O trabalho da psicologia na assistência social: análises a partir de um grupo focal

Aletheia 53 (2) (2020)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O objetivo desse artigo é analisar o trabalho e a formação em Psicologia para atuação no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município de Londrina-PR a partir do relato de experiência de formação continuada realizada com um grupo de profissionais que atuam na política. Para a realização das oficinas, utilizou-se a modalidade de grupo focal além de diferentes instrumentos de coleta de dados. A partir de falas e produções escritas ao longo de um grupo de formação, foi realizada análise dos núcleos de significação apresentados pelos participantes. Os resultados demonstraram que existem saberes e práticas que são próprios aos psicólogos no trabalho social, porém a ausência de espaços formativos corrobora para insegurança desse profissional no cotidiano do trabalho. Como conclusão, há a necessidade de operacionalizar conceitos disseminados amplamente pelo saber psicológico para que possam dar subsídios ao trabalho da categoria no contexto da Política Nacional de Assistência Social.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,438

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Breve Introdução à Leitura Arendtiana do Conceito de Trabalho em Marx.José João Neves Barbosa Vicente - 2016 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 3 (2):131-142.
Adorno Leitor de Freud: Um Diálogo Sobre a Psicologia Das Massas.Mateus Abreu Pereira & Mauricio Rodrigues de Souza - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):30.
Subjetividade, trabalho e solidariedade.Marília Veríssimo Veronese - 2006 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 24:105-113.
A Negação Como Estratégia Psicopolítica: O Caso Do Bolsonarismo.Domenico Uhng Hur - 2023 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 4 (1):166-184.
CIDADANIA E AÇÃO SOCIAL: contribuições a partir da categoria "formação".Nilton Bueno Fischer - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):283-290.

Analytics

Added to PP
2023-09-15

Downloads
11 (#1,120,716)

6 months
9 (#295,942)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references