O Pensamento [do Ser] da Técnica em Heidegger - II: Ser “no nada”, nada “no Ser”/The Thought of technique on Heidegger – II: Being “on nothing”, nothing “on Being”

Pensando: Revista de Filosofia 7 (13):163-171 (2016)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Trata-se com o título, de dar continuidade à questão do pensamento em Heidegger como tentativa inicial de responder o que tem sido a nossa questão-guia: como se relacionar livremente com a técnica sendo ela nosso destino? Nosso projeto de artigo, como ja exposto em sua primeira parte, dá-se em dois momentos básicos, nos quais indicamos dois aspectos do pensamento do ser que nos permite uma relação livre com a técnica: a possibilidade e o nada. Aqui apresentaremos a parte II. Esta consiste, por sua vez, na explicitação de duas proposições básicas extraidas do texto heideggeriano, Carta sobre o humanismo, e que correspondem às duas expressoões que constituem o subtítulo de nosso artigo: o ser no nada e o nada no ser, e que, junto com o ser como possibilidade, visa atingir a determinação do que seja o pensamento como tal do ser, aquele que nos põe em liberdade com o nosso destino : a técnica.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 94,045

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O problema do Nada e sua relação com a liberdade humana em Sartre.Vinicius Xavier Hoste - 2015 - Clareira: Revista de Filosofia da Região Amazônica 2 (2):120-133.
Nada de técnico e maquinal.Marcos Aurélio Fernandes - 2024 - Philósophos - Revista de Filosofia 29 (1).
Art and technique in Martin Heidegger’s Thought.Felipe Seelaender Costa Rosa - 2024 - Cadernos de Filosofia Alemã 29 (1):65-78.

Analytics

Added to PP
2019-01-27

Downloads
4 (#1,646,285)

6 months
4 (#1,006,434)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references