Results for 'analisando'

133 found
Order:
  1.  12
    Analisando a produção do conhecimento.Régis Henrique dos Reis Silva - 2014 - Filosofia E Educação 6 (2):1-2.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    A Fala e a Escuta Entre Quatro Paredes.Igor Carvalho - 2022 - Cadernos Do Pet Filosofia 13 (26):79-93.
    Encontramos linguagens e códigos de todos os tipos e em todas as esferas na natureza. No entanto, quando chegamos no homem vemos esses códigos aplicados não como algo mecânico, como é notado na natureza, mas como articulações para o social. A partir disso, é apresentado à psicanálise, que tem como sua coluna vertebral a escuta que é voltada para a natureza discursiva do homem. Iremos explorar neste artigo qual seria a escuta servida para o discurso na clínica, pois não é (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. Segurança e liberdade: Espinosa e a construção da paz.Marilena Chaui - 2005 - Discurso 35:143-166.
    Analisando o que se poderia chamar de "sistema medo-esperança" das paixões humanas e seu papel na constituição das sociedades, este estudo busca mostrar que, para Espinosa, a paz é virtude política, porque é a capacidade de enfrentar a contigência e dobrá-la a favor dos homens. Pode-se esboçar, assim, uma resposta a um problema apontado com frequência entre os intérpretes: a finalidade da vida política seria a liberdade, como quer o Tratado teológico-político, ou segurança, como mostra o Tratado político?
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  13
    Do Génio ao jogo. O papel da Técnica na Transformação dos Valores Estéticos em Walter Benjamin.Nélio Rodrigues Conceição - 2017 - Trans/Form/Ação 40 (1):87-108.
    Resumo: Analisando o papel desempenhado pela questão da técnica no pensamento de Walter Benjamin, o artigo debruça-se sobre a transformação dos valores estéticos, na modernidade. As técnicas de reprodução/registo inventadas nos séculos XIX e XX, como a fotografia e o cinema, obrigaram a uma revisão das articulações entre arte, técnica e história, articulações que Benjamin desenvolveu em diversos sentidos. Contudo, não encontramos, nos seus textos, uma filosofia da técnica de princípios claramente estabelecidos. Portanto, o presente artigo visa estabelecer uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  9
    Memes políticos e dessubjetivação: o ocaso da phoné na política contempor'nea brasileira.Ana Suelen Tossige Gomes & Andityas Soares de Moura Costa Matos - 2019 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 64 (3):e34035.
    Analisando a comunicação memética a partir dos pontos de vista da semiologia saussuriana e do dispositivo biopolítico tal como pensado por Foucault e Agamben, bem como estabelecendo conexões entre essas teorias e o uso desse tipo de comunicação na política brasileira contemporânea, foi possível perceber neste artigo que os memes, em especial os memes políticos, em vez de operarem por meio da subjetivação, operam como dispositivos dessubjetivantes.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  2
    Processo Democrático: Reconhecimento Do Outro Como Forma de Acesso À Justiça.José Antonio Callegari - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 6 (1):74-84.
    Analisando o processo judicial, identificamos uma relação entre falantes que permite uma abordagem sociológica desse instrumento jurídico. A partir de uma visão instrumental do processo, percebemos uma interação entre pessoas regidas por determinada gramática jurídica. Nesse sentido, autor, réu e juiz praticam atos de fala na jurisdição, formando uma comunidade particular num espaço público institucionalizado. Ao exercer o seu papel como falantes, interagindo entre si, cada um deles postula um tipo de reconhecimento em práticas intersubjetivas com o outro da (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  26
    A educação e o prólogo da Genealogia da Moral de Nietzsche.Fernando Bonadia de Oliveira - 2009 - Filosofia E Educação 1 (1):121-142.
    Analisando-se a estrutura do “Prólogo” da Genealogia da Moral de Friederich Nietzsche, pretende-se compreender como este filósofo concebe a forma pela qual ele mesmo esteve, desde a infância, diante dos questionamentos sobre a origem dos valores morais. Trata-se de entender em que medida é possível aproveitar essa experiência de Nietzsche para definirmos uma tarefa para a Pedagogia, qual seja, a de questionar os valores morais existentes em seu interior. Todavia, menos do que definir propriamente tal tarefa, este trabalho consiste (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  4
    Espacialidade e existência: a motricidade em sua significação fenomênica.José Marcelo Siviero - 2014 - Griot : Revista de Filosofia 9 (1):116-136.
