Results for 'Sujeição'

29 found
Order:
  1.  13
    Sujeição e dominação: políticas de desejo no capitalismo.José Jefferson da Costa Ferreira - 2023 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 22 (1).
    Há uma questão que paira na história das sociedades e que tem reverberado nos escritos de diversos autores. O problema que se coloca é por que indivíduos se submetem a determinadas situações, por que se sujeitam. O problema da sujeição chamou a atenção de La Boétie quando indagou por que “tantos homens suportam às vezes um tirano só”. Essa problemática repercutiu em Marx, Engels e Althusser que pensaram a sujeição pela ideologia (um “poder estranho”). A noção pós-marxista ampliou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  16
    Sujeição, subjetivação E migração: Reconfigurações da governamentalidade biopolítica.Cesar Candiotto - 2020 - Kriterion: Journal of Philosophy 61 (146):319-338.
    RESUMO O artigo estuda, em um primeiro momento, os processos de sujeição e subjetivação nos trabalhos de Michel Foucault e sua relação com a dupla dimensão, moral e material, da governamentalidade. Se em sua dimensão moral a produção de sujeições tem como contraponto os processos éticos de subjetivação, já em sua dimensão material predomina o governo biopolítico do meio vital no qual populações são reguladas e sujeitadas em detrimento das possibilidades de subjetivação. A ênfase do governo biopolítico é especialmente (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  8
    Sujeição e Resistência.Felipe Gonçalves Silva, Graziella Alcântara Mazzei & Milena Martin Bravo - 2024 - Dissertatio 58:176-197.
    Este artigo reconstrói as objeções dirigidas por Amy Allen ao modelo de sujeição contido nopensamento de Judith Butler. Em suas obras The Power of the Feminist Theory (1999) e The Politics ofOur Selves (2008), Allen atribui fragilidades políticas ao modelo de Butler em função do destinoinevitavelmente subordinante vinculado aos processos de sujeição. Apesar de suas críticas, entretanto,questionamos a capacidade de Allen superar por completo as consequências negativas vinculadas àtese da “subordinação necessária”, o que poderia comprometer seu próprio modelo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  17
    Relações Especiais de Sujeição e Direitos Fundamentais: A Liberdade de Expressão Dos Agentes Públicos Militares.Carlos Pinna de Assis Junior & Lucas Gonçalves da Silva - 2017 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 3 (1):82.
    O estudo analisa a compatibilidade das relações especiais de sujeição com os direitos fundamentais, examinando, em especial, o alcance da restrição à liberdade de expressão dos agentes públicos militares prevista no artigo 166 do Código Penal Militar. Defender-se-á que tal limitação justifica-se apenas quando efetivamente prevalentes interesses institucionais ou públicos, reforçando, assim, o sistema hierárquico e disciplinar com vistas à salvaguarda da própria sociedade. Para tanto, invoca-se a necessidade de utilização das técnicas da proporcionalidade e ponderação na análise casuística. (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  72
    Ética e poder. A sujeição política, novo dilema ético.Castor Mari Martín Bartolomé Ruiz - 2008 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 53 (2):35-50.
    A ética é uma prática que coimplica subjetividade e da alteridade. Nas atuais sociedades de controle se procura fabricar subjetividades destemperadas numa ética do descuido de si. As éticas do cuidado de si visavam ajudar a constituir sujeitos livres pela prática ética da virtude. Os novos dispositivos de controle atualizaram o poder da ética como prática em que o sujeito pode dirimir seu estilo de vida entre a sujeição ou a liberdade. As éticas do cuidado de si desconsideraram a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  5
    Ausência e sujeição ao presente: a propósito da ontologia destes tempos em Michel Foucault.Francisco Vítor Macêdo Pereira - 2021 - Griot : Revista de Filosofia 21 (1):1-20.
