A Boa Vontade: Uma Análise da Fundamentação Das Ações Morais Em Kant

Prometeus: Filosofia em Revista 40 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O artigo busca analisar algumas questões relacionadas à concepção de boa vontade e dever moral na filosofia prática de Kant. Inicialmente, apresenta-se a investigação kantiana acerca do princípio supremo da moralidade, como exposto na primeira parte da obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785). Em seguida, a partir do estabelecimento da razão prática pura como o fundamento de todas as leis morais, evidencia-se a distinção kantiana entre moralidade e felicidade. Com isso, pretende-se mostrar que a origem do valor moral está na máxima subjetiva da vontade, de modo que a boa vontade é aquela determinada a priori pela razão prática pura. Por fim, busca-se relacionar a obrigação do dever moral com o sentimento puro de respeito à lei da razão prática, pelo que esse pode se tornar o motivo (Bewegungsgrund) da ação moral, sem comprometer o seu valor.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,873

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Introdução ao método genealógico de Nietzsche.Celso Azambuja - 2013 - Ethic@ - An International Journal for Moral Philosophy 12 (1):127-142.
Kant e Rawls: uma análise dos pressupostos morais do liberalismo político.Douglas João Orben - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34658.

Analytics

Added to PP
2023-01-06

Downloads
10 (#1,217,101)

6 months
5 (#703,368)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references