Mu-dança: estudos do corpo na filosofia através da dança

Cadernos PET-Filosofia (Parana) 20 (1) (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O seguinte artigo trata-se de uma apresentação dos resultados de um ano de pesquisa pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O estudo é guiado por princípios que tenham como preocupação a relação entre o pensar filosófico e o ambiente, levando em conta que um tem igual impacto sobre o outro. Nesse sentido, procuro especular acerca das possibilidades em outras alternativas de fazer conhecimento e pensar no mundo. Desse modo, o caminho que utilizo é a de um pensar que se constrói criativamente com a dança, mais especificamente, com os coreógrafos Merce Cunningham e Steve Paxton. A experiência com essa alternativa é pela leitura dos mesmos através do autor José Gil, vídeos de suas coreografias e a leitura de textos do próprio Cunningham. Ao explorar esse conhecimento pela dança, aos poucos o corpo mesmo é mais compreendido, bem como o que ele nos ensina com o mundo ao redor. Os movimentos do corpo tomam o espaço dos movimentos do pensamento, tentando assim contribuir com formas de pensar — e assim sobreviver — que sejam sensíveis aos toques, que atravessem nossas peles e que mergulhem nas experiências.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,150

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Dança Imanente – Presenças de Deleuze.Robson Farias Gomes - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):86.
Dança, gênero e sensualidade: um olhar cultural.Giuliano Souza Andreoli - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):107-118.
Dança, uma poética do corpo.Marina Martins - 2003 - O Que Nos Faz Pensar:157-176.
Meu corpo, minha vontade, minha dança.Daniele Da Silva Faria - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (2):48.

Analytics

Added to PP
2023-12-28

Downloads
4 (#1,626,769)

6 months
4 (#796,002)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references