Memória e história da migração centro-americana nas primeiras décadas do século XXI através seu cinema regional

Dialogos 24 (1):431-497 (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O cinema, na mesma maneira da televisão, da prensa, e outros meios de comunicação, contribui na construção de imaginários sociais e culturais, como mostrou claramente o Bourdieu em Langage et pouvoir simbolique e o Chomsky em A Fabricação do Consenso. Contudo, o cinema a retratar fenômenos sociais, não somente constrói imaginários sino também constrói a criação de arquivos fílmicos e com eles permite construir e reconstruir uma parte da história. Essa é nossa posição, adoptando os postulados do Ferro, do Kracauer e do Billard. Através a prisma da filosofia da história, o artigo pretende analisar em quê medida o cinema centro-americano contemporâneo pode ser considerado como uma forma de construção e reconstrução da memória e a história das migrações centro-americanas nas primeiras duas décadas do século XXI?

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,774

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O problema da origem da tragédia em Nietzsche.Rafael Koehler & Rosana Jardim Candeloro - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 6 (2):122-137.
Anotações sobre a centralidade do artista na história da arte.Angela Brandão - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (2):68-88.

Analytics

Added to PP
2020-04-18

Downloads
7 (#603,698)

6 months
3 (#1,723,834)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references