Relação entre o estado nutricional e a autopercepção de saúde de professores da rede pública do ensino infantil e fundamental

Aletheia 55 (2):66-85 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre o estado nutricional e a autopercepção de saúde de professores que atuam em escolas da rede pública em um município da região norte do PR/Brasil. O estudo foi de natureza aplicada, analítica e transversal.O estado nutricional foi avaliado pelo índice de massa corporal e a obesidade abdominal pela circunferência da cintura. O Medical Outcomes Short-Form Health Survey-SF-36 determinou a autopercepção de saúde e o Beck Depression Inventory -BDI,a saúde mental. Participaram do estudo 100 professores, desses 60% estavam acima do peso e 66% apresentaram obesidade abdominal. O domínio de SF – 36 que apresentou menor escore foi vitalidade (65,55) e estado geral de saúde (70,02), os domínios com maiores escores foram capacidade funcional (83,00) e aspectos sociais (78,50). Pode-se constatar que os educadores necessitam de estratégias e programas voltados para a promoção da saúde no local de trabalho.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,592

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

A Promoção da Saúde ea Bioética da Proteção: os desafios à garantia do direito à saúde.M. Verdi, Cp Barchifontaine & Elcp Zoboli - 2007 - In Christian de Paul de Barchifontaine & Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli (eds.), Bioética, Vulnerabilidade E Saúde. Idéias & Letras. pp. 205--11.

Analytics

Added to PP
2023-03-31

Downloads
8 (#1,310,468)

6 months
5 (#627,481)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references