    Analisando as discussões conduzidas por Merleau-Ponty sobre a espacialidade e a motricidade do corpo próprio na Fenomenologia da Percepção, o objetivo deste artigo é circunscrever as principais consequências filosóficas da articulação da espacialidade com a existência. Desvelando um viés expressivo e uma temporalidade, o exame da motricidade num sujeito doente permite identificar uma ausência que o normal não possui, ou seja, uma experiência fragmentada que caracteriza a doença e os distúrbios motores. É daí que deriva a ideia dum arco (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  20
    Hermenêutica e teoria crítica: iluminismo como política.Dick Howard - 1994 - Trans/Form/Ação 17:51-61.
    O presente artigo, analisando a hermenêutica de Gadamer e a teoria crítica de Horkheimer e Marcuse, procura mostrar que, se se concebe a sociedade moderna do ponto de vista do político, é possível elaborar uma teoria da modernidade em que ambas, em vez de se oporem, sejam complementares.This paper analyses Gadamer's hermeneutics and the critical theory of Horkheimer and Marcuse. It tries to show that, if modern society is conceived as political, then it is possible to elaborate a theory (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  14
    Protagonismo Social e Mediação da Informação.Henriette Ferreira Gomes - 2019 - Logeion Filosofia da Informação 5 (2):10-21.
    Abordagem do protagonismo social, analisando sua relação com a informação, concluindo pela compreensão deste como objetivo do trabalho informacional, situando a mediação da informação como sua ação central. Parte da apresentação das origens conceituais em torno do protagonismo, buscando, à medida que debate as referências acerca do tema, demonstrar a relação do desenvolvimento do protagonismo social com o trabalho informacional, assim como sua posição de meta da atividade da mediação da informação, executada nas suas cinco dimensões e na condição (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    Política em Espinosa.Marilena de Souza Chauí - 2003 - [São Paulo, Brazil]: Companhia das Letras.
    Apresenta as reflexões do filósofo Espinosa sobre a liberdade política, analisando dois dos principais alvos de seu pensamento: o primeiro é a determinação do regime político mais favorável à paz, à segurança e à liberdade dos cidadãos ; O segundo é o exame dos principais obstáculos a esse regime.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  6
    “A Onda”: Uma Análise Fílmica Sobre as Formas de Poder e a Educação.Pamela Cristina Ribeiro da Silva & Parsifal André da Silva - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (1):110.
    O presente artigo, resultado de pesquisa bibliográfica, tem como finalidade demonstrar o cinema como choque da realidade e como uma ferramenta filosófica, e não apenas como entretenimento, possibilitando a contribuição não linguística para o pensamento em detrimento à realidade. Por conseguinte, analisando as formas de poderes no âmbito social e escolar em uma relação de microfísica do poder difundida no processo educacional. Além de ressaltar a ambiguidade do papel da educação, onde a mesma pode ser ao mesmo tempo libertadora (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  19
    Desafios éticos da globalização.Manfredo Araújo de Oliveira - 2002 - São Paulo, SP, Brasil: Paulinas.
    Nesta obra, o autor apresenta uma série de artigos que tecem uma reflexão interdisciplinar sobre a ética, analisando-a no contexto da pós-modernidade, da globalização e do capitalismo. O estudo de Manfredo Araújo de Oliveira baseia-se na premissa de que, na chamada pós-modernidade, a razão deixa de ser capaz de estabelecer critérios para situar-se no mundo, já que os mercados financeiros impõem cada vez mais suas leis ao processo global de configuração da vida humana, com conseqüências desastrosas como - pobreza, (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. O Homem Cí­nico.Samir Haddad - 1997 - Princípios 4 (5):215-228.
