Adorno leitor e crítico de Husserl: a reformulação da dialética desde a crítica à fenomenologia

ARGUMENTOS - Revista de Filosofia 30:185-202 (2023)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Para compreender a relação de Adorno com a fenomenologia, ou melhor, a relação Adorno-Husserl, é importante distinguir dois momentos indissociáveis: (I) a crítica da fenomenologia operada a partir da dialética, e (II) o reconhecimento da legitimidade de um momento fenomenológico contra idealismo hegeliano. Do ponto de vista conceitual, trata-se, portanto, de desconstruir a primazia do imediato, que caracteriza o conceito fenomenológico do dado, para depois denunciar a pretensão idealista de uma totalização de todas as mediações em um sistema de pensamento. A coexistência desses dois requisitos no mesmo método poderia ter sido reduzida, se não a uma contradição, ao menos a uma aporia. O acerto de contas com o idealismo husserliano torna-se, portanto, prima facie, uma importante chave de leitura para a compreensão da filosofia de Adorno. Ainda mais quando se trata da forma negativa que sua dialética assumirá. Essas são as questões que este artigo pretende discutir.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 93,296

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Theodor W. Adorno e a dialética negativa.Pedro Savi Neto - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):2-18.
Refúgio da liberdade: sobre o conceito de filosofia em Theodor Adorno.Rosalvo Schütz - 2012 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 57 (3):32-52.
A relação dialética entre arte e sociedade em Theodor W. Adorno.Franciele Bete Petry - 2014 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 59 (2):388-406.
Yvonne Picard e a fenomenologia entre Husserl e Heidegger.Fabio Caprio Leite de Castro - 2017 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 62 (3):779-797.

Analytics

Added to PP
2023-08-17

Downloads
18 (#860,222)

6 months
11 (#272,000)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references