    The irrecusable consolidation of an expansion-consumption-tolerance regime rectifies every symbolic manifestation of the present in a common life. The symptoms of today's civilization of consumption, in subjectivities and in their bodies, sum up the composition of suitable orders - of individual and collective relations - under the signs of economic development, legal guarantees, vulgar erotomania, and banal liberalities; who have magnetized themselves, minions, at all levels of experience and culture in the present time. The present signs and codes of a (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  83
    Racionalidade e vulnerabilidade: elementos para a redefinição da sujeição moral.Sônia T. Felipe - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):184-195.
    A filosofia moral tradicional estabelece o critério da posse da razão como exigência para a definição da pertinência ou não de um sujeito à comunidade moral humana, e, pois, a ser considerado digno de respeito ético e justiça. Contrariando a tradição moral, Kenneth E. Goodpaster, Tom Regan e Paul W. Taylor redefinem a constituição da comunidade moral e o alcance da justiça, estabelecendo a perspectiva dos que são afetados pelas ações morais, não a dos sujeitos morais agentes, como a referência (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  14
    O republicanismo neorromano na concepção de liberdade de J. S. Mill.Gilmar Santos - 2023 - Filosofia Unisinos 24 (3):1-15.
    John Stuart Mill é considerado um dos grandes representantes da tradição liberal. Não obstante tal consideração possuir plausibilidade, é possível afirmar que a filosofia prática de Mill guarda relação de similitude com outra tradição do pensamento político ocidental: o republicanismo. Este artigo objetiva apresentar um aspecto que aproxima as propostas de Mill das teorias republicanistas, mais precisamente, das propostas da chamada teoria neorromana de republicanismo. Para apresentar o aspecto supramencionado, este artigo recorre a uma obra de Mill que não é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9. O que é opressão?Gustavo Hessmann Dalaqua - 2020 - In Janaina Abreu & Paulo Roberto Padilha (eds.), Aprenda a dizer a sua palavra. São Paulo: Instituto Paulo Freire. pp. 81-88.
    Trata-se de elaborar um conceito de opressão mediante engajamento crítico com a filosofia de Paulo Freire e explorar quatro aspectos da opressão: 1) hierarquização social; 2) injustiça epistêmica; 3) injustiça estética; 4) sujeição a um poder arbitrário.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10. Metamorfoses simbiopoiéticas em Paul B. Preciado. De sujeitos a simbiontes políticos.Bryan Axt - 2023 - Resistances. Journal of the Philosophy of History 4 (7):e230108.
    Este artigo investiga as diferentes concepções de “Sujeito” de acordo com o corpus teórico do filósofo Paul B. Preciado. As categorias analisadas são: os processos subjetivos e técnicos de sujeição social e servidão maquínica na era farmacopornográfica; o sujeito Playboy e petrosexorracial; a Multidão, seus múltiplos devires e as micropolíticas de resistência à opressão; a metamorfose dos sujeitos em agentes revolucionários e os simbiontes políticos, postulados por Preciado em seu mais recente livro publicado, Dysphoria mundi. Como Preciado articula todas (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  6
    Corpos Em Fluxo e Gestão da Vida Conectada: Notas Sobre a Constituição de Si a Partir Das Práticas de Uso de Telefones Celulares.Claudia Dipolitto de Oliveira Scire - 2016 - Astrolabio: Nueva Época 16:33-60.
    Este trabalho tem como objetivo principal chamar a atenção para algumas questões que se inauguram a partir de uma reflexão sobre as práticas de uso de objetos extremamente presentes na vida social atual a saber, os telefones celulares. O intuito é descrever e analisar alguns dos fenômenos imbricados nas novas possibilidades de se conceber e interpretar práticas e relações sociais e, ao mesmo tempo, trazer à tona reflexões sobre os sujeitos que se constroem em meio a este processo enquanto sujeitos (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    A filosofia espinosana para além do corpo-máquina: o paralelismo em questão.Ericka Marie Itokazu - 2006 - Cadernos Espinosanos 15:111.
