O Prólogo da Fenomenologia Do Espírito de Hegel Como Propedêutica da Filosofia

Revista Dialectus (forthcoming)
  Copy   BIBTEX

Abstract

O Prólogo da Fenomenologia do Espírito é um texto relevante e emblemático do sistema hegeliano. O Prólogo enquadra o pensamento filosófico de Hegel e constitui um trabalho propedêutico para a filosofia e para a ciência, pois enfatiza o início do saber. O enfoque da Fenomenologia do Espírito é “o saber em devir” ou “o espírito que aparece”. Como o título designa, é uma fenomenologia do espírito como experiência da consciência, uma preparação científica ou exercício propedêutico. O Prólogo é um texto sistemático, porque concebe uma introdução e exposição do sistema da ciência de Hegel. Considerando estes aspectos e as repercussões sobre muitos outros pensadores, como Marx ou Schopenhauer, segue-se uma estratégia teórica e conceptual de interepretação e discussão do texto de Hegel tendo como objectivos i) demonstrar a relevância do Prólogo para a compreensão do sistema hegeliano e suas extensas influências, quer na filosofia alemã quer na filosofia moderna; ii) reconhecer a perenidade das teses apresentadas por Hegel no Prólogo, associando o seu carácter consistente e abrangente, próprio de um sistema filosófico relevante.

Links

PhilArchive



    Upload a copy of this work     Papers currently archived: 92,197

External links

Setup an account with your affiliations in order to access resources via your University's proxy server

Through your library

Similar books and articles

La emancipación del Prólogo en la "Fenomenología del espíritu".Oscar Parcero Oubiña - 2016 - Anales Del Seminario de Historia de la Filosofía 33 (2):561-582.
Gênese Do "espírito Ético" Na Filosofia Do Espírito De Jena.Erick de Lima - 2007 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 10:79-102.
A Fenomenologia do Espírito como romance de formação.Bento Itamar Borges - 2010 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 55 (3):158-177.

Analytics

Added to PP
2023-11-21

Downloads
9 (#1,258,077)

6 months
9 (#315,924)

Historical graph of downloads
How can I increase my downloads?

Citations of this work

No citations found.

Add more citations

References found in this work

No references found.

Add more references