O conceito de trabalho em Lukács: implicações no campo da política educacional

Conjectura: Filosofia E Educação 24 (2019)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo é um ensaio teórico com o propósito de discutir as implicações do conceito de trabalho, na perspectiva do filósofo húngaro György Lukács, no campo da política educacional. Em tempos em que a educação brasileira se distancia de um projeto de emancipação do indivíduo, dadas as configurações que vem assumindo as políticas educacionais nos últimos anos, particularmente as políticas curriculares para o ensino médio, parece apropriada a análise do trabalho em sua matriz ontológica, estabelecendo uma estreita correlação entre subjetividade e objetividade. São tratados no decorrer do texto: o conceito de trabalho na ontologia lukacsiana e sua diferenciação entre trabalho abstrato – como mantenedor do Capital – e trabalho fundante – como definidor da natureza ontológica do ser social – em correlação com o campo da política educacional, em especial, com alguns princípios que regem a atual reforma do ensino médio elencados para tratar aspectos da política educacional brasileira que estão à serviço do trabalho abstrato. Palavras-chave: György Lukács. Trabalho fundante. Política educacional. Reforma do Ensino Médio brasileiro.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,475

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Trabalho,ciência, tecnologia e cultura como princípios fundantes da organizaç'o curricular integrada: uma leitura política.Jose Angeli - 2009 - Philosophica -- Revista Do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras de Lisboa 35:7-21.
Sobre tolerar e acolher.André Brayner de Farias - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (Especial):386-395.
Trabalho e ação política em Marx.Alexandre Lima - 2011 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 10 (2):341-364.
Os refugiados sob o olhar da filosofia e da educação.Darcísio Natal Muraro - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (1):82-98.
Aller-retour sur Arendt et Marx – travail, Stoffwechsel, apprentissage.Romildo Gomes Pinheiro - 2013 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 1 (2):107-154.

Analytics

Added to PP
2019-05-02

Downloads
19 (#791,735)

6 months
5 (#629,992)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references