    Nosso trabalho procura descrever a escola cinica atraves de seu fundador; Antistenes de Atenas (444-355) , analisando o comportamento do homem cinico e suas contradiçõess, sua busca pela virtude e pelo agir correto. Mostramos o caminho que o homem cinico deve percorrer para chegar a seu objetivo : a autarquia. Ao mesmo tempo, revelamos seu repúdio a toda cultura estabelecida e a sua relaçáo com o corpo e o prazer. O cínico deve distanciarse da cidade, das atividades mundanas e (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  9
    Os limites da percepção interna e a idolatria do autoconhecimento em Scheler.Daniel Rodrigues Ramos - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (53).
    O artigo pretende discutir a possiblidade da percepção interna, delimitando-a do compreender da pessoa, que pode ser tanto compreensão do próximo como autocompreensão. Do mesmo modo, a percepção interna poder ser a percepção de si mesmo como percepção do outro. Parte-se, portanto, de uma indicação recorrente na fenomenologia de Scheler, de acordo com a qual a percepção interna não pode ser reduzida à autopercepção, entendida, sobretudo, no sentido de autoconsciência. Nesta direção, primeiramente, tenta-se uma definição fenomenológica do ato em questão, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  23
    O "Parménides" como diálogo aporético.José Gabriel Trindade Santos - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11 (1):22.
    O objetivo deste texto é evidenciar o papel desempenhado pela noção de “aporia” no Parménides de Platão. Depois de ter descrito alguns dos usos da noção nos diálogos platónicos, o texto concentra-se no Parménides, analisando: 1. O debate de Sócrates com Zenão; 2. O conjunto de objeções apresentadas por Parménides ao uso por Sócrates das noções de “separação” e “participação”, focadas em particular no “Argumento do Terceiro Homem”; 3. Algumas conclusões paradoxais resultantes das oito “Hipóteses sobre o Um”, na (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. TV Pendrive: o que dizem os professores.Ana Cláudia Cerini Trevisan, Gabriela Spagnuolo Cavicchioli, Mariana Sieni da Cruz Gallo & Doralice Aparecida Paranzini Gorni - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (2):23-37.
    Este estudo pretende discutir as relações existentes entre mídia e educação, analisando as políticas públicas que influenciaram a criação da TV Pendrive, identificando a percepção dos professores acerca da mesma. Justifica-se pelo fato de que no ano de 2007 o governo federal criou o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), com o objetivo de informatizar o ensino, buscando promover uma educação com maior qualidade. Nesse contexto, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná, com vistas à inclusão e ao (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  14
    A piedade no Emílio: solução possível para leitura smithiana do Segundo Discurso?Thiago Vargas - 2019 - Doispontos 16 (1).
    Não é anódino que Adam Smith, em célebre carta para a Edinburgh Review, tenha ressaltado passagens relativas a problemas de filosofia moral do Discurso sobre a desigualdade. Chegando a aproximar Rousseau de Mandeville, distancia-os, contudo, por meio de um conceito fundamental: a piedade. Nesse artigo, examinaremos as consequências dessa leitura, analisando-a, no entanto, sob a luz de Emílio. Mais precisamente, pretendemos desenvolver a seguinte hipótese: enquanto o Segundo Discurso apresenta-se como um diagnóstico crítico da moral do “sistema dos políticos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  26
    Escola complementar como espaço de formação.Flávia Obino Corrêa Werle - 1997 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 42 (2):307-316.
    Análise dos processos de formação do professor. Situa inicialmente as alternativas de constituição dos agentes do sistema político administrativo da educação do final do período imperial para focalizar as estratégias formativas adotadas pela Escola Complementar, analisando para tanto entrevistas, documentos iconográficos e escritos. A delimitação espacial do estudo é a Província de São Pedro do Rio Grande do Sul, Brasil.
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20. Interpretando “Thought & Talk”: Donald Davidson acerca das mentes animais.Diana Couto - 2019 - Sofia 8 (1):81-107.
