Fragmentação espacial e mobilidade urbana: um estudo sobre Montes Claros/MG

Ágora – Revista de História e Geografia 24 (2):96-117 (2022)
  Copy   BIBTEX

Abstract

No Brasil, a vida nas cidades, o habitar e as diversas formas de se relacionar e de produzir o espaço entre os citadinos vêm adquirindo novas configurações nas últimas décadas. A partir disso, a cidade na contemporaneidade apresenta-se como um importante elemento analítico pela dinâmica histórica, econômica, política, cultural e espacial que lhe é inerente. Como efeito dos processos espaciais, novas paisagens, formas, estruturas e conteúdos eclodem no tecido urbano, transformando e impactando a vida social em suas diversas escalas. Partindo disso, este artigo analisa o processo de fragmentação espacial na cidade de Montes Claros/MG sob a perspectiva da mobilidade urbana. Para essa finalidade, realizou-se o levantamento, e, posterior análise das recentes obras de mobilidade realizadas pelo poder público na cidade após o ano de 2018, com registro iconográfico. Todavia, esta ação do poder público deve ser compreendida de forma ampla e crítica, pois, evidenciou-se, a partir de aspectos da mobilidade urbana, características gerais de fragmentação espacial nesta cidade média. Tal processo se materializa, entre outros condicionantes, pela segmentação do tecido urbano, em razão, especialmente, dos usos sociais distintos do espaço. A metodologia adotada foi quali-quantitativa, com análise teórica, pesquisa documental e pesquisa de campo.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,197

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

O que se aprende com a mobilidade de smartphones?Sandro Bortolazzo - 2019 - Ágora – Revista de História e Geografia 21 (2):4-13.
Ensino de filosofia, formação e interdisciplinaridade.Cícero Oliveira - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):193-203.
Luis Montes, el Doctor Mengele socialdemócrata. [REVIEW]José Rodríguez Pardo - 2008 - El Catoblepas: Revista Crítica Del Presente.

Analytics

Added to PP
2023-07-09

Downloads
10 (#1,198,034)

6 months
5 (#647,370)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references