Motivação de graduandos em Educação Física para capacitação e tutoria em natação adaptada

Aletheia 53 (2) (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Uma das abordagens que estuda o construto da motivação é a teoria da autodeterminação, que discrimina diferentes estilos motivacionais: desmotivação, motivação extrínseca e motivação intrínseca. Este estudoobjetivou identificar motivações de acadêmicos de um curso de Educação Física do estado São Paulo, Brasil, para participarem de uma capacitação em natação para pessoas com deficiência físicas, bem como a motivação para atuação como tutores desse mesmo grupo. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas. Participaram 20 acadêmicos do curso de Educação Física,divididos em: capacitação teórica – CT e capacitação teórica associada a tutoria em natação adaptada-CTP. Após análise, as seguintes categorias e subcategorias foram estabelecidas: motivação extrínseca (objetivos ou ganhos futuros; decorrente de fatores externos e vinculada à recompensa ou punição) e desmotivação (sentimentos e percepções). Conclui-se que os principais fatores que motivaram os acadêmicos estiveram vinculados à motivação extrínseca.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,503

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Educação Física, Competição e Sociabilidade Capitalista.Nildo Viana - 2011 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 16:71-88.
Os Princípios Dirigentes da Educação Intelectual de Herbert Spencer.Samuel Mendonça - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 21:104-116.

Analytics

Added to PP
2023-09-15

Downloads
18 (#825,681)

6 months
15 (#162,953)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references