    De acordo com a interpretação mais comum na literatura filosófica, Donald Davidson – que celebremente afirmou que “uma criatura não pode ter pensamentos a menos que tenha uma linguagem” – nega que criaturas não linguísticas são criaturas pensantes. No entanto, neste artigo argumento que esta interpretação é errada. Analisando atentamente os argumentos de Davidson, procuro mostrar que ele não está a argumentar que criaturas não linguísticas não podem possuir pensamentos; em vez disso, defendo que ele está simplesmente a afirmar (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  21.  7
    O Processo Psicoterápico À Luz Do Pensamento de Jean-Paul Sartre.Marivania Cristina Bocca, Queli Cristina Peccini Grelak & Zuleica Pretto - 2022 - Revista Dialectus 27 (27):35-50.
    Objetivamos, com o artigo proposto, apresentar os principais elementos que fundamentam a proposição metodológica do processo psicoterápico inspirado nos pressupostos filosóficos e psicológicos do filósofo francês Jean-Paul Sartre. A análise, que é descritiva e compreensiva, terá como pano de fundo a biografia de um personagem criado pelas autoras cujo projeto de ser está inviabilizado pelo seu saber de ser/cogito - o fracassado. A descrição do movimento existencial do personagem/analisando promove reflexões acerca de suas escolhas singulares e familiares e de (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente.Milena Aragão & Lúcio Kreutz - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):25-44.
    O presente artigo tem como objetivo chamar a atenção para a historicidade do sujeito, em especial daquele atuante na educação de crianças pequenas. Para tanto, parte do levantamento da trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, analisando os avanços e desafios dessa modalidade educacional. Como foco de debate é discutida a posição da Educação Infantil na sociedade e na cultura e as representações culturais sobre a mulherprofessora no processo de construção de sua identidade profissional. O texto é finalizado abordando (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  7
    A redução do ser humano à vida natural.Kherlley Caxias Batista Barbosa - 2021 - Perspectivas 6 (2):190-199.
    O artigo discute a questão da redução da existência humana à vida natural no pensamento de Hannah Arendt, analisando as práticas totalitárias de exclusão dos apátridas das esferas jurídica e política e a dominação totalitária nos campos de concentração, quando o governo totalitário operou a transformação da vida humana até atingir a aniquilação da liberdade humana e produzir um resíduo antropológico em que os seres humanos foram reduzidos à elementaridade da vida.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  35
    "O Mundo para Todos": Universalidade e Lebenswelt no Último Husserl.Jocelyn Benoist - 1998 - Discurso 29:209-238.
    O objetivo deste artigo é discutir a fundação husserliana da universalidade da ciência na universalidade do Lebenswelt, analisando o significado da descrição do mundo da vida como "mundo para todos". Tenta-se mostrar que o sentido desta última expressão não pode ser reabsorvido por alguma teoria do núcleo intuitivo, antecipadamente dado como unviersal, ao contrário do que podem sugerir alguns prejuízos correntes na leitura de Husserl.
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  7
    Pandora e O Segundo Sexo: Um diálogo entre Beauvoir e Hesíodo.Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira - 2020 - ARARIPE — REVISTA DE FILOSOFIA 1 (1):150-161.
    Resumo: Nossa intenção, neste artigo, é apresentar uma leitura da narrativa hesiódica da criação de Pandora, a primeira mulher, analisando sob quais aspectos aparecem, na poesia arcaica grega, os traços míticos relacionados ao feminino que Simone de Beauvoir mapeia na segunda e na terceira parte do primeiro volume de O Segundo Sexo, intituladas História e Os Mitos. O que de próprio à condição feminina ocidental é atribuído à mulher desde Hesíodo e como? A leitura que faremos segue a estratégia (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    Reflexões sobre as metodologias ativas como abordagem pedagógica no contexto brasileiro // Reflections on Active Methodologies as a pedagogical approach in the Brazilian context.José Lotúmolo Junior & Daniel Mill - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020035.
    Este trabalho analisa reflexões sobre a abordagem pedagógica denominada “Metodologias Ativas”, que estão sendo apresentadas como alternativa para melhorar os resultados de ensino e aprendizagem no Brasil. Por meio de uma revisão bibliográfica, são apresentados alguns dos principais elementos das Metodologias Ativas, principalmente suas características mais evidentes. Busca, também, trazer à discussão alguns questionamentos sobre essa abordagem pedagógica, indicando a existência de possíveis dificuldades que possam comprometer a aplicação das Metodologias Ativas. A partir deste estudo, registra-se que são necessários novos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  3
    Consequências Metafísicas e Físicas da Teoria Qu'ntica: a revisão do princípio da unidade das leis naturais e as teorias físicas parciais.Hippolyto Ribeiro - 2022 - Aufklärung 9 (3):143-160.