    Pretendemos analisar alguns trechos da ètica para buscar compreender uma célebre indagação espinosana: o que pode um corpo? Tradicionalmente, é a mente que governa o corpo. Tudo o que surge como criação ou inovação segue-se de uma ação da mente sobre o corpo. Não sendo este mais do que o lugar das relações necessárias, mecânicas ou, ainda pior, o lugar dos pecados, a liberdade não viria senão da sujeição do corpo pela mente. Esta não seria ativa senão na medida (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  13.  45
    Hume e a trivial diferença.João Paulo Monteiro - 2001 - Discurso 32:31-48.
    A desigualdade da condição feminina tem como ponto central na análise de Hume a diferença nas atitudes da sociedade perante o dever de castidade. Esta é explicada – pela incerteza da paternidade e suas consequências -, mas nem por isso justificada. Hume aponta também outras desigualdades derivadas de privilégios masculinos injustificáveis. Como no caso das linhagem de nobreza e sobretudo no caso dos fenômenos de sujeição das mulheres pelos homens, que compara aos fenômenos históricos de opressão étnica.
    Direct download (8 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  6
    (Des)fazendo-nos e (re)fazendo-nos.Luiz Fernando de Oliveira - 2022 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 67 (1):e41610.
    O presente texto constitui-se como resenha do livro Foucault: pensador transversátil, de Laerthe de Moraes Abreu Junior. A obra reúne ensaios sobre diversos temas e conceitos presentes no pensamento foucaultiano, desde os mais conhecidos, como humanismo, ética, violência, sujeição e poder, até aqueles sobre os quais os estudiosos costumam se debruçar com menor frequência, caso dos escritos do filósofo francês sobre as artes plásticas, o cinema, a literatura e a música. O tratamento dado a esses temas revela como por (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  29
    Francisco Suárez acerca do consentimento e da obrigação política.Daniel Schwartz - 2018 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 63 (1):376-401.
    Os intérpretes discordam quanto a origem que Francisco Suárez atribui a obrigação e a sujeição política. De acordo com alguns, Suárez, como outros contratualistas, acredita que é o consentimento dos indivíduos que causa a obrigação política; outros, porém, afirmam que para Suárez a obrigação política não deriva do consentimento dos indivíduos. Em respaldo a esta tese eles invocam a opinião de Suárez de que o poder político emana da cidade por meio de “decorrência natural.” Eu argumento que a análise (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  27
    Evangélicos e conservadorismo – afinidades eletivas: as novas configurações da democracia no Brasil.Paulo Gracino de Souza Junior & Carlos Henrique Pereira de Souza - forthcoming - Horizonte:1188.
    Neste artigo partimos da hipótese de que a afinidade que atrai evangélicos e conservadorismo está muito mais ligada às condições discursivas que engendram os sujeitos e suas subjetividades, do que as características intrínsecas à teologia cristã ou, especificamente, evangélica pentecostal. Com isso não queremos dizer que conformações teológicas específicas não ensejaram discursos religiosos regressivos, que a maioria de nós classificaria como conservador. Assim, chamamos a atenção, tanto para o caráter relacional, posicional das identidades evangélicas, que engendram o discurso conservador, quanto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  25
    A liberdade republicana em algernon Sidney.Alberto Ribeiro G. De Barros - 2016 - Kriterion: Journal of Philosophy 57 (135):601-618.
    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar a concepção de liberdade encontrada em "Discourses concerning government" de Algernon Sidney. Mantendo a perspectiva republicana, a liberdade é definida pela ausência de dominação, ou seja, pela não submissão, sujeição ou exposição à vontade arbitrária de outra pessoa; e assumindo a perspectiva jusnaturalista, a liberdade é considerada um direito natural, inerente à condição humana, que deve ser preservado e assegurado pela autoridade política. Pretende-se discutir como Sidney articula essas duas perspectivas em sua (...)
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  18.  12
    O eu que se narra: as literaturas de si e a construção do sujeito.Jessica Antunes Ferrara - 2019 - Revista Philia Filosofia, Literatura e Arte 1 (1):80-98.
