O corpo, a semente e o fruto: a antropologia paulina entre o simbólico e o conceitual em seu discurso sobre o ser humano e sua ressurreição

Revista de Cultura Teológica 91:245-268 (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A modernidade, e particularmente a pós-modernidade, tem colocado em crise a identidade humana, seu porquê e para quê. Diante de sociedades ocidentais cada vez mais descritianizadas e secularizadas, se faz necessário ao teólogo e ao cientista da religião o debruçar-se sobre as tradições religiosas para verificar o que veiculam em sua antropologia. No caso específico do presente artigo, a intenção é esclarecer como o cristianismo, particularmente o apóstolo Paulo, compreende o ser humano. Contudo, sendo esta tarefa que se encontra para além de um artigo, resta-nos esclarecer a visão de Paulo a respeito do ser humano a partir de um ponto que consideramos chave para sua antropologia: a ressurreição, o ser humano novo, particularmente descrito em 1Co 15. Entendemos que Paulo constrói muito de sua antropologia a partir da visão que tem sobre o futuro escatológico do ser humano, pois nele estaria a verdadeira medida do ser humano unido a Deus, isto é, sua realização plena. Contudo, para se chegar a esta visão prenunciada por Paulo, será preciso antes, ainda que de forma célere, percorrer alguns de seus conceitos ao referir-se ao ser humano, em várias situações, e compreender como tais conceitos constroem a antropologia paulina e apontam para sua concepção de ressurreição / novo ser humano. Por fim, a intenção do presente artigo é apresentar uma possível interpretação sobre o ser humano, e seu futuro, a partir da visão cristã paulina. Entendemos que tal intento, feito com precisão conceitual, ajuda a compreender a visão antropológica de uma das grandes religiões em um tempo carente de perspectivas sintéticas e de sentido sobre quem é o ser humano, e a que se destina.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,783

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Vida humana, um conceito da antropologia filosófica.Ernildo Stein - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 48 (4):519-531.

Analytics

Added to PP
2019-07-20

Downloads
1 (#1,899,472)

6 months
1 (#1,464,097)

Historical graph of downloads

Sorry, there are not enough data points to plot this chart.
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references