempor'nea.Ronald Souza da Silva Souza - 2024 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (28):82-104.
    A humanidade vive hoje um processo de aceleração das informações, imagens, conteúdos, pesquisas, tudo em tempo célere e dinâmico, haja visto as contribuições trazidas pelo avanço das tecnologias na atualidade. Percebemos, pois, que as informações vindas por esse canal de desenvolvimento, são uma poderosa ferramenta de construção e formação da sociedade contemporânea. Partindo desse princípio, o presente artigo, tem como objetivo responder alguns questionamentos inerentes aos avanços tecnológicos, bem como seus contributos e problemas causados com a má utilização dessa ferramenta, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  9
    O olhar teórico sobre as fontes de informação e o universo literário e biográfico de Clarice Lispector.Sanielly Ianar Alves Lima & Roberia de Lourdes de Vasconcelos Andrade - 2021 - Logeion Filosofia da Informação 7 (2):145-164.
    As fontes de informação são instrumentos que potencializam o conhecimento. Assim, este artigo aborda o universo teórico das fontes de informação no âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Apresenta conceitos e as tipologias informacionais, suas características e o seu papel social, especificamente a biografia. Estabelece a correlação entre o estudo das fontes de informação e a literatura de Clarice Lispector, descrevendo o caráter literário e biográfico de sua obra. Expõe os apontamentos da crítica literária quanto à obra clariceana e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Direito à informação nas relações de consumo de produtos alimentícios no atacado E no varejo: Particularidades sobre composição, características, preço E quantidade do produto.Joaquim de Assis Úrsula Júnior & Rafael Heider Barros Feijó - 2014 - Revista Fides 5 (1):141-157.
    DIREITO À INFORMAÇÃO NAS RELAÇÕES DE CONSUMO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS NO ATACADO E NO VAREJO: PARTICULARIDADES SOBRE COMPOSIÇÃO, CARACTERÍSTICAS, PREÇO E QUANTIDADE DO PRODUTO.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. A competência em informação no enfrentamento ao plágio no ambiente acadêmico.Jussara Borges, Helena Harthmann & Susane Barros - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6921.
    Este artigo discute a competência em informação frente ao plágio no meio acadêmico. Reflete sobre as causas do plágio, como o pouco incentivo para que estudantes produzam conteúdos autorais e a ausência de políticas institucionais que orientem tais produções. Como resposta a este contexto, o artigo sugere uma educação para a autoria a partir da competência em informação. A competência em informação, entre outros, promove uma relação saudável entre as pessoas e o universo informacional. Assim, o objetivo é discutir de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  7
    Tecnologia da informação e comunicação na pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.Valber Hermínio Caetano, Isaac Rozas Rios, Júlio Afonso Neto Sá de Pinho & Edna Gomes Pinheiro - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 10 (1):181-199.
    Busca identificar as produções acadêmicas dos egressos dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba que possuem eixos temáticos relacionados às tecnologias da informação e comunicação, a fim de subsidiar a inquietação que originou a questão norteadora da pesquisa, a saber: Existe interesse dos pesquisadores da CI em discutir criticamente acerca da fundamentação, consistência e qualidade das informações produzidas e compartilhadas perante o alto índice de produção e disseminação ocasionado (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  13
    Informação Editorial.Principia Principia - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (2):00-00.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  24
    Informação editorial.Revista Principia - 2012 - Principia: An International Journal of Epistemology 16 (3):00.
    No categories
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  17
    Informação Editorial.Editor Principia - 2009 - Principia: An International Journal of Epistemology 13 (1).
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  15
    Informação editorial.Revista Principia - 2015 - Principia: An International Journal of Epistemology 19 (1):00.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43. As contribuições de Peregrino da Silva para a gênese da Ciência da Informação.Richele Grenge Vignoli - 2024 - Logeion Filosofia da Informação 10 (2):e-6948.