    O objetivo deste estudo é apresentar as literaturas de si enquanto formas de apreensão dos procedimentos que regulam o desenvolvimento do sujeito. Parte-se do pressuposto de que a própria narrativa de si emerge de um poder linguístico anterior que a condiciona, mas que simultaneamente a faz recriar-se. A ideia principal a ser exposta é a de que ao me narrar, me construo, ainda que dentro de normas sociais pré-estabelecidas. É justamente ao me narrar que me crio e me constituo enquanto (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  6
    Sujeito Laborans: Uma Narrativa Sobre a Identificação Do Sujeito da Psicanálise Confrontado Pelo Trabalho.Bruno Costa Alvares & Kamayra Gomes Mendes - 2021 - Revista Brasileira de Filosofia do Direito 7 (1):172.
    A pesquisa pretende fazer uma narrativa, à luz da teoria de Jacques-Alain Miller, sobre o sujeito em dialética com as formas jurídicas do trabalho. Considerando a dinâmica social transpassada pela mercantilização, buscou-se uma elucidação sobre a formação e relação do sujeito com a linguagem e o ’Outro’, não concebida no entendimento do sujeito de direito tradicional. Como resultado, notou-se que a desconsideração da subjetivação do trabalhador é uma lacuna no mundo jurídico, que viabiliza sua reiterada sujeição e descaracteriza a (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  6
    Olhares, Vozes, Corpos e Ensinos de Filosofias.Flávio de Carvalho - 2020 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 34:190-201.
    Este artigo oferece uma discussão sobre Ensino de Filosofia, adotando a compreensão da diferença e da diversidade como elementos constitutivos do fazer Filosofia e do ensinar Filosofia. O ponto de partida que adoto são questões sobre a docência e a formação de professores, e apresento sua vinculação com questões epistêmicas, pedagógicas, políticas e éticas. Por meio da apresentação das relações entre sujeito, saber, discurso, poder e sujeição poderemos pensar a vida dinâmica e tensa no exercício de filosofar e de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  3
    A distinção entre vontade própria e desprendimento em Mestre Eckhart.Saulo Matias Dourado - 2012 - Griot : Revista de Filosofia 6 (2):63-72.
    Neste artigo, traremos a distinção entre vontade própria e liberdade, para designar como a relação do homem não é a de domínio com as coisas, tampouco de si mesmo, e sim um desprendimento que une a alma com a dimensão plena e livre de Deus em si mesmo. As noções de sujeição e obediência se mostram aí em sentido ontológico, nas quais o homem mantém uma ligação de dependência no ser com o transbordamento de tal dimensão maior. Ao se (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22. Disciplina, controle e as novas servidões e sujeições do capitalismo.Vladimir Moreira Lima Ribeiro - 2013 - Revista Inquietude 4 (1):144-161.
    Este trabalho tem o intuito de discutir a relação entre capitalismo e subjetividade na atualidade. Assim, a proposta é realizar um percurso marcado por dois grandes momentos do capitalismo observando a relação retroalimentar que este teceu com os processos de subjetivação. De início, caberia explorar as análises de Michel Foucault no que diz respeito ao momento de consolidação do capitalismo, isto é, sua necessidade de se constituir como uma “sociedade disciplinar” e de funcionar hegemonicamente a partir de uma nova tecnologia (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  15
    Foucault E a questão da expansão metodológica.Leonardo Lima Ribeiro & Janaina de Souza Monteiro - 2014 - Synesis 6 (1):149-176.
    O presente trabalho tem o objetivo de compreender como o pensador francês Michel Foucault expande argumentativamente sua prática metodológica, à medida que acresce uns aos outros, e ao passo em que os descobre, métodos para pesquisas históricas. Tencionando alcançar tal intento, efetua-se estudo acerca: do modo como seus métodos se estruturam no bojo; dos objetos de estudo para os quais esses métodos se voltam ; das conclusões a que chega o autor em suas pesquisas históricas, sob a mediação dos métodos (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  11
    Falar Dos Outros, Saber Dos Outros.María José Guzmán - 2016 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 25:172-191.