    Investigo as consequências metafísicas da teoria e do fenômeno quântico. Delineando alguns dos principais aspectos do debate filosófico contemporâneo acerca da interpretação da teoria quântica. Analisando três importantes obras recentes: Quantum Ontology: A Guide for the Metaphysics of Quantum Mechanics (2016) de Lewis; Philosophy of Physics (2019) de Maudlin; e The Conceptual Foundations of Quantum Mechanics (2019) de Barrett. Reivindicando, a partir de The Grand Design de Hawking e Mlodinow (2010), que uma interpretação realista da teoria quântica, e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Multiculturalismo, juventude e formação do professor: potenciais para uma discussão sobre a diferença.William de Goes Ribeiro - 2010 - Conjectura: Filosofia E Educação 15 (1):79-92.
    O presente artigo discute possibilidades de articulação da dimensão multicultural na perspectiva do professor e da juventude, analisando implicações para o ensino na escola. Utilizei como fonte o Banco de Teses do site da Capes. O objetivo foi pensar como a epistemologia multicultural pode contribuir à identidade juvenil de maneira positiva. O eixo principal da interrogação está na dualidade diferença/ igualdade na luta contra preconceitos e estereótipos. A pesquisa indica limites e potenciais nas mudanças curriculares numa perspectiva multicultural crítica. (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  19
    Os critérios de cientificidade na pesquisa-ação.Fernando Xavier Silva & Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi - 2022 - Filosofia E Educação 14 (1):362-386.
    A justificativa para um trabalho de análise epistemológica das pesquisas-ações deve-se ao caráter desse método de pesquisa, ciência emergente que possui base dupla, uma ancorada no senso comum e a outra na justificação pela comunidade cientifica. O objetivo da pesquisa é estudar um conjunto específico de pesquisas selecionadas, identificando e analisando suas apropriações ou ressignificações e indicar as tendências e as potencialidades que se apresentam à área de educação frente a esse tipo de pesquisa. Os resultados da análise dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  20
    A ruptura da epistemologia histórica francesa com o neokantismo: Bachelard e Canguilhem.Caio Souto - 2022 - Trans/Form/Ação 45 (1):69-86.
    Resumo: Assim como o neokantismo, a fenomenologia e a filosofia analítica, também a epistemologia histórica francesa teve sua emergência no contexto da crise das ciências, na virada para o século XX. Por seus desdobramentos particulares, as obras de Gaston Bachelard e de Georges Canguilhem romperam, cada uma a seu modo, respectivamente com o neokantismo representado por Brunschvicg e por Alain. Neste artigo, propõe-se retirar algumas consequências epistemológicas, éticas e políticas dessas duas rupturas, analisando brevemente as particularidades de cada um (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  31.  42
    The Syntax of Violence. Between Hegel and Marx.Vittorio Morfino - 2009 - Historical Materialism 17 (3):81-100.
    The Marxian Thesis about the role of violence in History, as it is enunciated in The Capital, is investigated through an analysis of the Hegelian character of its syntax, and the way Engels develops it; a non-teleological interpretation of the thesis is then defended, one that understands that violence presents a plurality of forms, a pervasive character and a heavy materiality.Trata-se de investigar a tese marxiana acerca do papel da violência na história, tal como enunciada em O Capital, analisando (...)
    Direct download (6 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  32.  20
    Circulação de saberes entre instituições: um caminho para decolonização da didática da Matemática.Domingos Arcanjo Antonio Nhampinga & Luiz Marcio Santos Farias - 2021 - Odeere 6 (2):167-201.
    O presente artigo insere-se no quadro da Didática da Matemática, alicerçando na Teoria Antropológica do didático, uma teoria que tem o objeto de saber como seu foco, analisando-o a nível epistemológico e institucional e tem entre os seus elementos primitivos de analise, a abordagem ecologia, praxeológica e a noção de relação ao objeto. É sobre a relação ao objeto que o artigo concentra a sua discussão, a nível teórico, objetivando mostrar como a DM pode contribuir para um debate sobre (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  33.  64
    É dizível o inconsciente?Zeljko Loparic - 1999 - Natureza Humana 1 (2):323-385.
    O artigo começa dando uma visão panorâmica do processo pelo qual se passou, na modernidade, da libertação da palavra à industrialização da palavra, esboçando algumas reações a esse desenvolvimento, em particular a de Heidegger. Prossegue pelo exame detalhado da regra de verbalização do inconsciente, sobre a qual repousa a clínica freudiana, mostrando os limites teóricos e clínicos desse tipo de comunicação entre o analista e o analisando. Passa, em seguida, ao estudo da comunicação não-verbal, característica da clínica winnicottiana dos (...)
    No categories
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  34.  3
    Ética, Moral e Direito: Os Fundamentos da Ação Humana e o Bem Comum Como Garantia Do Florescimento Humano.Guilherme Dorneles da Silva - 2023 - Thaumàzein - Rivista di Filosofia 16 (32):1-24.
    O trabalho que se segue tem como objetivo principal abordar o conceito de bem comum de John Finnis, apresentando-o como um requisito prático-razoável e uma garantia material para a realização do florescimento humano. A fim de alcançar tal propósito, é necessário percorrer o caminho epistemológico que o autor traçou, analisando alguns dos seus conceitos fundamentais, para então chegar na sua noção de bem comum como uma comunidade política perfeita. Desse modo, inicia-se a pesquisa estudando o processo de entendimento dos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Inteligência Artificial, Big Data e Crédito Social em Boot et al.: Uma Discussão Ética à luz de Feenberg e Jonas.Arthur Calloni Alves & Breytner Maciel Nascimento - 2022 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 21 (1).
    A construção de modelos artificiais capazes de tomar decisões geralmente é contrastada à fraca estrutura de comportamento ético capaz de compreender o uso de inteligência artificial para a escolha moral. Neste artigo, discutimos o papel da ética de Hans Jonas e da filosofia crítica de Andrew Feenberg na determinação de princípios para uma ética destes modelos, indo na direção oposta às pesquisas e publicações recentes na área. Analisando o caso específico trazido em Boot et al., à luz de ambos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. As Duas Respostas de Kant ao Problema de Hume.Eduardo Salles O. Barra - 2002 - Princípios 9 (11):145-178.
    o objetivo deste artigo é , em primeiro lugar, reconstruir o chamado "problema de Hume", analisando-o como dois problemas distintos (causalidade e inducao), embora intimamente relacionados -a contar, sobretudo, pela propria tentativa humeana de soluciona-los mediante uma concepcao unitaria de necessidade. Em segundo lugar, o objetivo é analisar a resposta de Kant a Hume, compreendendo-a, do mesmo modo, como duas respostas distintas: a primeira (causalidade) contida na "Segunda Analogia da Experiencia" da Critica da Razao Pura e a segunda (induçáo), (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. Sobre Quem Não Pode Falar.Hilan Bensusan - 2006 - Ethic@ 13 (1):191-203.
    Neste texto eu exploro alguns aspectos de um não-conformismo com respeitoà cognição. Começo analisando a inserção dos pensamentos em um ambientede subjetividades e a natureza pronominal do pensamento––é sempre alguémque pensa. Considero algumas relações políticas entre vozes e como elasatuam sobre os empreendimentos cognitivos; neste contexto menciono algumasformas de silenciamento sistemático de vozes. Termino recomendando umaforma de polifonia cognitiva.In this paper I explore some aspects of a cognitive nonconformism. I startout taking on board how thought is always embedded in (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  17
    Contingência e complexidade infinita: o problema da prova sortuda.Edgar Da Rocha Marques - 2014 - Dois Pontos 11 (2).
    Apresento e desenvolvo neste artigo o problema da prova sortuda, analisando duas soluções para ele presentes na literatura. A primeira delas consistira em alegar que mostrar que o predicado está contido no sujeito não basta como demonstração da verdade de uma proposição, sendo preciso que se prove ainda que a noção relativa ao sujeito é logicamente consistente. A segunda repousaria em uma hierarquização modal, por assim dizer, dos pre- dicados integrantes de uma noção individual. Após exibir as razões que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  7
    O problema da origem da negatividade: uma confrontação crítica de Heidegger com Hegel.Taciane Alves da Silva - 2022 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 5 (1).
