Respostas africanas para os desafios africanos: reflexões sobre Estado, desenvolvimento e pandemia no continente africano

Astrolabio: Nueva Época 32:50-77 (2024)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo se propõe a refletir sobre a relação entre Estado, desenvolvimento no continente africano e pandemia da Covid-19. De caráter ensaístico, espera-se demonstrar que, além de simbolizarem o avanço da solidariedade africana vide integração como meio para a solução dos desafios africanos, as ações para mitigar o avanço da Covid-19 no continente africano, em verdade, refletem, em maior ou menor intensidade, o distanciamento do Estado africano com relação ao neoliberalismo. Para tal feito, a metodologia adotada será de abordagem qualitativa e de caráter interpretativo, baseada na revisão da literatura e no uso de documentos oficiais, sendo o artigo estruturado, juntamente a essa introdução e as considerações finais, em mais três seções. Na primeira, buscaremos discorrer sobre as principais características da relação entre Estado e desenvolvimento econômico no continente africano durante a Guerra Fria. Em seguida, analisaremos o avanço do neoliberalismo e seus impactos na relação entre Estado e desenvolvimento nos países africanos. Por fim, na terceira seção o principal objetivo será destacar o modo de atuação dos países africanos na luta contra a pandemia da Covid-19.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,846

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Filosofias africanas: uma introdução.Nei Lopes - 2020 - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Edited by Luiz Antônio Simas.

Analytics

Added to PP
2024-02-06

Downloads
7 (#1,385,962)

6 months
7 (#428,584)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references