Causalidade na Filosofia da Medicina e da Epidemiologia

Principia: An International Journal of Epistemology 25 (3):375-399 (2021)
  Copy   BIBTEX

Abstract

A análise epistemológica das práticas das ciências da saúde vem se tornando mais presente no debate filosófico nas últimas décadas, e se torna premente diante do contexto dramático da pandemia em que atualmente vivemos. Para contribuir com a essa análise, o presente artigo apresenta uma introdução às temáticas da filosofia da medicina e da filosofia da epidemiologia, especialmente o exame do papel da causalidade, conceito fundamental para a compreensão da relação entre saúde e doença. A noção de causa INUS, formulada pelo filósofo J. L. Mackie e adaptada para a epidemiologia por Kenneth Rothman, permite retratar com precisão as interações multicausais que cooperam para a alteração de um estado de saúde. Contudo, o modelo visual de Rothman não contempla conceitos importantes da epidemiologia, imprecisão que busco sanar com uma proposta de representação temporal do conjunto multicausal que, dentre outras coisas, facilita o planejamento de intervenções pontuais que visem a impedir a instalação de uma doença. A delimitação do conjunto causal também é posta em questão, uma vez que a perspectiva multicausal não delimita intrinsecamente qualquer critério acerca de onde finalizar a seleção de fatores causais. Aponto para a manipulabilidade como a abordagem própria das ciências da saúde para a seleção dos fatores nos quais intervir, e que o reconhecimento dessa perspectiva é importante para a própria compreensão filosófica da causalidade.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 91,423

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La medicina francesa en los siglos XVIII y XIX: una mirada desde la perspectiva foucaultiana.Flavio Esteban Gigli - 1998 - Páginas de Filosofía (Universidad Nacional del Comahue) 5 (7):71-77.
Causalidade e Mal.Fernando de Almeida Fleck - 2005 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 15 (2).
Princípio de Causalidade, Existência de Deus e Existência de Coisas Externas.Ethel Rocha - 2000 - Cadernos de História E Filosofia da Ciéncia 10 (1).
A superação hegeliana do dualismo entre determinismo e liberdade.Hector Ferreiro - 2012 - In Konrad Utz, Agemir Bavaresco & Paulo R. Konzen (eds.), Sujeito e Liberdade: Investigações a Partir do Idealismo Alemão. Porto Alegre: ediPUCRS. pp. 129-143.
Intuição e causalidade na crítica de Schopenhauer à epistemologia kantiana.Jaqueline Engelmann - 2021 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (3):149-163.

Analytics

Added to PP
2022-07-14

Downloads
14 (#971,788)

6 months
3 (#992,575)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Author's Profile

Renata Arruda
Universidade Federal de Goias

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

Causation.D. Lewis - 1973 - In Philosophical Papers Ii. Oxford University Press. pp. 159-213.
Causes and Conditions.J. L. Mackie - 1965 - American Philosophical Quarterly 2 (4):245 - 264.

View all 11 references / Add more references