Switch to: References

Add citations

You must login to add citations.
  1. Monismo da duração e ontologização do passado: sobre a leitura deleuzeana de Bergson.Fernando Monegalha - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (2):193-216.
    Resumo: Trata-se de avaliar a justiça da leitura deleuzeana de Bergson, partindo de duas problemáticas principais: o monismo da duração, que Deleuze enxerga e defende em Bergson, e a ontologização do passado, a qual ele promove em sua apreciação da filosofia bergsoniana. Como procuraremos mostrar, se o primeiro ponto parece particularmente equivocado, o segundo ponto parece encontrar guarida em alguns trechos da obra de Bergson.: In this article we evaluate Deleuze's reading of Bergson, discussing two main problems: the monism of (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  • O bergsonismo de Gilles Deleuze.Sandro Kobol Fornazari - 2004 - Trans/Form/Ação 27 (2):31-50.
    Este texto é uma apresentação da interpretação feita por Gilles Deleuze da filosofia de Henri Bergson. Procura-se enfocar os temas que viriam a ser retomados pela filosofia deleuziana, sendo desenvolvidos em Diferença e repetição e a partir dessa obra. Dentre os mais relevantes, encontrase o tema da ontologia afirmativa, que envolve a passagem do virtual para o atual através do processo de diferenciação do ser. O ser não deixa de ter existência ao atualizar-se, mas ele diferencia a si mesmo nesse (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations