G. Bachelard e W. Heisenberg: o problema da linguagem na mec'nica qu'ntica

Griot : Revista de Filosofia 19 (3):33-45 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A mecânica quântica instituiu uma linguagem matemática inteiramente inédita. Essa mudança na física exigiu que físicos e filósofos repensassem os conceitos pelos quais se podiam representar a realidade, uma vez que as noções clássicas se revelaram limitadas na compreensão dos fenômenos atômicos. O filósofo francês G. Bachelard e o físico alemão W. Heisenberg são autores que discorreram acerca das grandes modificações que ocorreram no seio da física, e, com isso, trataram do problema da linguagem na mecânica quântica. Neste artigo, o objetivo é recorrer aos argumentos de ambos os autores para evidenciar relações entre suas ideias acerca da temática referida. Destaca-se que Bachelard e Heisenberg criticam a aplicação da linguagem usual e dos conceitos filosóficos da modernidade na nova física, mas, mediante sua noção de ruptura, o filósofo francês propõe que a mecânica quântica se restrinja à linguagem matemática. Ideia esta que vai contra ao princípio de complementaridade de Bohr, admitido por Heisenberg na compreensão dos fenômenos quânticos e para uma interpretação da física quântica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,219

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A filosofia da mec'nica qu'ntica de Gaston Bachelard.David Velanes - 2020 - Griot : Revista de Filosofia 20 (3):229-242.
Epistemologia em Física.Eleonoura Enoque da Silva - 2015 - Revista Opinião Filosófica 6 (1).
Mec'nica Qu'ntica e Livre Arbítrio: Cinco questões-fundamentais.José Manuel Muñoz - 2015 - Principia: An International Journal of Epistemology 19 (1):65-92.

Analytics

Added to PP
2021-04-24

Downloads
5 (#1,476,866)

6 months
4 (#724,033)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references