    O objetivo deste estudo é salientar que a perspectiva histórica brasileira da Ciência da Informação pode ser compreendida por meio dos esforços do bibliotecário Manuel Cícero Peregrino da Silva a partir de 1898 e de suas ações na Biblioteconomia, Bibliografia e Documentação. Essas ações foram cruciais para o que viria a ser a Ciência da Informação no Brasil, anos mais tarde. A pesquisa traz também, apontamentos acerca da perspectiva de criação da Ciência da Informação no Brasil a partir do desenvolvimento (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    A Ética da Informação Nos Programas de Pós-Graduação Em Ciência da Informação No Brasil: Uma Análise.Vinícius Cerva de Moraes & Jackson da Silva Medeiros - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):27-43.
    Objetiva verificar como está caracterizada a Ética da Informação nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil por meio dos projetos de pesquisa, artigos e disciplinas dos Programas citados que possam estar abordando a área. Desenvolve, a fim de atingir estes objetivos, uma pesquisa básica, quantitativa e descritiva, sob a técnica de Análise de Conteúdo. Infere que há uma disparidade significativa com relação ao tópico da ética profissional do bibliotecário entre os indicadores de pesquisa e produção; que o (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. Análise Comparativa dos discursos da sociedade da informação e as respostas políticas públicas nos Estados Unidos e no Brasil.Joseph Straubhaar, Jeremiah Spence, Karen Gustoffsen, Maria Rios, Fabio Ferreira & Vanessa Higgins - 2008 - Logos: Comuniação e Univerisdade 15 (1):84-104.
    Nos últimos anos verifica-se uma divergência gradual no discurso sobre a sociedade da informação adotado pelos Estados Unidos e por outros países. Essa divergência está presente, por exemplo, nos diferentes resultados dos discursos no Brasil e nos Estados Unidos. Os Estados Unidos implementaram discurso, formas de financiamento e programas voltados para o acesso e atrelados às políticas de treinamento focadas na competência profissional. O Brasil desenvolveu um discurso mais complexo sobre o lugar da inclusão digital no contexto da inclusão social, (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  14
    Informação Bibliográfica Sobre a liberdade religiosa.J. R. Da S. - 1966 - Revista Portuguesa de Filosofia 22 (4):396 - 399.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  14
    As Tecnologias da Informação e Comunicação em educação e a racionalidade hermenêutica // Information and Communication Technologies in education and the hermeneutic rationality.Tânia Rodrigues Palhano & Jório Mágno Oliveira de Souza - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020026.
    O presente artigo procura refletir como elementos das tecnologias da informação e comunicação na educação se localizam na epistemologia hermenêutica. Essa realidade acaba gerando um enorme desafio à educação no sentido de encontrar “razões” que justifiquem, não só metodologias, mas o seu sentido de ser no mundo conectado. Partindo da “compreensão” como modo de ser do indivíduo humano e, consequentemente, lócus apropriado para a reflexão e o fazer pedagógico pretende-se apresentar uma abordagem viável da TIC no processo educativo a partir (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    Uma abordagem matemática da informação: a teoria de Shannon e Weaver – possíveis leituras.Alzira Tude Sá - 2018 - Logeion Filosofia da Informação 5 (1):48-70.
    Este artigo busca analisar o conceito particular de informação ditado pela Teoria Matemática da Comunicação, rever a visão matematizada de Shannon e Weaver, tangenciando pelo tempo espiralado que antecede e vai desde a sua aparição nos idos de 1949, o seu “apagamento” por conta de outras teorias que lhe sucederam, seu retorno à cena pela via de estudos desenvolvidos por alguns pesquisadores que se debruçam sobre questões que envolvem a informação, bem como a sua contribuição para a Ciência da Informação (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  14
    Informação Editorial.Revista Principia - 2013 - Principia: An International Journal of Epistemology 17 (3):00.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  15
    A tese da veracidade na teoria da informação fortemente sem'ntica de Floridi e o paradoxo de Bar-Hillel-Carnap.Bernardo Gonçalves Alonso - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (2):123-142.
    Neste artigo defendo que a Teoria da Informação Fortemente Semântica de Floridi – TIFS – está correta ao assumir a Tese da Veracidade, que por sua vez orienta a definição de informação semântica como “p é informação se e somente se p é constituído por dados bem-formados, com significado e verdadeiros”. Argumento que a teoria não é arbitrária, pois dá conta do desembaraço de conundrums filosóficos importantes, principalmente por evitar o paradoxo de Bar-Hillel e Carnap, que é gerado a partir (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
1 — 50 / 530