Pasado, presente y futuro de la noción de información

Logeion Filosofia da Informação 1 (1):110-136 (2014)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Este artigo apresenta de forma resumida a complexa historia da noção de informação na tradução greco-romana, medieval e moderna. A partir da etimologia latina dessa noção e de suas raízes nos conceitos gregos de eidos / ideia e morphé se mostra como a noção de informação no seu conceito ontológico (‘dar forma a algo’) perde sua relevância na modernidade, mantendo-se o sentido de ‘dizer algo a alguém’. As teorias da informação no século XX apoiadas na concepção de sistemas técnicos de transmissão de mensagens dão lugar a um renascimento da noção objetiva de informação, mas em um marco diferente a da filosofia clássica pré-moderna. Partindo da relação entre os conceitos de informação e de mensagem se apresentam possíveis caminhos para a noção de informação fundamentada em uma teoria de mensagens.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,139

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La herencia del pasado.Diego Gracia Guillén - 2011 - In de la Torre Díaz & Francisco Javier (eds.), Pasado, Presente y Futuro de la Bioética Española. Universidad Pontificia Comillas.
La paradoja del tiempo como libertad.José Luis Arce Carrascoso - 2004 - Logos. Anales Del Seminario de Metafísica [Universidad Complutense de Madrid, España] 37 (5):289-316.
El pasado histórico y el container de Danto.María Inés Mudrivcic - 2015 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 16 (19):11-32.
Las categorías de la historia: pasado, presente, futuro.Paola Corti, Rodrigo Moreno & José Luis Widow (eds.) - 2021 - Somonte-Cenero, Gijón (Asturias): Ediciones Trea.

Analytics

Added to PP
2023-01-12

Downloads
4 (#1,517,814)

6 months
2 (#1,015,942)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

References found in this work

No references found.

Add more references