De Volta À Fenomenologia Do Espírito: O Materialismo Dialético Como Etapa Necessária da Consciência Infeliz

Revista Dialectus (forthcoming)
  Copy   BIBTEX

Abstract

Sob o ponto de vista hegeliano, a alienação da consciência é de natureza espiritual, pois expõe a sua incapacidade de compreender a si mesma como fundamento ontológico da realidade. De maneira oposta à visão idealista, para o materialismo dialético, o estranhamento da consciência é originado pela práxis material. Em termos filosóficos, a perspectiva idealista é de natureza especulativa, e se fundamenta na concepção do Espírito Absoluto como causa sui. Por outro lado, os fundamentos conceituais do materialismo dialético não podem apelar ao princípio da causa sui para se justificar logicamente, e por esse motivo recaem em um círculo vicioso, pois os fatos materiais que justificam a teoria materialista são materialistas em si mesmos. O presente artigo analisa a dialética entre senhor e escravo para defender a hipótese de que a própria teoria materialista representa um momento no processo histórico em que a consciência realiza a experiência fenomenológica de si mesma.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,227

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

Corpo e consciência.João Paulo Monteiro - 2003 - Discurso 33:89-104.
Gênese Do "espírito Ético" Na Filosofia Do Espírito De Jena.Erick de Lima - 2007 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 10:79-102.
Apontamentos sobre a noção de consciência na fenomenologia de Husserl.Marco Aurélio Werle - 2019 - Aoristo - International Journal of Phenomenology, Hermeneutics and Metaphysics 2 (2):105-118.

Analytics

Added to PP
2023-11-21

Downloads
5 (#1,544,164)

6 months
4 (#797,974)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references