    O artigo apresenta a questão do saber na contemporaneidade segundo três autores: Clastres, Foucault e Rancière. Desde perspectivas bem diferentes, mas assumindo o compromisso de pensar o político de maneira radical e evitando o modelo do poder centralizado, todos eles discutem o estatuto do saber, sua construção e sua transmissão e obrigam a repensar diferentes aspectos dessa problemática: a alteridade, a diferença, a produção dos outros através do saber, a necessidade política da explicação, etc.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  4
    O sujeito disciplinar: uma análise das Regras para a Direção do Espírito.Beatriz Laporta & Érico Andrade - 2022 - Cadernos Espinosanos 46:49-81.
    Tomando a obra Regras para a Direção do Espírito de Descartes, buscamos entender no presente artigo como a noção de disciplinaridade, desenvolvida a partir da questão de orientação do espírito na busca de conhecimentos certos, pode ser interpretada como fundante do projeto de modernidade calcado na autonomia do sujeito de disciplinar o próprio corpo. Assim, desenvolvemos a possível interpretação de sujeição política através da reflexão sobre a sujeição de todas as faculdades do espírito ao entendimento a partir do (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  18
    Dispositivos de disciplinamento e controle na formação de professores / Disciplinary and control devices in teacher training.Robson Carlos Loureiro & Luciana de Lima - 2020 - Conjectura: Filosofia E Educação 25:020008.
    A formação docente pode ser analisada sob várias perspectivas. Neste artigo procura-se enfocar a formação docente como um instrumento político de manipulação e de controle das racionalidades e subjetividades dos sujeitos em formação. Procura-se entender essa dominação sobre seus alunos. Trata-se de um exercício estratégico de biopoder exercido por uma governamentalidade dominante. Este papel das formações parece ser um dos principais elementos motivadores das licenciaturas e das formações continuadas de docentes no Brasil. A mobilização das racionalidades e subjetividades esperada pela (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  34
    Adorno's dialectical perspective and the controversy with Habermas.Wolfgang Leo Maar - 2002 - Trans/Form/Ação 25 (1):87-105.
    On the basis of the concepts of culture industry and semiformation, this paper presents Adorno's dialectical perspective as it uncovers the objective determinations of the social realm, following the Marxist investigation of the social objectivity of the social forms of production. In this dialectic, the universal - as social submission or reification- is immanent and objectively present, which does not occur in Habermas' intersubjective and non-dialectical construction.A partir dos conceitos de indústria cultural e semiformação, procura-se apresentar a perspectiva dialética de (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  63
    A perspectiva dialética em Adorno e a controvérsia com Habermas.Wolfgang Leo Maar - 2002 - Trans/Form/Ação 25 (1):87-105.
    A partir dos conceitos de indústria cultural e semiformação, procura-se apresentar a perspectiva dialética de Adorno ao decifrar as determinações objetivas do social, acompanhando o prisma marxiano de investigação da objetividade social das formas sociais da produção. Nesta dialética o universal – como sujeição social ou reificação – é imanente e presente objetivamente, o que não ocorre na construção intersubjetiva e não dialética de Habermas.
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  29.  6
    A situação e os mitos da mulher a partir de Simone de Beauvoir.Gabriela Do Espírito Santo Marchiori - 2020 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 18 (2).
    Em sua obra O segundo sexo “fatos e mitos”, Simone de Beauvoir se propõe uma genealogia do ser mulher considerando a questão do que fez da mulher o “outro”. Isto porque, em sua análise existencial, a filósofa percebe a situação da mulher como a do inessencial e inautêntico. A mulher estranha a si mesma pois se constitui como o outro do homem. E, por sua vez, vista pelo olhar masculino, a mulher é o misterioso de duas faces, é tudo aquilo (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark