Metafísica e Moralidade: Os fundamentos da ação segundo a Morale par provision de René Descartes

Cadernos Espinosanos 47:235-263 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O presente artigo objetiva analisar a existência de uma possível contradição entre a _morale par provision_ e o sistema filosófico cartesiano. Para tanto, primeiro analisaremos a imbricação entre a teoria metafísica e a teoria moral de Descartes, buscando situar o local da _morale_ em seu edifício filosófico. Neste primeiro momento, também tentaremos engendrar o problema aqui proposto, configurado a partir da pergunta: ao aderir ao uso da opinião em sua _morale_, Descartes não abriria margem para um possível paradoxo entre o desenvolvimento de seu sistema de Filosofia e a sua _morale par provision?_ Depois, apresentaremos o conteúdo da _morale, _analisando separadamente cada uma das três máximas que a compõem. Isto feito, buscaremos evidenciar a natureza racional da moral cartesiana_. _Ao fim do trabalho, pretendemos dissipar o aparente paradoxo ao defender a tese de que o conteúdo das três máximas da _morale par provision_ (moderação, resolução e felicidade) conferem a ela uma natureza racional, o que torna justificado o uso de opiniões, que, mesmo sem possuir um valor de clareza, distinção e evidência, ainda assim são úteis para o desenvolvimento da investigação filosófica, o que coloca a _morale_ na condição de ser um fator imprescindível ao desenvolvimento da filosofia cartesiana.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,197

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Was Descartes a naturalist?Lígia Fraga Silveira - 1989 - Trans/Form/Ação 12:57-70.
Lettres de Mr Descartes.René Descartes & Claude Clerselier - 1657 - Chez Charles Angot ... À la Ville de Leyden.
Lettres de Mr Descartes.René Descartes, Claude Clerselier & Charles Angot - 1657 - Chez Charles Angot, Rüe S. Iacques, au Lion D'Or.
Natureza humana e fundamento da ação moral em Kant.Adamo Perrucci - 2016 - Revista de Filosofia Moderna E Contemporânea 4 (2):67-78.
Descartes savant.Gaston Milhaud - 1921 - New York: Garland.
Descartes.Denys Cochin - 1913 - Paris,: F. Alcan.

Analytics

Added to PP
2023-01-05

Downloads
16 (#910,507)

6 months
11 (#243,798)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references