    É notória a centralidade apresentada pelo fenômeno do nada no itinerário de pensamento de Martin Heidegger, na medida em que se afigura como fio condutor privilegiado para a compreensão de parte significativa de seu percurso filosófico. Não por acaso, a tese de que a origem ontológica do conceito de negatividade repousa no fenômeno do nada constitui um dos tópicos fundamentais de sua Auseinandersetzung com Hegel, orientada principalmente pelo intuito de superar a tradição metafísica em sua totalidade. O propósito desse artigo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  8
    Psicologia profunda e a realidade da consciência em Bergson.Matheus Vitorino da Silva - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    A partir da crítica dos fundamentos da psicologia científica e da inteligência, Bergson investiga a possibilidade de uma perspectiva renovada sobre a consciência humana, culminando na concepção de uma consciência em duração. Na contramão das tendências positivistas da época de sua produção intelectual, o filósofo propõe uma apreensão direta da experiência subjetiva, a partir de um método introspectivo, afastando qualquer tipo de inteligibilidade fundada na racionalidade prática. Iniciando pela problematização da linguagem, pretendemos acompanhar o movimento de constituição do método bergsoniano, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  20
    Théâtre, philosophie et résistance : La premiere piece de Sartre.Luiza Helena Hilgert - 2019 - Kriterion: Journal of Philosophy 60 (142):187-202.
    RESUME Jean-Paul Sartre débute comme dramaturge durant la Seconde Guerre mondiale alors qu'il est prisonnier de guerre en Allemagne, dans un camp de 25.000 détenus. Durant sa captivité, le philosophe écrit une pièce de théâtre réunissant des victimes et leurs bourreaux, des juifs, des prisonniers et des allemands. Bariona est la toute première pièce de Sartre et elle restera une référence pour le théâtre de situations que l'auteur ne cessera de réaliser pendant toute sa vie. Traditionnellement la pensée sartrienne est (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  18
    Hermeneutics and critical theory: enlightenment as political.Dick Howard - 1994 - Trans/Form/Ação 17:51-61.
    This paper analyses Gadamer's hermeneutics and the critical theory of Horkheimer and Marcuse. It tries to show that, if modern society is conceived as political, then it is possible to elaborate a theory of modernity where hermeneutics and critical theory, instead of opposing, complement each other.O presente artigo, analisando a hermenêutica de Gadamer e a teoria crítica de Horkheimer e Marcuse, procura mostrar que, se se concebe a sociedade moderna do ponto de vista do político, é possível elaborar uma (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  20
    Contingência e complexidade infinita: o problema da prova sortuda.Edgar da Rocha Marques - 2014 - Doispontos 11 (2).
    Apresento e desenvolvo neste artigo o problema da prova sortuda, analisando duas soluções para ele presentes na literatura. A primeira delas consistira em alegar que mostrar que o predicado está contido no sujeito não basta como demonstração da verdade de uma proposição, sendo preciso que se prove ainda que a noção relativa ao sujeito é logicamente consistente. A segunda repousaria em uma hierarquização modal, por assim dizer, dos pre- dicados integrantes de uma noção individual. Após exibir as razões que (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  7
    A relação entre o progresso das artes e ciências e a corrupção da virtude no Primeiro Discurso de Rousseau.Clóvis Brondani - 2023 - Controvérsia 19 (3):25-39.
    O presente texto tem como objetivo central analisar a relação entre progresso das artes e ciências e a corrupção da virtude no Discurso sobre as Ciências e Artes de Rousseau. Para tanto, buscamos estabelecer o sentido do conceito de virtude na obra, que retoma a tradição republicana. Por fim, analisando as respostas de Rousseau às críticas da obra, buscamos argumentar que o filósofo não pretende eliminar as artes e ciências da sociedade moderna.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45. É Dizível O Inconsciente?Zeljko Loparic - 1999 - Human Nature 1 (2):323-385.
