A ascese das emoções em Epicteto e em evágrio pôntico

Prometeus: Filosofia em Revista 11 (27) (2018)
  Copy   BIBTEX

Abstract

As emoções tanto em Epicteto quanto em Evágrio Pôntico são consideradas frutos de equívocos da alma humana frente aos objetos que se nos apresentam. Em ambos, há técnicas e exercícios ascéticos cujo objetivo é superar as emoções. Salta aos olhos de quem se aproxima destes pensadores que as continuidades e rupturas entre as duas propostas são muito ricas e delicadas. Tendo isto em vista, o objetivo deste projeto é pesquisar e descrever alguns elementos que configuram a teoria das emoções nos estoicos em geral e em Epicteto em particular e compará-los com a teoria dos pensamentos em Evágrio. Assim, temos três partes principais do projeto: analisar e descrever a teoria das emoções nos estoicos e em Epicteto, depois em Evágrio e por fim, traçar paralelos, rupturas e continuidades nestas teorias.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,752

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Goldstein e Sartre: considerações acerca das emoções.Simeão Donizeti Sass - 2015 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 3 (2):103-112.
Emoções e motivação moral: Prinz versus Kant.Borges Maria de Lourdes - 2017 - Conjectura: Filosofia E Educação 22 (Espec):59-67.
O Lugar das Emoções na Ética e na Metaética.Flavio Williges, Marcelo Fischborn & David Copp (eds.) - 2018 - Pelotas: NEPFil online/Editora da UFPel.
O Hábito como Exercício Filosófico em Epicteto.Diogo Luz - 2018 - Prometeus: Filosofia em Revista 11 (27):81-96.

Analytics

Added to PP
2019-07-27

Downloads
11 (#1,133,540)

6 months
6 (#510,793)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Marcus Pinheiro
Universidade Federal Fluminense

Citations of this work

Os kathekonta estoicos na pandemia.Diogo Luz & Fernando Fontoura - 2020 - Diagnóstico Do Tempo: Implicações Éticas, Políticas E Sociais da Pandemia.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references