Em defesa do materialismo aleatório

Cadernos Espinosanos 25:199 (2011)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A última fase do filósofo Louis Althusser desperta amplo interesse pela resolução da maioria das questões suscitadas desde suas primeiras publicações na década de 60, dentre as quais a mais relevante delas sobre a teleologia no materialismo histórico. No entanto, suas publicações sobre o chamado “Materialismo de Encontro” só apareceram post mortem e, ainda, o fatídico episódio da morte de sua esposa contribui para o repúdio e esquecimento do autor. O materialismo de encontro, ou aleatório, é o empenho resultante da tentativa de compreensão dos processos históricos isentos da teleologia. O materialismo de encontro é, ainda, a realização de um projeto mais ambicioso que é o estabelecimento de uma filosofia para o marxismo. No caso, uma filosofia assistemática aberta aos eventos histórico e também impulsionadora de um projeto político de transição. Filosofia que se estabeleça de maneira a escapar à interpelação dos indivíduos em sujeitos, um desvio à Ideologia dominante. Trataremos, então, da categoria de clinamen como o desvio do assujeitamento e, sobretudo, como categoria habilitadora de uma ação política. Observaremos as principais linhas de fundamentação, como núcleo invisível, da assertiva teórica althusseriana do aleatório no seio do materialismo de Charles Darwin, na análise elaborada pelo professor Vittorio Morfino. Numa conjectura, a questão da dialética e seu papel reservado à Teoria, à Ideologia, às formações sociais e a possibilidade de uma ação política inscrita no clinamen.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,881

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O Problema Do "vazio" E Do "aleatório" Na Filosofia De Spinoza.Alexandre Valadares - 2009 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 14:247-274.
El materialismo de Feuerbach: un estudio de sus escritos.José Barata-Moura - 1994 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 11:95-128.
La reelaboración hegeliano-lacaniana del materialismo dialéctico según Slavoj Žižek.Jorge León Casero - 2020 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 53:225-246.

Analytics

Added to PP
2020-12-22

Downloads
9 (#1,254,017)

6 months
1 (#1,471,540)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references