    O artigo começa dando uma visão panorâmica do processo pelo qual se passou, na modernidade, da libertação da palavra à industrialização da palavra, esboçando algumas reações a esse desenvolvimento, em particular a de Heidegger. Prossegue pelo exame detalhado da regra de verbalização do inconsciente, sobre a qual repousa a clínica freudiana, mostrando os limites teóricos e clínicos desse tipo de comunicação entre o analista e o analisando. Passa, em seguida, ao estudo da comunicação não-verbal, característica da clínica winnicottiana dos (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  46.  12
    Gênese e estrutura do Fio da Meada: Um panorama da obra de Paulo Arantes.Pedro Rocha de Oliveira - 2022 - Dissertatio 53:101-143.
    No presente texto procuramos apresentar um panorama da obra de Paulo Arantes analisando os pontos de contato entre sete de suas principais obras: Ressentimento da dialética, Sentimento de dialética, O fio da meada, Zero à esquerda, Extinção, O novo tempo do mundo e Um departamento francês de ultramar. Procurando ressaltar a preocupação fundamental que alinhava a diversidade temática dessas obras, nos esforçamos em reconstruir a argumentação de Arantes, em especial na medida que lida com o problema dos limites da (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  16
    Metafísica e Moralidade: Os fundamentos da ação segundo a Morale par provision de René Descartes.Ezequiel Barros Barbosa de Jesus - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:235-263.
    O presente artigo objetiva analisar a existência de uma possível contradição entre a _morale par provision_ e o sistema filosófico cartesiano. Para tanto, primeiro analisaremos a imbricação entre a teoria metafísica e a teoria moral de Descartes, buscando situar o local da _morale_ em seu edifício filosófico. Neste primeiro momento, também tentaremos engendrar o problema aqui proposto, configurado a partir da pergunta: ao aderir ao uso da opinião em sua _morale_, Descartes não abriria margem para um possível paradoxo entre o (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  13
    Comunitarismo: uma abordagem teórica e um estudo de caso.Keberson Bresolin & Vitor Elias Sanches - 2022 - Conjectura: Filosofia E Educação 27:022035.
    Neste artigo, buscamos um entendimento mais aprofundado do _Comunitarismo_. Para tanto, dividimos o artigo em quatro partes. Na primeira, nos debruçamos sobre o pensamento comunitarista, traçando suas raízes históricas, seus principais argumentos, suas críticas ao liberalismo e, também, suas fragilidades. Na segunda parte, voltamos nosso olhar para a realidade próxima e, assim, analisando casos específicos das comunidades pomeranas na zona sul do Rio Grande do Sul e seus dilemas, buscamos abordá-los sob a ótica comunitarista e ver de qual modo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  7
    Regra secundária de reconhecimento.Gianfranco Andréa, José Francisco & Wagner Gundim - 2023 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 68 (1):e41716.
    O positivismo jurídico é predominantemente ensinado e aplicado há décadas por profissionais da área jurídica brasileira, geralmente com referência à construção teórica de Hans Kelsen (1881-1973), deixando à margem muitos outros estudos que oferecem importantes formulações e conceitos para a compreensão do Direito contemporâneo. Este artigo se junta a algumas poucas pesquisas sobre outros referenciais teóricos acerca do positivismo jurídico, analisando a regra de reconhecimento no pensamento teórico de Herbert Hart (1907-1992), apresentando-a como incremento e superação da teoria imperativista (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  9
    Dançar sobre o abismo: corpo e movimento na filosofia nietzschiana.Solange Aparecida de Campos Costa - 2023 - Hybris, Revista de Filosofí­A 13 (2):45-62.
    A dança ocupa na filosofia nietzschiana um lugar de destaque, principalmente porque envolve a música e o corpo, elementos-chave para o pensador alemão. Esse artigo investiga como o filósofo aborda essa temática em alguns aforismos de suas obras, em especial, analisando “O canto da dança” e “O outro canto da dança” de Assim Falou Zaratustra.. O texto apresenta o seguinte percurso: aborda de modo geral a relação entre filosofia e dança; apresenta a concepção de dança no texto A alma (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 133